Certamente, Hamartiologia é uma das principais doutrinas cristãs e está presente no curso de Bacharel de Teologia como uma das matérias mais interessantes a ser estudada.

Hamartiologia significa: hamartia= pecado + lógos= estudo. Portanto temos o Estudo do Pecado, suas origens e consequências.

É uma matéria importante pois visa nos mostrar a nossa incapacidade em relação a Deus, ou seja, revelará a Graça.

A definição de pecado

Vamos portanto buscar definições para o pecado dentro do velho e do novo testamento.

A definição de pecado no Velho testamento

Na Hamartiologia podemos dizer que o conceito de pecado, dentro do velho testamento, revela na verdade uma separação de Deus e de seus preceitos:

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”
Isaías 59:02

A definição de pecado no Novo Testamento

Já no Novo Testamento o pecado é revelado como aquilo que fazemos do lado de dentro, do lado de fora e até aquilo que deixamos de fazer, ou seja, não é só algo que eu possa fazer com as minhas mãos, mas até o que eu penso ou o que eu não faço podem ser considerado pecado diante de Deus.

Na Hamartiologia qual a relação do cristão com o pecado?

Hamartiologia

Paulo diz que todos pecaram e todos igualmente. Sem distinção, sem gradação, sem hierarquia, sem quantificação, sem nota e sem grau, todos nós pecamos e carecemos igualmente da graça de Deus. Em outras palavras, isso mostra que eu peco porque sou pecador e não ao contrário. Veja:

“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).”
Efésios 2:2-5

Sabendo disso o cristão não está isento do pecado, mas está ciente da existência de um advogado como nos é dito:

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” 1 João 2:1

Apesar de termos um advogado, não devemos permanecer no pecado, veja:

“Mas quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Certamente deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”
Efésios 4:22-26

Podemos dizer que esta é a introdução a Hamartiologia, o estudo do pecado e suas consequências.

Se você se interessou pela matéria, sugiro que conheça o curso Livre Bacharel em Teologia e aprenda mais sobre essa e outras matérias da Teologia! Clique aqui e acesse!

Até Já!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *