Você e eu com certeza um possuímos um passado certo? Por isso algumas palavras como “deveria”, “teria”, “faltou” ou “faria”, fazem parte do nosso vocabulário desde sempre. Essas palavras e muitas outras estão sempre associadas a “coragem”, “fala”, “agir” e uma que é extremamente utilizada “oportunidade”. Mas o passado não volta, todos nós sabemos disso, porém sempre existe um momento na vida em que nos arrependemos de algo que fizemos ou de algo que não fizemos e é neste momento que passamos a enfrentar os piores monstros da alma.

E agora?

Todos nós já tivemos aquele momento em que o passado inteiro volta e subitamente nos perguntamos: “E se eu tivesse feito tudo diferente?”. A maioria de nós não consegue encontrar saída para lidar com esse sentimento que mistura remorso, arrependimento e uma vontade muito grande de voltar no tempo. Mas a uma saída. Duas passagens bíblicas nos mostram a saída para vencer de vez o passado e ser feliz.

Gênesis 1, um mundo novo e Alice no país das Maravilhas…

A primeira passagem é Gênesis 1. Você já leu Gênesis 1? Será que entendeu a mensagem mostrada na criação do mundo? Veja:

No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Gênesis 1:1-3

Entendeu? Ainda não? Veja: Deus é especialista em criar mundos do nada! Do caos e do vazio Deus fez esse mundo perfeito. Um sistema absolutamente autossuficiente e criativo para todo o ser humano!

Logo, o nosso passado não volta e precisamos entender isso, mas precisamos entender e crer que Deus é criador de mundos e poderá nos ajudar a criar um mundo novo em nossas vidas!

Mas Deus só dirá isso a nós quando passarmos a viver o dia de hoje. O “Haja luz; e houve luz” só se tornará realidade quando vivermos o dia de hoje e não do dia de ontem e muito menos o dia de amanhã. A vida ocorre hoje, as oportunidades são para hoje, a coragem é para ser usada hoje, a ação só se torna algo viável hoje! Você e eu precisamos aprender que a vida é “só por hoje” e nada mais. Se você ficar no passado não conseguirá viver o hoje, o que no futuro gerará mais arrependimento. O hoje é tudo que temos!

No livro “O homem que amava as gaivotas”, Osho (não estou entrando na questão religiosa quando cito Osho, isso é somente um exemplo para que você entenda.), nos diz o seguinte:

Quando Alice estava tomando chá com o Chapeleiro Louco, ela notou que não havia geléia. Pediu, então geléia, e ele disse: “A geléia é servida dia sim, dia não.” Alice reclamou: “Mas ontem também não havia geléia!”. “Isso mesmo” respondeu o Chapeleiro Louco. “A regra é esta: geléia sempre ontem e geléia amanhã, nunca geléia hoje…porque hoje não é ontem nem amanhã.”
E é assim que você está vivendo: geléia ontem, geléia amanhã, nunca geléia hoje. E é aí que está a geléia! Assim você imagina; você vive em um estado dopado, sonolento. Você esqueceu completamente que este momento é o único momento real. E, se quiser algum contato com a realidade, acorde aqui e agora!

Preciso dizer mais alguma coisa? Acho que não!

A deusa fortuna e o deus destino…

E Isaías 65: 11 lemos o seguinte:

Mas a vós, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais uma mesa para a Fortuna, e que misturais a bebida para o Destino.
Isaías 65:11

Fortuna era a deusa da sorte e a maioria de dos que vivem remoendo o passado, andam pela sorte. O problema é que ela (a deusa) só é favorável até a primeira “maré de azar”. Quando o barco vira, quando faz água e a vida começa a lançar as suas tempestades, a deusa fortuna não tem serventia, e é quando começamos a nos lembrar de como era bom quando tínhamos “sorte” na vida. Ou se nunca a tivemos, admiramos os que, no nosso ponto de vista, a possuem. O problema é que enquanto você remoer o passado de sorte ou o passado sem sorte que você teve, ou admirar o outro que supostamente possui sorte, a sua vida não vai mudar. A sua vida só vai mudar quando você deixar a deusa fortuna de lado e passar a crer no Deus que cria mundos!

Já o deus destino é muito mais fácil de compreender… Trata-se da síndrome de Gabriela. Os mais experientes (não os mais velhos rs.), se lembram desse verso:

Eu nasci assim, eu cresci assim
Eu sou mesmo assim
Vou ser sempre assim
Gabriela, sempre Gabriela

É a ideia de que se você nasceu de um jeito não pode mudar, essa ideia cria as mais diversas fantasias em relação ao passado, visto que como estamos sempre nos achando incapazes (por causa da nossa ideia de destino), passamos a perder oportunidades e criamos uma vida medíocre. Essa vida medíocre nos leva a remoer as oportunidades que não aproveitamos justamente por nos sentirmos incapazes. (Entendeu?)

Se você vive assim, pare agora! Respire fundo e fale a Deus sobre isso, mas também passe a tomar uma atitude. Não fique dependo da sorte e nem do destino. A vida está aí e todos os dias de manhã Deus sorri e diz: “Estou te dando mais uma oportunidade de mudar”, o problema é que chegará um dia que nem eu e nem você iremos acordar de manhã, e lá não haverá pais, nem amigos, nem vergonha, nem medo, nem destino e nem a sorte para nos ajudar ou nos atrapalhar. Será você sozinho diante daquele que disse: “Haja luz; e houve luz”. Por isso faça o melhor com o que você tem em mãos, esqueça o passado e faça um novo futuro, mas sempre pensando no hoje, porque como já falei: “O hoje é tudo que temos!”

Espero que tenha entendido.

Até Já!

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. BOA MATÉRIA, VEM DIRETO AOS ASSUNTOS QUE NOS ENCOMODAM TODOS OS DIAS, PRINCIPALMENTE P/ MIM QUE ERRO DESTA MANEIRA CONFORME O TEXTO. VOU MUDAR, TENHO QUE MUDAR E AGIR NO DIA E NÃO VIVER DE PASSADO, OU FUTURO E SIM O AQUI E AGORA.

  2. Muito bom o texto, realmente comigo já aconteceu de pensar no passado do que nao fiz ou poderia ter feito melhor, pois bem nao tem como voltar atras, temos que seguir em frente e colocar Deus em tudo que fazemos, com o meu passado, eu aprendi que tenho que colocar Jesus a frente no barco da minha vida , ele é que dirige e qualquer açao que eu tomar, eu tenho que consulta-lo.

  3. Olá, estava só de passagem, quando li o seu texto, você conseguiu tocar lá dentro de mim com suas palavras, você com certeza me fez olhar a vida de uma forma diferente, me fez olhar o passado e deixá-lo onde ele deveria estar, no passado….. Estou passando por um momento que pra mim é dificílimo, toda hora é uma lembrança do passado e uma lágrima😢, eu penso todos os dias de que preciso de alguém pra conversar e não enxerguei que deus sorri p mim todos os dias me dando uma nova oportunidade, e está ali sempre que preciso conversar, e sempre deixo ele de lado pra procurar”o homem imperfeito” pra me aconselhar, obg, foi deus que me mandou aqui pra ler seu blog, deus te abençoe, e obg novamente

    • Sei bem como é isso amiga. Já passei por situações semelhantes e posso garantir a você que nada dura para sempre e que Deus está só esperando que você desabafe com ele. Entretanto, se você tiver alguém de confiança, converse com essa pessoa. Às vezes Deus vem na forma de um amigo ou de um parente para nos ajudar.

      Fica na Paz!