Se Jesus é o Caminho, como ficam as outras culturas que nunca souberam dele?

Se Jesus é o Caminho, como ficam as outras culturas que nunca souberam dele?

Essa sempre foi uma pergunta que tive desde a adolescência. Principalmente depois de começar a ler alguns livros e estudar mais sobre a história humana.

Uma pessoa que nasceu em um país fechado e nunca teve nem acesso a uma bíblia, por exemplo, não sabe quem é Jesus e nunca ouviu falar sobre ele. Essa pessoa não teve culpa de nascer onde nasceu, mas mesmo assim ela será condenada? Vejamos mais sobre esse tema aparentemente complexo, mas que é bem simples.

Se Jesus é o Caminho, como ficam as outras culturas que nunca souberam dele?

A partir do momento que comecei a entender o Evangelho essa dúvida rapidamente desapareceu. Ganhei a consciência de que Deus é Deus para além das fronteiras da religião!

Deus não está condicionado a uma regra ou a uma ideia, Deus é Deus e muitas vezes o fato de condicionarmos Deus a nossa cabeça, diminui Deus. Deus é Deus para além da minha cabeça e isso basta!

Deus não é Deus de evangélicos somente, Deus é Deus de gente, veja:

Jesus era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. João 1:9

Quando cremos que Jesus é a luz que vindo ao mundo, ilumina todo homem, saímos da nossa “gaiola existencial” e passamos a ver Jesus não como alguém que morreu pelo meus pecados, mas como alguém que morreu pelos pecados da humanidade (das pessoas que vieram antes dele, dos seus conterrâneos e dois que vieram depois dele!). Pois ele é o “cordeiro imolado desde a fundação do mundo”!

Toda criação de Deus é graça! Seja o ateu ou o pastor, todos estão debaixo da mesma graça. Entretanto cada um será julgado conforme a sua consciência, veja:

Aquele servo, que soube a vontade do seu senhor, e não se preparou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
aquele, porém, que não a soube, e fez coisas que mereciam castigos, será punido com poucos açoites. De todo aquele a quem muito é dado, muito será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido.
Lucas 12:47,48

Quem teve o privilégio de conhecer e aprender sobre Jesus, não receberá o mesmo julgamento do que aquele que nunca o conheceu.

Para complementar leia: Como será o Juízo Final? 

Jesus é o caminho e eu e você sabemos disso, cabe a nós vivermos de modo digno do Evangelho de Cristo, agora não tente enquadrar as pessoas que não tiveram essa oportunidade na mesma situação que você e eu.

Para finalizar, sugiro que leia:

Até já!

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Saudações cristãs a todos.
    Alguém já ouviu falar de que Jesus só voltaria quando todo o mundo tivesse ouvido falar dele?
    Pois é quando leio uma parábola escatológica de Jesus que diz assim:

    1 – Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
    2 – O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
    3 – E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
    4 – Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
    5 – Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
    6 – E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
    7 – E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
    8 – Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
    9 – Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
    10 – E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.
    11 – E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
    12 – E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
    13 – Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
    14 – Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
    Mateus 22:1-14.

    Podemos perceber, que é exatamente o que acontece hoje, os Missionários enviados (os servos no v.3), a pregar o evangelho no mundo todo (os convidados no v.3), sendo esses Missionários ultrajados e mortos no Oriente Médio (v.6), a guerra civil na Síria e possíveis pontos do Oriente Médio (O Rei destruindo os homicidas no v.7), ateus, católicos, umbandistas ou pessoas de qualquer religião aceitando Jesus (tanto maus quanto bons no v.10), e por último uma pessoa que não estava espiritualmente santificada (sem as vestes nupciais v.11 e 12).

    Portanto, meu amigo Luiz Henrique, acredito que o nosso Salvador só retornará quando todos, sem exceção tiverem a oportunidade de ouvir falar dEle,

    Você já viu esse vídeo com link abaixo do evangelho sendo pregado na China?
    https://www.youtube.com/watch?v=k7oxPZ69kcY.

    Por isso temos também que ser como esses Missionários, cumprindo o Ide de Jesus em Mateus 28:19-20. para que o nosso Senhor e Salvador arrebate o maior número de almas possíveis.

    Jorge

    • Olá irmão Jorge, graça e paz!

      “Portanto, meu amigo Luiz Henrique, acredito que o nosso Salvador só retornará quando todos, sem exceção tiverem a oportunidade de ouvir falar dEle”. E quanto as pessoas que já morreram ao longo da história sem ouvirem falar dele? Não seria errado pensar que nos dias de hoje Jesus retornará somente quando todos ouvirem a palavra, sendo que ao longo da história bilhões já se foram (ou seja, Jesus voltou para eles), sem conhecerem o Jesus histórico?

  2. Saudações cristãs a todos.
    Meu amigo Luiz Henrique, errado será em querer limitar a salvação pela graça convertida na cruz do calvário por Jesus a apenas a todos que vieram depois dEle, e mesmo sem ter conhecido Ele.
    Contudo o que não podemos negar que desde a queda do homem lá no jardim do edem, a base da salvação sempre foi a morte de Cristo, o Apóstolo Paulo assim completa.
    Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Romanos 5:18.
    O Apóstolo Paulo generaliza toda a humanidade quando inclui no texto o adverbio de intensidade “Todos”, (…….veio o juízo sobre todos…………veio a graça sobre todos……).
    Isto significa dizer duas coisas, mesmo nascendo sem conhecer o pecado, nascemos pecadores pela herança do pecado original, e por isso veio a salvação através da graça (Jesus) a toda a humanidade, e assim o Apóstolo Paulo confirma.
    Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Romanos 8:3.
    Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
    Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
    Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
    1 Coríntios 15:21-23.
    Contudo ouso dizer que a morte de Cristo pagou a pena por pecados do passado, cometidos pelos “santos” do Velho Testamento e também de pecados futuros, dos “santos” do Novo Testamento. Isto porque a condição para a salvação sempre foi a fé. O alvo da fé de alguém para a salvação sempre foi Deus. Escreveu o salmista: “…bem-aventurados todos aqueles que nele confiam” (Salmos 2:12). Gênesis 15:6 nos diz que Abraão creu em Deus e que isto foi suficiente para Deus imputar-lhe isto por justiça (veja também Romanos 4:3-8). O sistema sacrificial do Velho Testamento não tirava o pecado, como claramente ensina Hebreus 9:1-10; 10:4, mas apontava para o dia em que o Filho de Deus verteria Seu sangue pela pecaminosa raça humana.
    E por isso mais uma vez o Apóstolo Paulo entre em cena.
    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8.
    O que mudou através das gerações foi o conteúdo da fé do crente. A exigência de Deus sobre o alvo da fé se baseia na quantidade de revelação que Ele deu, até determinado momento, à humanidade. A isto se chama revelação progressiva. Adão cria na promessa dada por Deus em Gênesis 3:15, que a Semente da mulher conquistaria Satanás. Adão Nele creu, demonstrado pelo nome que deu a Eva (v.20) e o Senhor indicou Sua aceitação imediatamente, cobrindo-os com túnicas de peles (v.21). Naquele momento, era tudo que Adão sabia, mas nisto ele creu.

    Abraão creu em Deus de acordo com as promessas e novas revelações a ele dadas por Deus em Gênesis 12 e 15. Antes de Moisés, nenhuma Escritura existia, mas a humanidade foi responsável pelo que Deus tinha revelado. Através do Velho Testamento, os crentes eram salvos porque criam que Deus iria, um dia, tomar conta deste problema, o pecado. Hoje, olhando para trás, cremos que Ele já tomou conta de nossos pecados no Calvário (João 3:16; Hebreus 9:28).
    E quanto aos crentes nos dias de Cristo, antes da cruz e ressurreição, criam em quê? Será que entendiam por completo a morte de Cristo na cruz por seus pecados? Mais tarde em seu ministério, “… começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia” (Mateus 16:21). Qual foi a reação de Seus discípulos a esta mensagem? “E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.” (Mateus 16:22). Pedro e os outros discípulos não sabiam toda a verdade, mas mesmo assim foram salvos, pois creram que Deus tomaria conta do problema de seus pecados. Não sabiam exatamente como Ele conseguiria isto, não mais que Adão, Abraão, Moisés ou Davi, mas creram em Deus.
    Ou seja, a condição para a salvação sempre foi a fé em Deus, e não a condição de conhecer Jesus, visto que seus discípulos O conheceram pessoalmente, porém demorou um tempo para crer nos seus ensinamentos. E isto está confirmado naquilo que Jesus disse:
    Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29.
    Hoje, temos mais revelações do que tinham as pessoas que viveram antes da ressurreição de Cristo, pois nós sabemos por completo. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” (Hebreus 1:1-2). Nossa salvação ainda é baseada na morte de Cristo, nossa fé ainda é condição para salvação, e o alvo de nossa fé ainda é Deus. Hoje, para nós, o conteúdo de nossa fé é que Cristo morreu por nossos pecados, que Ele foi sepultado, e que Ele se levantou no terceiro dia (I Coríntios 15:3-4).
    Por isso, reafirmo em dizer que o nosso Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, faz questão que todos nesse mundo, sem exceção ouçam falar da Sua Graça, pelo menos conhecer, que a nós foi dada imerecidamente, por fazer questão de salvar a todos, pela Sua revelação que a nós, por Ele já foi dada,e não voltará enquanto alguém, que esteja no seu juízo perfeito, ouçam falar de Jesus.
    E quanto as criancinhas, que morreram ou que ainda estão vivas, já sei que você vai me perguntar. Essas já estão salvas, porque a palavra de Deus assim diz:
    Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14.
    No dia de sua volta.
    Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
    Mateus 24:19.
    Serão arrebatadas.

    • Saudações Jorge!

      “Meu amigo Luiz Henrique, errado será em querer limitar a salvação pela graça convertida na cruz do calvário por Jesus a apenas a todos que vieram depois dEle, e mesmo sem ter conhecido Ele.” Mas eu não disse isso Jorge.

      O que eu disse foi que não podemos condicionar a volta de Jesus as pessoas resolverem falar do Evangelho, pois assim estaríamos limitando a Deus. Se a volta de Jesus depender de qualquer um de nós levantar e levar o Evangelho, nos limitaríamos a Deus.

      No mais concordo com você, tanto na revelação progressiva quanto na salvação pela graça.

      Fica na paz irmão Jorge!

      Até mais!

      • A paz amigo Luiz,
        “O que eu disse foi que não podemos condicionar a volta de Jesus as pessoas resolverem falar do Evangelho pois assim estaríamos limitando a Deus” (palavras suas).
        Mas eu também não quis dizer isso, se me expressei mal, me perdoe, apenas queria dizer que é pura e expressa vontade do Senhor que a volta Dele só ocorrerá quando todos ouvirem falar Dele, isto é vontade de Deus, e não está condicionado a vontade dos evangelistas e pregadores, mas sim a vontade Dele própria. e isto se confirma nas palavras do nosso próprio Salvador.
        “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6”.
        Porque se assim não fosse vontade de Deus, então para quê Jesus verteu seu sangue na cruz do calvário?
        Tais palavras não ficaram esquecidas e nem reservadas aos judeus daquela época. Ora para que toda a raça humana posso ir até Jesus terá que pelo menos ouvir falar dele, não é isso que o Apóstolo Paulo diz;
        “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17”
        Deus é justo, e certamente quer fazer um julgamento de toda raça humana com justiça.
        A palavra e a vontade de Deus se cumpre a cada dia, e não está condicionada a vontade dos evangelistas e nem dos homens, mas sim de Deus, e esta vontade se confirma ainda mais quando Jesus, ouvindo alguns dos fariseus que quiseram calar Seus discípulos, Ele retrucou:
        “E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos.
        E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.” Lucas 19:39,40.
        Hoje, vejo tudo isto se confirmar, quando tentam calar os Missionários pelo mundo a fora, e alguns céticos e cientistas quererem descredibilizar a bíblia, ai eles acham em sítios arqueológicos tudo que o bíblia já havia registrado como história. Já encontraram esqueletos humanos carbonizados em um sítio arqueológico perto de Tal-El Hamar, próximo ao mar morto, acreditando-se ser a antiga cidade Sodoma e Gomorra. Encontraram também no Iraque, pedras em escrita cuneiforme, com nomes de Nabucodonozor e Evil Merodoque, reis da Babilônia.

        A vontade de Deus se cumpre, querendo ou não os homens, e por isso amigo Luiz Henrique, possa ser que a volta de Jesus esteja próxima, porque o cristianismo já está espalhado pelo mundo inteiro.

        A paz.
        Jorge

        • Olá Jorge!

          Compreendo… Mas ainda não acho que dizer que a volta de Jesus se dará somente quando todos ouvirem falar dele seja correto. Milhões de pessoas morrem por dia sem nunca terem ouvido falar de Jesus, ou seja, Jesus volta pra elas certo? Se assim fosse ninguém morreria sem antes saber de Jesus e como sabemos não é isso que acontece.

          Fica na Paz Irmão Jorge!

  3. O Evangelho de Cristo é o Evangelho de Deus. “… ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou João 14:24”.
    O evangelho de Deus é o evangelho das obras da criação. “Os céus proclamam (evangelizam) a glória de Deus e o firmamento anuncia (pregam) a obra das suas mãos” Salmos 19:1.
    Assim ninguém passará pela desculpa de não terem conhecido a proclamação da existência de Deus.
    Romanos 1: 19-21:
    19 Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso.
    20 Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.
    21 Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.

    • Saudações cristãs a todos.
      É isso mesmo David, como Deus é justo, então eu acredito que as milhões de pessoas que morreram depois de Jesus, pelos menos cinquenta porcento delas certamente ouviram falar Dele, os outros cinquenta porcento, certamente Deus tem se revelado através da natureza, arqueologia, etc, como já falei no post meu anterior, no entanto, em nossos dias, o Cristianismo está bem difundido, sendo por diversas doutrinas, erradas ou não, não cabe a mim julgar, mas ouvem pelo menos falar de Cristo.
      O Apóstolo Paulo, quando pregava no Areópago em Atenas, falando sobre o altar ao Deus desconhecido, disse em Atos 17:23 e 30

      Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. Atos 17:23

      Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
      Atos 17:30.

      Olha as pedras clamando e o Apóstolo Paulo pregando.
      Portanto, amigo Luiz, não creio que as milhões de pessoas que morrem hoje em dia, não tenha ouvido falar de Jesus, mesmo sendo em livros, pedras, evangelistas, de alguma forma Jesus foi conhecido a elas.

      Na verdade, o problema mundial não é exatamente que as pessoas não tenham ouvido falar de Jesus, mas é o contrário, é que elas rejeitam ouvir falar de Deus, e por isso não quer nem ouvir falar da graça da salvação em Jesus.
      Deuteronômio 4:29 proclama: “Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.”
      Romanos 3:11 diz assim;
      “Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.”
      É tolo debater a justiça de Deus em enviar alguém ao inferno por nunca ter tido a oportunidade de ouvir o Evangelho de Cristo. Sei que isso é doloroso mas as pessoas são responsáveis perante Deus pelo que Ele a elas já revelou, conforme disse o David, A Bíblia diz que as pessoas rejeitam este conhecimento, e por isso Deus é justo em condená-las ao inferno. Por isso Deus, sendo justo, faz questão de que todos ouçam falar de Jesus.
      Outro conceito que devemos analisar é, está na pergunta inicial do post, “Se Jesus é o caminho, como ficam as outras culturas que nunca ouviram falar Dele”,
      Será que estas pessoas que já morreram ou não, que nunca ouviram falar do Jesus histórico, foram salvas?
      Se tomarmos por base que aqueles que nunca ouviram o Evangelho serão agraciados com a misericórdia de Deus, vamos cair em um imenso problema. Se as pessoas que nunca ouviram o Evangelho forem salvas… devemos então nos certificar que ninguém ouça o Evangelho. A pior coisa que poderíamos então fazer seria compartilhar do Evangelho e a pessoa rejeitá-lo. Se isto acontecesse, a pessoa seria condenada. As pessoas que não ouviram o Evangelho devem ser condenadas, ou do contrário, não há motivo para o evangelismo. Por que correr o risco de que pessoas possivelmente rejeitem o Evangelho e se condenem, quando anteriormente já eram salvas porque nunca tinham ouvido o Evangelho?

      A paz.
      Jorge.

      • Em pesquisa recente realizada pela organização cristã Joshua Project (uma organização que se dedica a identificar e mapear os grupos étnicos que mais precisam de atenção das agências missionárias), informou que no mundo globalizado de hoje 3,1 bilhões de pessoas ainda não ouviram falar de Jesus. Levando em conta que o planeta possui cerca de 7 bilhões de pessoas, podemos dizer q cerca de 42,3% da população mundial nunca ouviu falar de Jesus.
        Na verdade isso é uma vergonha para nós que dizemos ser cristãos e amamos a Jesus. Não se assuste com a minha frase, mas podemos dizer que os celulares são mais famosos que Jesus (visto que 6 bilhões de pessoas possuem pelo menos um aparelho celular no mundo).
        Enfim, se foram salvos ou não eu não posso afirmar, mas que milhões de pessoas se despedem desse planeta sem nunca terem conhecido a Jesus, infelizmente essa é uma verdade matemática que não podemos negar.

        Fica na paz Jorge!

      • Sugiro a leitura do livro “fator Melquisedeque”, lá o escritor ensina que no caso do individuo ignorante das informações conceituais de Deus, o criador, não lhe pesará para a sua salvação por causa disso.
        Transgressões ou pecados ocorrem com indivíduos sem informações e com indivíduos com informações, ambos não podem ser desculpáveis. O que pesa é o fator da deliberação pessoal de cada indivíduo e que o Homem tem a natureza voltada para o criador, naturalmente.

  4. Como você bem disse no texto, Deus é Deus para além das fronteiras da religião, em outras palavras, ele não precisa de nenhuma “agência marketeira” para se fazer conhecido. A religião até nos impede de conhecer o verdadeiro Deus. O Deus que ela prega é um Deus engessado, raivoso e cheio de ódio. Pela religião ninguém conhece a Deus verdadeira mente.