Como curar as feridas emocionais?

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje em dia uma das formas mais terríveis de sofrimento é o que gera feridas emocionais. Isto porque dores na alma são muito mais difíceis de cicatrizar e parecem doer muito mais do que uma ferida física. Quem nunca passou por um estado depressivo, por problemas de rejeição e desprezo, ou até em alguns casos, com uma revolta que machuca até os que estão a nossa volta?

Jesus nos ensina a curar as feridas emocionais através do Evangelho, por isso: leia este texto e pratique-o em sua vida, só assim comprovarás o que estou dizendo!

Você realmente quer ser curado das feridas emocionais?

Parece uma pergunta tola, mas não é. Você sabe qual foi a primeira pergunta que Jesus fez a um homem que estava doente fazia 38 anos? Leia comigo em João 5.5 e 6:

E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

Para confirmar ainda mais o que estou dizendo, leia Marcos 10: 47 ao 51; veja:

E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

No último exemplo, estava evidente que o cego queria voltar a ver, mas ainda assim Jesus pergunta a ele “Que queres que te faça?”. No primeiro exemplo, do ponto de vista humano, não havia a necessidade de Jesus perguntar ao doente se ele queria ser curado, mas mesmo assim ele pergunta. Isto nos ensina uma coisa: Existem pessoas que se viciam na doença e não querem ser curadas!

Existem pessoas que não estão feridas emocionalmente, mas se viciaram em estar feridas, em estar deprimidas, se viciaram em reclamar e não agir, se viciaram em falar e não fazer, se viciaram na doença!

Por isso você realmente está disposto a tomar o seu leito e andar? Está disposto a sair do lugar? Está disposto a fazer o que deve ser feito? Muitas vezes o que mais tememos fazer é o que mais precisamos fazer!

Esqueça o Diabo!

De uma vez por todas, ESQUEÇA O DIABO! A ferida é sua, a doença é sua, o problema é seu! Não foi o Diabo, foi você! Não transfira a responsabilidade para ninguém, pois quem transfere responsabilidades não quer ser curado, só quer melhorar.

Faça a sua parte!

curar feridas emocionaisAo ressuscitar uma garota, Jesus disse aos pais dela: “Dêem a ela de comer”. Ora, o mesmo Jesus que ressuscita, diz que a garota precisa comer. Isto significa que ele te dará uma vida ressuscitada, mas você precisa se dar de comer sempre!

Se você não sabe como se dar de comer, veja a “receita” de uma bela comida que você poderá fazer ainda hoje:

…repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne.
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
Isaías 58:7-11

A receita para o alimento é ajudar o próximo! Você cicatrizará as suas feridas emocionais esquecendo um pouco de você e se doando para o próximo. A maioria das nossas depressões, pânicos e medos são curados quando passamos a ajudar o próximo, a dar de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede e cobrir quem está com frio. Só assim a nossa vida voltará a ter sentido e seremos curados!

Essas são as dicas retiradas do Evangelho para você curar as suas feridas emocionais. Percebam que em nenhum momento eu disse que você precisa de oração, de jejum, de campanhas, de correntes ou de “doar” algum dinheiro para o site, pois se assim fizesse estaria somente sendo mais um “espertinho” nesse mundo religioso. As correntes e campanhas não curam ninguém, pois a receita de Jesus é simples:

Levanta-te, toma o teu leito e anda!

14 Comentários


  1. A cura é sempre interna; nunca externa. E isso só vem com autoconhecimento e da consciência da Presença Divina dentro de você.

    Grande abraço,
    Chefferson Amaro

    Responder
    1. TÂNIA FERREIRA

      Concordo com vc. O problema é que eu não encontro forças para sair de onde estou, só quero dormir. Já fui forte, hoje me sinto fraca e sem esperança de nada, sem perspectiva e com a fé fraca.

      Responder

      1. Tânia eu entendo como você se sente, entretanto se você esperar a vontade chegar você ficará para sempre nessa situação. Veja, observe a sua manhã, quando o despertador toca, você sente vontade de levantar? Não! Mas ainda assim você se levanta e depois de um tempo já nem se lembra mais que esteve deitada. Na vida também precisamos levantar mesmo sem vontade, andar quando queremos deitar… A sua mente está condicionada a essa situação, por isso a dificuldade. Mas você precisa sair da sua cabeça. Esse é o nosso problema: o mundo acontece do lado de fora da nossa cabeça, nem tudo que você pensa é real, entendeu!? Só se levante, assim como faz todas as manhãs, se ponha de pé para a vida. Arrume um emprego, se valorize, cuide de sua casa e pare de se martirizar.

        Desejo melhoras… Até Mais!

        Responder



  2. Edson Barbosa

    As curas emocionais acontecem quando eu decido não abrigar mais estes sentimentos dentro de mim,assim como o perdão é uma decisão e não um sentimento eu decido e abro meu coração para o senhor me curar as feridas emocionais.

    Responder

  3. Luiz fico maravilhada com cada texto e como jesus nos ama e atravez de vc como ele nos toca …ajudar o proximo nos fazem esquecer nossos problemas e nos fazem ver que muitas vezes nossos problemas nao é tao grande como pensavamos…fica na paz meu irmão!

    Responder
  4. moises

    muito bom e verdade e um bom uma receita maravilhosa pra alma
    que DEUS em CRISTO JESUS de abençoe cada vez mais

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *