Viver contente sobre toda e qualquer situação

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a viver contente. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:11-13

O interessante desse texto, é que ele foi dito por Paulo, que do ponto de vista humano foi um dos caras mais azarados da existência! Veja:

…trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.
Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites.
Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar.
Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos.
Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez.
Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas.
2 Coríntios 11:23-28

Uma pessoa que já foi encarcerada diversas vezes, açoitada pelo judeus cinco vezes e em cada uma delas recebeu trinta e nove açoites, foi três vezes golpeado com vara, uma vez apedrejado, sofreu naufrágio, passou um dia e uma noite exposto à fúria do mar, enfrentou diversos perigos, por diversas vezes ficou sem dormir, sem comer, passando sede, frio e nudez. E além de tudo isto ter preocupação espiritual com todas as igrejas, ora, o cara que passou por tudo isto tem tudo pra ter uma vida descontente com tudo e com todos. Mas esse mesmo cara, diz: “… aprendi a viver contente.” e é esse espirito que o evangelho ensina: o de estar contente em toda e qualquer situação!

Mas talvez você pense que eu escrevo isto por escrever, mas saiba amigo: nada do que escrevo sai por sair, não! Eu aprendi a viver contente! Já estive humilhado por diversas vezes, foram tantas humilhações que você não tem nem idéia, mas nem por isso entrei em depressão, nem por isso fiquei amargurado, pra baixo, não! Mas também já estive exaltado, tendo tudo, o que queria e até o desnecessário, mas nem por isso fiquei inchado, com o “rei na barriga”, achando que eu era o “cara”, não! Isto só acontece comigo, porque aprendi a viver contente sobre toda e qualquer situação. Se estou sendo humilhado, não estou nem ai, porque o meu tesouro está dentro do meu peito, o que você pode aprender com Paulo é que os homens frequentemente são perversos com você. Mas quem liga? Eu sei o que tenho, e o que me prometeram, portanto vivo sem preocupação alguma. Se hoje eu tenho, tudo bem, mas se amanha eu não tiver, tudo bem também.

Eu não tenho mais como ser roubado, porque por mais que me levem tudo, não vão levar o meu tesouro! Eu estou em paz! Não tenho um pingo de medo de morrer, talvez você leia isto e eu já não esteja nem mais aqui, eu não sei, posso morrer agora escrevendo isto, não vai fazer diferença; porque eu fecho os olhos aqui e os abro na vida eterna. Não tenho nenhuma vontade de avoluma nada, não tenho nenhuma plano para o futuro, porque vivo somente o dia de hoje. Vivo assim!

Não tenho também nenhuma fantasia, assim como Paulo, fui humilhado mas sei quantas vezes me humilharam, fui debochado mas sei quantas vezes fui debochado, e nem por isso fico dizendo que “Deus não existe”, que a “vida é uma droga”, não! Paulo apanhou, e sabe quantas vezes apanhou, não há fantasia! Mas mesmo assim ele vive contente!

Viver contente sobre toda e qualquer situação

Agora, essa frase: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” você a houve na igreja ai que você frequenta, no seguinte contesto: “Deus, acaba com aquele meu inimigo, porque a bíblia diz que posso todas as coisas naquele que me fortalece”, mas não é nesse sentido que Paulo diz isto! Quando alguém disser isto, mande esta pessoa ler o evangelho, e parar de ser narcisista. Porque o contexto da frase é: Posso estar humilhado, exaltado, passando necessidade, fome; posso passar por toda e qualquer situação e permanecer forte em Cristo!

Quando você encarnar isto, e viver com isto dentro do coração, você vai aprender a viver contente sobre toda e qualquer situação. E como já falei a vocês, eu não falo isto da boca pra fora! Deus sabe que não!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. “Poder tudo” Naquele que nos fortalece significa também aprender com Ele a “administrar” toda situação que vier e continuar firme na fé e na esperança viva da promessa da Salvação.

    Viver contente é literalmente não entregar os pontos ao inimigo que quer ver o ser humano abatido e derrotado.

    Mas, conhecendo ao Deus Altíssimo não temos tempo pra ficar murmurando, dando um de “coitadinhos”; a guerra continua, e é espiritual. Se alguém ainda acha que é terrena, continua fraco, sem conhecimento de Deus, desavisado e alvo fácil pra satanás.

    E graças a Deus que nos dá vitória por meio de Jesus Cristo!
    A Paz!
    Missionária Delair.

  2. Missionaria, acredito muito que em certos momentos da nossa vida ficamos tristes, mas quem confia e encarna o que Paulo disse, fica estranhamente triste mas ainda contente!

    E a vida pode bater como for, mas ele está apanhando, doente, mas contente!

    Fica na paz!!