Quando um parente ou conhecido falece, é uma dor muito grande para a família. Mesmo nós que sabemos que iremos reencontrar aqueles que se foram, sentimos muito a partida de alguém querido. Hoje vamos ver se visitar o túmulo de entes queridos é errado.

Esta questão tem gerado um pouco de polêmica no meio evangélico a algum tempo e como estamos nos aproximando do feriado de finados, vamos esclarecer esta dúvida a você.

A prática de visitar o túmulo de entes queridos.

A prática se tornou oficial a partir do século XI, quando os papas Silvestre II e Leão IX, convocaram o povo para dedicar um dia por ano aos mortos. Este dia passou a ser considerado em 2 de novembro.

Desde então todo o dia 2 de novembro é considerado “Dia dos Finados” ou “Dia dos fiéis defuntos”. Apesar de ser tradicionalmente uma prática católica, muito ainda se debate, como já disse, se devemos ou não visitar o túmulo de entes queridos.

É certo ou não visitar o túmulo de entes queridos?

Visitar o túmulo para fazer orações aos mortos não é bíblico e quem quer que diga ser está completamente errado.

Temos muitos exemplos bíblicos de que essa é uma prática absolutamente imprópria. Vejamos por exemplo Hebreus 9:27 que nos diz: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.”. Ou seja, não podemos fazer nada em relação aos que já morreram.

Além disso, fazer visitas com a intenção de agradecer, fazer pedidos e promessas também está errado.

Ora, só existe um Deus e sabemos que ele não está morto, sendo assim, qualquer oração, pedido e agradecimento deve ser feita a ele e não aos mortos.

Vejamos o que está escrito em 1 Timóteo 2:5,6: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”

Sendo assim, a visita aos túmulos de entes queridos é permitido para reflexão ou conservação do local onde nosso parente ou amigo foi sepultado.

Cuidar, limpar e conservar o local em que nosso ente querido foi sepultado é algo absolutamente normal e não precisa ser feito somente no dia 2 de novembro, pode ser feito sempre que se desejar.

Até Já!

Uma mensagem para você que perdeu alguém, clique aqui e leia atentamente

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Saudações cristãs a todos. Sinceramente já enterrei tanto parente e nunca me apeguei a isso, apesar de não achar errado, com uma condição, é claro, com intuito de lembrar apenas de alguém que você tanto amou. E não apego a visitar os túmulos dos meus entes queridos que se foram, pelo motivo de lembrar deles em um momento o outro sem precisar ir a túmulo, pois lá só fará me lembrar o dia em que meu parente morreu.
    Quanto a orar ou pedir intercessão para o os mortos, isso também concordo que está errado, e se você quer seguir a Cristo, veja o que Ele disse para alguém que pretendia seguí-lo, porém queria primeiro sepultar seus parentes.
    Mateus 8: 22. Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos. – Bíblia JFA Offline.

    Graça e paz.
    Jorge.

    • Perdi meu pai e minha mãe. Sempre que sinto vontade de visitar o túmulo, vou. Não é RELIGIÃO que vai ditar se devo ir ou não. Se vou orar ou matar a saudade das pessoas que mais amo, é um desejo meu e não está errado, por que não estou agredindo ninguém, e sim orando a Deus. Agora, se fosse fazer algo errado, minha própria consciência me diria.

      • Oi Lucilene, está claro que não quer seguir a nenhuma religião, ou melhor, que quer fazer da sua consciência seu deus. Neste caso, sugiro que não intente suas ideias ateias no povo que pretende seguir as sagradas escrituras (bíblia sagrada), pois esta é uma das maneiras satanás opera, confundindo o povo com sutilezas. Se não estiver disposta a seguir ao que diz a bíblia sagrada, melhor que leia e discuta ideias em grupos outros no facebook, instagram, twitter e outros, onde será muito bem vinda, tenho certeza. Forte abraço.

  2. A Paz do Senhor. O tema foi muito bom e esclarecedor, quanto a visita para a limpeza e manutenção, ou mesmo a lembrança e gratidão da memória e o legado deixado pelos entes queridos, eu não vejo por mal. Quando temos Deus no coração, e sabemos que ele é o único e suficiente Salvador, ele nos dá sabedoria e discernimento sobre tais situações.

  3. Obrigada pelo esclarecimento acerca desse assunto .
    Perdi o meu Pai há 7 meses e não tem sido fácil lidar com essa perda, justamente hoje tenciono ir visitar a campa, não para fazer orações ou pedidos pois a bíblia diz que nada sabem aqueles que descem a sepultura, simplesmente bateu aquela saudade e queria ir pra lá e ver como está a campa, mas não queria ir com o peso de consciência ou mesmo pensando que estivesse pecando contra o Senhor, é por isso que vim dar uma olhadinha para saber o que a Bíblia diz sobre o crente visitar o túmulo daqueles que já se foram.
    Muito obrigada pelo esclarecimento.
    Deus abençoe 🙌🏾

  4. Boa tarde. Minha opinião e a seguinte
    Se é uma data oficializada pela igreja católica então todo fiel católico pode visitar, fazer orações fazer pedidos enfim faz parte do crédito de quem oficializou
    Não se trata do quê está escrito ou não
    A igreja católica usa a biblia como livro sagrado mas o chefe da igreja é quem determina como se deve usar. Um abraço.