O que significa ajuntar tesouros no céu?

O que será que Jesus quis dizer com “ajuntar tesouros no céu”? A questão de ajuntar tesouros no céu é uma temática central nas Escrituras, abordando a importância de priorizar investimentos espirituais duradouros em detrimento das riquezas terrenas transitórias. Veremos mais sobre isso nesse Estudo Bíblico.

O Contexto sobre Ajuntar Tesouros no Céu

Mateus 6:19-21:

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Jesus está falando no sermão do monte sobre um paralelismo entre céu e terra, entre mundo (sistema) e mundo celestial.

É por isso que temos a parábola da casa na áreia e na rocha, a diferença entre ambas é o terreno escolhido. Veja, as duas são casas comuns, mas o local escolhido para a construção faz toda a diferença.

Nesse mesmo sermão do monte ele fala sobre as bem-aventuranças, “bem-aventurado os mansos…”, “bem-aventurado os que choram…”, ou seja, totalmente oposto daquilo que nós como sociedade proposmos.

Os mansos em nossa sociedade são atropelados pelos mais “espertos”.

Os que choram, nós no máximo os deixamos chorar em paz.

Perceba como todo o nosso sistema é invertido se comparado com aquilo que Deus tem como ideal para nós.

Portanto agora ele vai nos levar para o ideal de Deus, o mehor investimento que podemos fazer nas nossas vidas, e o melhor investimento que podemos indicar para as gerações futuras.

O melhor Investimento

Quando olhamos por exemplo para a nossa vida, nós trabalhamos e sofremos (principalmente no Brasil) com um “dragão” chamado “Inflação”.

A Inflação nada mais é que a desvalorização de nosso dinheiro. Jesus disse que “quem ajunta tesouros no céu nem a traça nem a ferrugem consome e os ladrões não minam e nem roubam”.

Portanto ajuntar tesouros no céu é um investimento muito seguro, visto que não sofre com as avarias presentes na terra.

Mas ajuntar tesouros no céu está ligado ao que fazemos com o nosso maior bem, ou seja, a nossa vida.

O que estamos fazendo com a nossa vida? Será que estamos utilizando-a para o bem do nosso próximo?

Observe todos os dias as oportunidades que Deus te dá: você acorda, você tem o que comer, o que vestir, o que beber… E o que você está fazendo com esse novo dia?

Está investindo o seu maior bem na bolsa de valores celestial?

Uma Parábola para ilustrar o significado de ajuntar tesouros no céu

A parábola do rico insensato (Lucas 12:13-21) ilustra a futilidade de acumular bens materiais sem considerar a vida eterna. Veja:

Lucas 12:16-21

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

O homem na parábola se orgulha de suas riquezas, mas Deus o chama de tolo, pois sua vida é requerida naquela noite.

Essa história enfatiza que nossa preocupação não deve ser apenas com nosso bem-estar terreno, mas com nossa relação com Deus.

Mas o que significa ajuntar tesouros no céu?

Ao dizer isso Jesus se referia a nossa chance de todo o dia de crer que os misericordiosos sempre vão alcançar misericórdia!

A bondade para com o outro gera um capital imponderável, tanto que acreditar na misericórdia é a melhor forma de ajuntar tesouros no céu.

“… Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.

Quando escolhemos a misericórdia estamos na realidade adicionando valores a nossa “poupança celestial”, visto que a melhor forma de colher coisas boas é plantando coisas boas.

Jesus enfatiza isso em Mateus 19:21, veja:

Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda todos os seus bens e dê o dinheiro aos pobres. Então você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

Na oração do pai nosso, nós dizemos: “…perdoai os nossos ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido…”, isto na realidade nos condiciona a recebermos o perdão se passarmos a perdoar!

Os pacíficos, os misericordiosos, os que tem fome e se de justiça… estes ajuntam tesouros no céu, pois ao receberem graça de Deus (salvação), “pagam” a Deus dando graça ao próximo!

A Bíblia também ressalta que as tribulações e sacrifícios enfrentados pelos fieis nesta vida resultarão em uma recompensa eterna.

Paulo escreve sobre a lei da semeadura, afirmando que aqueles que semeiam para o Espírito colherão vida eterna, veja:

Gálatas 6:7-9:

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Além disso precisamos buscar as coisas que são de cima, não as que são da terra.

Isso implica em direcionar nossos corações e mentes para os valores do Reino de Deus, priorizando relacionamentos, justiça, amor, serviço aos outros e misericórdia.

Veja o que Paulo nos diz:

Colossenses 3:2:

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra

Ajuntar tesouros no céu é um convite para uma perspectiva de vida diferente da que nos é empurrada pelo sistema.

Isso significa abandonar o amor excessivo pelo mundo e suas riquezas em favor de um compromisso com Deus e com o próximo.

Lembrando sempre que essa escolha, sempre será nossa: buscar o efêmero, o passageiro, o temporário, o transitório, ou abraçar o eterno?

Abraçar o eterno signfica necessáriamente priorizar valores eternos, que são:

  • Desapego material;
  • Confiança em Deus;
  • Crescimento espiritual;
  • Boas obras;

Portanto, que possamos seguir o exemplo de Cristo e buscar primeiro o Seu reino, confiantes de que nossos esforços serão recompensados não apenas nesta vida, mas na eternidade.

O Evangelho é simples, nós que complicamos!

Paz e Graça!

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Apenas agradeço a cada aula, porque o conhecimento da palavra de Deus é imenso.Que Jesus me encaminhe a cada dia neste conhecimento.

  2. Amem Luiz ! Com certeza que devemos sim ajudar o nosso proximo pq e nele q vemos a jesus … jesus fez tanto por nós e por que nao podemos fazer o minino pelo nosso proximo de graça recebo de graça te dou a misericordia…amem