Evangélicos com depressão? Aprenda a como lidar!

Evangélicos com depressão? Evangélicos com solidão?

O grande problemas dos evangélicos e se acharem superior e por isso imunes as doenças da alma. É infantil demais pensar que só porque servimos (a maioria de nós não entendeu o que é servir) a um Deus vivo, estamos livres de problemas relacionados a mente e a alma. “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”. Nós lemos isto e não entendemos que carregamos as consequências de viver no mundo.
Eu mesmo sempre tive problemas em lidar com a dor, a perda, a solidão e a depressão. Talvez por isso sempre que posso, falo da dor e do porquê Deus as vezes parece ausente no momento da depressão.

C.S. Lewis e os Evangélicos com depressão…

C.S. Lewis escreveu em um de seus livros:

 “Enquanto isso, onde está Deus? Este é um dos sintomas mais perturbadores. Quando você está feliz, tão feliz a ponto de não ter a sensação de precisar dele, ao recorrer a Ele com louvor, você é recebido de braços abertos. Mas recorra a Ele em um momento de desespero, quando todos os demais tipos de ajuda se mostram inúteis, e o que você encontra? Uma porta se bate no seu rosto, e você ouve o som da tranca que a fecha por dentro. Depois, segue-se o silêncio. Você pode tratar de ir embora.”

De fato, quando estamos nos sentido deprimidos e sozinhos Deus parece “fugir” de nós. Quando pensamos em falar sobre isto com os “irmãos da igreja”, logo receamos, pois hoje em dia o diabo tomou proporções de um “Semideus”, de tal modo que logo estarão expulsando ou “entrevistando” o diabo em você, pois para eles a dor na alma tem a ver com a quantidade de jejuns que não foram feitos ou com a quantidade de vezes em que você tentou orar mas não falou em línguas, só em lágrimas.

Evangélicos com depressão

Só quem já passou ou está passando por isso sabe do que estou falando. É quando você é tomado por uma dor que no inicio não incomoda mas que, conforme o tempo passa, se transforma em algo que toma todas as suas forças. Nem o que dava prazer e gáudio em você é poupado.

De fato, quando o inverno chega, só pensamos na primavera e na possibilidade de andar descalço no verão, pois todas as nossas referências de inverno se limitam a um tom cinzento. Mas o problema é quando o inverno demora tanto a passar que a única solução é calçar as botas da solidão e se trancar no quarto da alma, esperando (em vão) que alguém não o julgue pelos cacos quebrados, mas te ajude a colar os pedacinhos que sobraram.

O Aposto Paulo e a Depressão

O Apostolo Paulo chamou esta “estação” de dia mau, mas o problema é que não dura um dia! O trem da nossa existência insiste em ficar parado nesta estação por um longo período, sendo que, para quem está do “lado de fora”, as vezes a parada dura algumas horas, mas para quem está dentro do trem, a parada pode ser uma “eternidade”.

Lendo isto (pois se você leu até aqui é porque está realmente passando, ou conhece alguém que está passando por isso), você me pergunta: “Como um evangélico pode lidar com a depressão e a solidão?”. A resposta é simples: Como todo mundo! Procurar um psicólogo e fazer terapia deve ajudar você a melhorar gradativamente. Outra dica que dou é escrever, praticar esportes e procurar uma atividade (talvez você possa criar um blog).

Se você entrou aqui esperando ler centenas de versículos isolados, dizendo que você é o melhor do mundo e que a sua depressão/solidão é resultado de uma ação diabólica, você infelizmente não quer ouvir a verdade. A angústia é sua, do mesmo modo que a depressão/solidão é minha! Deus pode curá-lo, claro, mas saiba que se assim ele fizer, ele estará lidando um “pirulito” e nada mais. As pessoas acham que Deus tem obrigação de curá-las de todos os males, e de fato ele pode curar, mas não vai! Você quer a cura para a sua alma? Seja você mesmo a cura!

Evangélicos com depressão… Aprenda a lidar!

A Graça não nos desnaturaliza! Conheci diversas pessoas que nos cultos evangélicos eram conhecidos como “homens de Deus”, mas que não aguentavam pensar que na segunda-feira precisavam trabalhar. E isto não porque eram preguiçosos, mas porque durante o culto entravam em estado de êxtase e não se lembravam mais de como a depressão/solidão estava instalada como um vírus de computador em suas almas.

Mas como já disse diversas vezes aqui no blog: “o verdadeiro evangelho não é para ser vociferado nos púlpitos, mas para me ajudar no dia a dia”, pois só você sabe para qual casa vai voltar depois do culto. Só você sabe para qual emprego, para qual escola, para qual marido, para qual esposa você voltará depois do culto. Ou, neste caso, só você sabe para qual você, você voltará!

Dicas Práticas para lidar com a Depressão

Sendo assim posso dar algumas dicas de como os evangélicos com depressão podem ser ajudados:

  • Pratique esportes (de preferencia a esportes coletivos)
  • Escreva, mesmo que seja para você mesmo. Por mais que ninguém mais leia, escreva como você está se sentindo.
  • Procure um psicólogo em sua cidade, com certeza ele saberá o que fazer com você.
  • Leia o Novo Testamento, de preferencia os quatro evangelhos.
  • Ocupe a mente com algo prazeroso. Brinque com os seus filhos, brinque com a sua esposa(o) ou com alguns amigos especiais.
  • Saia de casa! Vá tomar sol, correr, andar de bicicleta, suar e fazer caminhadas.
  • Aprenda que o que você está sentindo não é exclusivismo seu, mas milhões de pessoas ao redor do mundo também sentem.
Eu poderia falar mais sobre este assunto, pois como já revelei, passei e passo por isso.
Porém aguardo o dia em que tudo ficará para trás, e assim como o dia mau demora “uma eternidade”, a minha existência ao lado Dele será eterna, pois hoje vejo como em enigma e me pergunto “porquê”, mas chegará o dia em que verei face a face e tudo será claro.
Pois posso sofrer de tudo, mas atrás da depressão, da dor, da angustia e da solidão, há um espacinho na minha alma que ainda não foi devorada, pois é a parte que carrega a fé naquilo que ainda não vi, mas que espero!
PS: Não tenha vergonha em procurar um psicólogo. Saiba que Deus deixou os médicos e deu capacidade aos homens de curar gripes, mesmo ele (Deus), tendo o poder de curar o câncer.

Até Já!

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    • EU AMEI A MENSAGEM POIS TENHO DEPRESAO A 20 ANOS PELA PERDA DE UM FILHO UNICO DE ACIDENTI E DEPOIS TIVE CANCER DE MAMA TIVE QUI AMPUTA-LA A MINHA VIDA NAO VALE NADA NAO GOSTO DE MIM NEM DE SAIR DE CASA NEM DE CANTAR NEM DE SORRISA NEM DE IR A IGREJA CHORO DE MAIS ACHO QUI DEUS NAO MI AMA ACHO QUI SOU MAL AMADA QUI NINGUEM GOSTA DE MIM FALO QUI MALDITO FOI O DIA EM QUI NASCI VEJA BEM ATE QUANDO VOU VIVER ASSIMACHO QUI ISSO VAI ATE O DIA QUI EU MORRER NAO TENHO VONTADE DE NADA NA VIDA SEI QUI NAO VIVO MAIS SIM QUI SO VEJETO NESTE MUNDO DE SOFRIMENTO PENSO QUI SO EU QUI SOFRO QUI NINGUEM SOFRE MAIS DO QUI EU SE QUI ISTO NAO E VERDADE MAIS CADE MINHAS FORÇAS PRA ONDE FORAM?SOU EVANGELICA A MAIS DE 40 ANOS TENHO 61 PERDI MEU FILHO HA 20 ANOS O MEU PAI ETERNO ATE QUANDO DURARA ESTE SOFRIMENTO PODE ALGUEM MI AJUDAR OU TUDO DEPENDE DE MIM MESMO

      • Olá Maria!

        Acredito que você pode começar a fazer algumas coisas, vejamos:
        1- Não condicione o amor de Deus no “sentir”. Um dos problemas hoje em dia é que as pessoas condicionam a sua fé em Deus ao “sentir”, então se estou me sentindo bem é porque Deus me ama, mas se estou me sentindo mau é porque Deus não me ama. Ora, deixe essa fé de sentimentos, pois assim está escrito: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.”
        O motivo da minha alegria não é porque a figueira não floresce, mas sim por causa da minha salvação.

        2- Infelizmente você perdeu um filho e teve um problema de saúde, mas não adianta você ficar triste pelos cantos; pois a vida quer é coragem! E coragem é você estar assustado até o último fio de cabelo e ir a luta. E vai a luta não é porque está com vontade, mas porque é preciso. Deus diz que estaria com Josué, mas pediu a ele “esforça-te e tem bom ânimo”. Portanto Maria, procure sair de casa (mesmo sem ter vontade), entrar em uma escola de dança ou começar a fazer um curso (mesmo sem ter vontade), praticar exercícios físicos (mesmo sem ter vontade), pois o ânimo virá depois do esforço! Faça o que é preciso ser feito, pois as vezes o que mais tememos é o que mais precisamos fazer!

        Assine nossa newsletter e se comunique conosco sempre que desejar!

        Até mais!

      • OI SR MARIA LAURA…
        SABE QDO LI TEU DESABAFO, PENSEI QUE AS VEZES OU MTS VEZES ACHAMOS QUE SOMOS FRACOS, QUE EXISTEM OBSTACULOS PELA FRENTE, MAS SOMOS NOS MESMOS QUE TRANCAMOS NOSSO CAMINHO, SEI QUE A VIDA NÃO É FACIL, MAS BORA SORRIR, MESMO QUE SEJA ESCONDIDO, A VIDA PREGA CADA PEÇA E É APENAS NÓS MESMO QUE PODEMOS VENCE-LOS. PARE E PENSE… SEU FILHO NÃO FICARIA FELIZ EM TE VER ASSIM, SE NÃO FIZER POR VC, FAÇA POR ELE… SOBRE O PROBLEMA DE SAUDE QUE PASSOU, VC VENCEU. NC PASSEI POR NADA PARECIDO, TALVEZ PQ DEUS SAIBA QUE SOU FRACA, A SENHORA É UMA VENCEDORA, LHE ADMIRO MT… E VAMOS SEGUIR, NÃO DESISTA,DE NADA, NOSSA VIDA É UM PRESENTE E TEMOS QUE SER NO MINIMO MT FELIZ… BEIJOS E LEVANTA A CABEÇA ESSE MUNDÃO É TODO TEU…

  1. Um dos melhores comentários sobre este tema que já li nos últimos anos. Sofro deste mal a 5 anos, sou evangélico, diácono e acima de tudo Cristão. Infelizmente a ignorância na “moda evangélica” atual, o crente tem que ser um super herói e se ainda não foi curado é porque não tem fé. Isto está matando muitos crentes, espiritualmente e fisicamente. Nas igrejas todos são
    doentes, o único médico é Jesus;
    infelizmente muitas igrejas acha que só
    devem possuir médicos. Recomendo o
    livro CRENTE TAMBÉM TEM DEPRESSAO / Dr. David Murray (Pastor Evangélico)/ Editora Os Puritanos. Que Deus abençoe todos.

    • Que bom que gostou! Infelizmente a depressão se tornou o mal do século e os cristão estão ficando cada vez mais doentes, pois em sua ânsia em ganhar o mundo, estão aos poucos, perdendo a alma!

    • Quem tiver passando por isso entrem em contato comigo! Que posso ajudar dentro do conhecimento dá palavra de Deus que foi onde me curei de uma depressão que perdurou em minha vida 10 anos! Whatsapp (83)999047339

  2. Olha; cada vez mais; tenho certeza que Deus nos envia msgs e fala conosco através de pessoas;assim como aconteceu agora;falando pra mim;usando a sua pessoa!Que bom!Estava precisando!Bom dia porque o meu começou agora e mais feliz.

  3. que benção mensagens como esta, precisamos olhar para o próximo com os olhos de Cristo, gostei muito pois já passei pelo vale da depressão. Sei exatamente como é, mas Deus é fiel e como um professor maravilhoso fica em silêncio na hora da prova, pois precisamos ser aprovados. Só julga aquele que nunca passou ou acha que está acima de qualquer coisa. Vamos olhar para o Autor e Consumador da nossa fé.

  4. Tbm gostei muito da mensagem, são muitas pessoas que sofrem esse mal.
    Na minha opinião o perdão é um meio de cura,pois estou passando por isso e Deus tem falado muito ao meu coração sobre perdoar.
    Mas enfim ,os sintomas são muito ruim,as vezes a gente não sabe nem o que fazer…eu tive a primeira vez aos 21 anos,hoje estou com 41 e sempre volta esses sintomas… Mas dessa vez diferente,Deus me levou a buscar a cura na palavra, por isso estou me esforçando.

    • Isto também é extremamente importante, perdoar não somente aos outros mas a si mesmo. Deus com certeza irá te ajudar ainda mais Janete!
      Que Deus te abençoe sempre 🙂

  5. Tenho uma filha de 20 anos que está com depressão e recentemente tentou o suicídio. Ela é batizada há 5 anos, mas desviada há 2 anos.
    Está fazendo acompanhamento com psicóloga e psiquiatra.
    Sempre dizia que quem servia a Deus jamais teria depressão, mas tenho aprendido que não é assim, pois eu e meu marido somos obreiros na casa do Senhor.
    Essa mensagem confirmou o que Deus já vinha falando comigo: não somos super crentes, somos seres humanos, fracos, falhos e suscetíveis de sofrer com doenças da alma, mas o Senhor é a nossa força.
    É muito triste ver um filho sofrer e tentar tirar a própria vida!

    • Eu lamento pelo ocorrido Estela. Mas realmente precisamos cada vez mais de estarmos conscientes quanto a este fato: não somos super crentes e não estamos imunes a estes problemas.
      Estarei orando por você e pela sua família e espero de verdade que a sua filha se recupere, eu não tenho ideia do tamanho da dor que vocês estão passando, mas Deus irá ajudá-los!

      Fica com Deus Estela.