Quem já não teve vontade de recomeçar a vida? Acredito que todos nós já sentimos essa “não satisfação” em relação a vida que levamos. Hoje quero falar com você acerca de algumas lições que Jesus nos ensina para recomeçarmos a vida.

Existem diversas razões que podem nos levar a querer a recomeçar a vida: o fim de um relacionamento, uma falência ou até mesmo a percepção de que até agora não saímos do lugar.

Essas e outras razões podem nos levar a ideia de tentar um recomeço, por isso nos acompanhe nessa viagem que deverá mostrar a você: 4 passos simples para recomeçar a vida!

Passo 1: Transforme o seu passado em algo útil!

“Não importa o que o passado fez de mim. Importa é o que farei com o que o passado fez de mim.” Jean-Paul Sartre

A frase do filosofo francês define bem o que preciso que você entenda. Não se trata de esquecer o passado, mas sim de fazer algo útil com ele.

Recomeçar a vidaJesus fez isso com Pedro, por exemplo. Ao perguntar se Pedro o amava, Jesus estava transformando o passado desastroso em uma motivação para um futuro brilhante. Jesus nos dá todos os dias oportunidades para transformarmos o nosso passado em algo útil.

Quando passamos a agradecer pelo que doeu, passamos a ser verdadeiros discípulos de Jesus. Não se trata de gostar de sofrer, mas se trata de tirar proveito do que doeu e transformar isso em lições para o futuro.

Você quer recomeçar a vida e isso é louvável, mas se não aprender com os erros, você sempre ira cair na mesma armadilha.

Portanto faça um exercício prático agora: Pegue uma folha de caderno ou crie uma planilha com duas colunas. Na primeira coluna você irá se escrever tudo que já te gerou dor na vida, enquanto que na segunda coluna você irá escrever uma lição que você aprendeu com essa dor.

Faça isso e com certeza você aprenderá que tudo que nos magoa, também ensina!

Passo 2: Creia no Deus que constrói mundos!

“No princípio criou Deus o céu e a terra.” Gênesis 1:1

Assim que você aprender que os erros e decepções do passado nos servem de lição, você precisa aprender a confiar no cuidado de Deus.

Eu poderia citar dezenas ou até centenas de versículos que nos compravam o cuidado de Deus, mas nenhum deles se aproximaria da objetividade do primeiro versículo da Bíblia.

Olhe a sua volta: a natureza, a sabedoria, olhe para essa tela e veja nela a Graça de Deus! O mundo é perfeito, a vida na terra, o espaço, tudo muito bem feito para ter vindo do “acaso”, não é mesmo?

Então saiba que existe alguém por trás desse sistema, e se esse alguém teve o cuidado e a sabedoria de fazer coisas tão interessantes e brilhantes assim, imagine o que ele pode fazer por você?

Recomeçar a vidaVocê precisa crer no Deus que criou todas as coisas! O nosso problema é que nós domesticamos a Deus, criamos um Deus a “nossa imagem e semelhança” como disse Nietzsche, e nos limitamos a crer que esse é o nosso Deus. Mas não é assim! Deus é grande!

A vida e as circunstâncias nos fizeram crer que Deus está mudo, surdo e sem nenhuma capacidade de agir, mas creia: isso é mentira! O que precisamos entender é que Deus não é a vida e se ele está além da vida, pode nos mostrar o melhor caminho para a nossa vida.

Quando aprendermos a crer no Deus que constrói mundos, veremos como ele pode pegar o nosso nada, o nosso bagaço e transformar isso em algo brilhante, em algo que fará nós dizermos: “puxa, por essa nem eu esperava!”.

Olhe a vida humana e veja que isto foi criado do nada, do vazio, e passe a crer que assim como Deus criou tudo isso do nada, ele pode muito bem recriar o nosso mundo interior!

Passo 3: Tenha paciência consigo mesmo.

“Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.” John Quincy Adams.

O sexto presidente americano estava certo quando disse a frase acima. Se você tiver paciência e perseverança você poderá fazer coisas que nunca imaginou.

Para recomeçar a vida, você vai precisar acreditar que cada dia é uma nova oportunidade para refazer o que deu errado.

Todas as manhãs Jesus te dá uma nova oportunidade de fazer tudo de novo. Creia no Deus que constrói mundos, mas saiba que isso não acontece de uma hora para outra. O mundo levou sete dias para ser criado, ou seja, o Deus que poderia ter feito tudo instantaneamente prefere fazer tudo em processos. Logo se nada na vida acontece de uma hora para outra, acredite e tenha paciência consigo mesmo.

Passo 4: Bons pensamentos geram boas atitudes!

“Quando alguém pensa muito e de maneira prudente, não só o seu rosto mas também o seu corpo adquirem um ar prudente.” Friedrich Nietzsche

Quando tomamos a decisão de que precisamos recomeçar a vida, devemos saber que nós nos tornamos o que pensamos. A citação de Nietzsche nos serve de exemplo: você é o que você pensa!

A vida é você quem faz, e quem faz você são os seus pensamentos. Jesus disse isso, veja:

“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso.”
Mateus 6:22,23

Ao nos dizer que os olhos são a candeia, ou seja, a lâmpada do nosso corpo, Jesus está querendo dizer que não são as situações que me afetam mas sim a forma como eu olho para as situações.

Jesus está te fazendo um convite para olhar a vida com outros olhos e assim resplandecer a luz em seu corpo. Isso tem muito a ver com o primeiro passo: transformar o seu passado em algo útil. Quando mudamos o nosso olhar, mudamos também a forma como respondemos as situações da vida.

Por isso para recomeçar a vida você precisa aprender que os seus pensamentos moldam você. Logo pense em coisas boas, porque bons pensamentos geram boas atitudes.

Conclusão

A vida pode ser muito mais do que nascer, estudar, trabalhar e morrer… a vida é o que você faz dela! Transforme a sua vida e os seus talentos em algo útil e assim você aprenderá que será curado quando começar a ajudar os outros a se curarem, você será abençoado quando começar a ser uma benção na vida dos outros e será um discípulo de Jesus quando aprender a ser grato a ele pelo que você ainda não entende, mas sabe que é para o seu bem!

“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.”
Apocalipse 21:5

Até Já!

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Deus é maravilhoso, começo a entender coisas que mudarão meu futuro. Preciso de uma transformação interior por completo.

  2. Gustei de ler sobre o recomeço e confesso que com a ajuda de Deus recomecei minha vida a partir dos meus 57 anos. Encarei toda adversidade reconstruindo nova família e sempre trabalhando, refiz minha história e continuo a buscar novos horizontes hoje com 66 e 10 anos de perda de minha primeiro esposa, casei-me e ainda busco outros alvos para viver bem sem me importar com a idade e os desafios para viver e continuar amando minha família e a comunicação com meus amigos. Tudo isso seria impossível sem Deus e seus conselhos bíblicos. Até mais.

    • Que bom Lauro! A idade também é só uma questão de “mudança de mente”. Se você não tivesse esse tipo de pensamento, não conseguiria reconstruir a vida. Por isso tudo passa pela mudança da mente e por consequência a mudança de comportamento.

      Até Mais!

  3. Eu já estou recomeçando à vida há 12 anos …e o meu Deus é maravilhoso pois nunca me abandonou! Gostei do seu artigo e vai me ajudar tbm ! Espero continuar recebendo e que Deus ilumine vcs cada vez mais com a sabedoria dele . Fiquem na paz!

  4. Saudações cristãs a todos.

    Concordo plenamente com todos os quatro passos, apenas gostaria de acrescentar algo interessante sobre esta frase, colocada no primeiro passo, o qual reporta os erros do passado:
    “Não importa o que o passado fez de mim. Importa é o que farei com o que o passado fez de mim.” Jean-Paul Sartre.
    Quando leio essa frase eu penso justamente naquela frase que Jesus disse quando repreendia os fariseus.
    “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
    Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.”
    Marcos 2:27,28.
    Mas o que isso tem a ver com a frase acima? E diria tudo, melhor dizendo, inversamente tudo, pois a melhor maneira de proferir essa frase seria “Não importa o que eu fiz com o meu passado que deu errado. Importa é o que farei com os erros do meu passado.
    O tempo, irmãos, seja ele passado, presente o futuro jamais poderá ter a capacidade de decidir por nós, o que devemos fazer, ou o caminho que devemos tomar, o poder de decisão é sempre nosso, e não do tempo, o tempo pode até influenciar a nossa decisão, mas jamais ter o controle da nossa atitude de decidir.
    Muitas das vezes, irmãos, tentamos justificar os nossos erros, atribuindo-lhes a causa deles a alguma coisa, quando a culpa é totalmente nossa, e no caso da frase acima estaríamos colocando culpa no tempo passado (“…o que o passado fez de mim…”), e foi exatamente o que Jesus queria dizer aos fariseus, quando estes questionaram a Jesus:
    “E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?” Marcos 2:24
    Ou seja, Jesus estava ensinando os fariseus, que os seres humanos deveriam aprender a usar cada um o seu tempo, decidindo o que fazer com o seu tempo, na hora que desejar fazer, e não deixar que o tempo lhe controle, ditando que tal hora devo fazer isso, devo fazer aquilo, e se não fizer, vai dar tudo errado, e ainda deu exemplo de que Ele mesmo (Filho do homem) é Senhor do sábado
    Isto nos denota, que quantas coisas fazemos errado, por simplesmente estarmos sempre fazendo tudo correndo por falta de tempo, muitas vezes nos rouba o tempo que temos que dar atenção a nossas famílias e as pessoas que amamos e até a Deus. Ocorre também que muitas das vezes perdemos grandes oportunidades por estarmos parado no tempo, esperando a benção chegar, ou seja, estamos deixando que o tempo decida quando deveremos recebe a benção de Deus.
    Quero deixar claro que o tempo de Deus não é o nosso tempo, o que quero dizer é que muitas das vezes perdemos benção, por não identificarmos as bênçãos que Deus nos dá no tempo certo por esperarmos demais. E é ai que deixamos o tempo nos controlar.

    Mas irmão Jorge, tudo tem a sua hora determinada de acontecer, como diz Eclesiastes 3: 1-8
    1 – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
    2 – Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
    3 – Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
    4 – Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
    5 – Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
    6 – Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
    7 – Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
    8 – Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

    É verdade, há tempo determinado para tudo, mas o que a palavra “determinado” quer dizer é justamente que para cada coisa que devemos fazer, devemos reservar um determinado tempo por vez para cada coisa. E texto ainda nos ensina que devemos escolher o tempo certo para fazer cada coisa dita no texto. Portanto a decisão de controlar esse tempo é nossa.

    Por isso gostaria de acrescentar o quino passo:
    5 Passo: Não deixe que o tempo controle a sua vida, aprenda a escolher a hora certa para decidir o que fazer no tempo certo e no tempo de Deus. Isto é preponderante para termos sucesso na vida.

    Quanto ao autor do post ter dado a dica da planilha:
    “…….Na primeira coluna você irá se escrever tudo que já te gerou dor na vida, enquanto que na segunda coluna você irá escrever uma lição que você aprendeu com essa dor…”
    Eu ainda faria com quatro colunas, onde na primeira eu colocaria “O que fiz no passado”, na segunda: “Quais foram os resultados?”, na terceira: “Que atitudes ou caminhos a tomar?”, e principalmente na quarta coluna: “Quais serão as futuras consequêcias?” Isto porque! Irmãos, nem sempre quando tentamos consertar os erros do passado, darão os resultados esperados, e as vezes cometemos erros piores ainda que cometemos no passado. Portanto é sempre melhor saber se devemos consertar os erros, ou se simplesmente devemos entender que não deveríamos cometer tal erro, de modo tal que não deveremos cometermos mais e nem se quer tentar consertar.

    Irmãos, quero alertar que Deus cobrará contas do nosso tempo, e isto está confirmado na palavra Justamente aqui.

    1 – Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;
    2 – Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
    3 – Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;
    4 – E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós.
    5 – Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.
    1 Pedro 4:1-5

    Por isso, eu separei esse texto do Frei Antônio das Chagas que viveu de 1631 a 1682.

    Conta e Tempo
    Frei Antonio das Chagas (1631-1682)

    Deus pede hoje estrita conta do meu tempo.
    E eu vou, do meu tempo dar-Lhe conta.
    Mas como dar, sem tempo, tanta conta.
    Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

    Para ter minha conta feita a tempo
    O tempo me foi dado e não fiz conta.
    Não quis, tendo tempo fazer conta,
    Hoje quero fazer conta e não há tempo.

    Oh! vós, que tendes tempo sem ter conta,
    Não gasteis vosso tempo em passa-tempo.
    Cuidai, enquanto é tempo em vossa conta.

    Pois aqueles que sem conta gastam tempo,
    Quando o tempo chegar de prestar conta,
    Chorarão, como eu, o não ter tempo.

    A graça e paz.

    Jorge

  5. Oie eu sou a Giulia e tenho 13 anos normalmente eu recomeço minha vida pensando que o passado foi todo errado, um lixo, mas não é isso meu passado é incrível! E eu só descobri isso agora!!!
    Obrigada mesmo!
    (Estava nesse vício desde de os meus nove anos, é difícil de aguentar e às vezes eu me estresso e esse site é o primeiro lugar que eu me abro e falo isso oque é muito bom né???) abraços pra todos

    • Olá Giulia!
      Com certeza você passará por outros problemas quando ficar mais velha, no entanto é este o espírito em que se deve enfrentar as adversidades!
      E sim, falar sobre isso é muito bom para o seu desenvolvimento.

      Abraços, Deus te abençoe.

  6. Quando há um propósito, nada muda! Final de 2021 e eu com 40 anos, me sentindo perdido, passando por grandes dificuldades depois de ter falido, fracassado no relacionamento e me sentindo só na vida como se fosse um garoto pré adolescente (só que com 40 anos).
    Ter que começar tudo novamente…. E desesperador . Mas ouvi coisas desse texto que e faz enxergar com outros olhos.

    Parabéns e muito obrigado por ajudar tanta gente!

  7. Termino de ler essa matéria cheia de lágrimas, com a esperança do novo.. e que tudo pode ser diferente em cristo. Que jesus possa me moldar daqui pra frente e que essas palavras seja como uma flexa em meu coração e em minha vida que crave e nunca mais saia.. e mais que isso, seja colocadas em prática. Que Deus nos abençoe e que sejamos benção na vida de outras pessoas.