A Pregação é a parte central do culto racional. Apesar de hoje em dia ter perdido a sua essência, algumas congregações ainda priorizam a pregação do Evangelho. Vamos saber como elaborar uma pregação de qualidade, não se desviando do tema principal da Graça de Deus.

O que significa pregar o Evangelho?

Pregar significa: “proclamar como arauto”, enquanto que Pregador significa “pregoeiro”, ou seja, aquele que divulga alguma coisa.

Quando falamos em pregar o Evangelho, logo nos vem a mente um púlpito, um cara de terno ou uma mulher de saia que grita incansavelmente alguma coisa que as vezes nós não entendemos muito bem. Isto ocorre porque a nossa mente ainda está presa ao lugar, a uma geografia, pois para nós pregar o Evangelho ainda é algo restrito a um salão!

Pregar o Evangelho significa antes de mais nada dar testemunho de fé acerca de Jesus Cristo, nosso Senhor! Mas é inevitável que dentro de uma congregação a pregação do Evangelho seja dada de forma mais elaborada e consciente, visto que o público-alvo é normalmente composto por pessoas que já afirmam ter dado testemunho de sua fé em Cristo. Por isso é importante para um “pregador interno” que ele saiba os contextos históricos do texto proposto, para não criar falsas doutrinas. Já que ensinar a Palavra é uma grande responsabilidade!

Como elaborar uma pregação?

Como elaborar uma pregaçãoÉ preciso que antes de mais nada se saiba o contexto histórico que está relacionado ao texto proposto. Isto é muito importante, aliás falei sobre isto no texto: “O texto fora do contexto”. Somente sabendo o contexto histórico é que poderemos falar sobre o texto com mais prioridade, por exemplo: Só se sabe da discussão que Jesus gerou ao utilizar um samaritano como herói em uma parábola quem sabe da história por trás do ódio aos samaritanos.

Para ajudar os futuros e atuais pregadores do Evangelho, foi criado uma ferramenta chamada “Kit Pregador”. Se você quiser saber mais sobre este material, acesse a página do curso.

Como manter a atenção dos ouvintes?

No mundo de hoje, as pessoas estão acostumadas a fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Eu por exemplo, enquanto escrevo este artigo possuo mais de 5 abas abertas no navegador, o player de músicas e o Excel abertos no Windows e vou visualizando praticamente tudo ao mesmo tempo enquanto escrevo! Isto pode parecer legal, mas não é bom. De fato eu precisaria estar focando 100% da minha atenção no que estou escrevendo!

Isto também pode ocorrer dentro da congregação. É preciso que os ouvintes estejam todos atentos a sua fala para entenderem e confirmarem na Palavra o que está sendo dito. Uma das formas mais eficientes de manter a atenção dos ouvintes é através de Ilustrações que exemplifiquem e facilitem o entendimento do ensinamento. Jesus mesmo utilizou está técnica para nos ensinar diversas coisas em seu ministério. As parábolas são um exemplo disto.

Para ajudar você a encontrar Ilustrações que se adaptem ao seu sermão, separamos 2000 ilustrações que com certeza ajudaram você a manter a atenção dos seus ouvintes e facilitar o entendimento dos mesmos. Acesse o material clicando aqui.

É preciso entender a Bíblia!

Nenhuma das opções acima adiantará se você não entender o livro. A Bíblia não deve ser lida de maneira mágica, mas de maneira sequencial para que se entenda a história, porque de fato a Bíblia conta uma história, onde o personagem principal é Jesus! Só não entende isto quem não a lê em sequência.

Um exemplo que utilizo são as cartas de Paulo: se você recebe uma daquelas cartas pelo correio hoje em sua casa, você leria somente pequenas frases dela ou a leria por completo? É claro que a leria por completo, pois só assim você entenderia o significado e o objetivo da carta! Faça isto com não só com as cartas dos Apóstolos, mas também com os livros que compõem a Bíblia!

Para facilitar o seu entendimento, sugiro que leia um livro digital chamado: “Como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente”. Clique aqui para acessá-lo.

Conclusão

Este é um resumo sobre como elaborar uma pregação que realmente leve a sério o Evangelho de Cristo. Você poderá aprender mais detalhes no curso “Pregadores completo“. Um curso que ensina a como elaborar uma pregação.

Espero que este artigo tenha ajudado!

Até Mais!

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    • A paz de Deus esteja com todos nós!
      Ah, como é bom falar da palavra de Deus! todo artigo ou material que enriquece o nosso conhecimento sobre a Bíblia, nos incentiva mais e mais a buscar Deus, a servir, perdoar, compreender como toa a passagem do nascimento à ressurreição de Cristo aconteceu. Além que, nos ajuda a entender a palavra e compartilhar com os irmãos. Nos ensina a como pregar, partilhando o evangelho e as passagens sagradas do livro da vida e o mais importante, esse aprendizado que recebemos, possibilita partilharmos e trocarmos esse conhecimento sobre a vida de Cristo, nos servindo assim como exemplo.
      Um grande abraço,

      Luciane Oliveira

  1. Muito bom artigo, boas dicas para se preparar uma ótima pregação.
    Parabéns e que Deus continue te usando para escrever textos tão abençoados como esse.