O dízimo foi abolido? Saiba a Verdade sobre o dizimo no novo testamento!

O Dízimo foi abolido? Esta é uma pergunta recorrente no meio evangélico. Devido alguns escândalos que acontecem por aí, algumas pessoas estão questionando a validade do dízimo.

Adianto portanto, que o dízimo como barganha (escrito em Malaquias) está ultrapassado, visto que Cristo é o fim de toda a lei, para a salvação de todo aquele que crê!

O Dízimo no Antigo Testamento

Quem disse que o dízimo no Antigo Testamento era em dinheiro?

O dízimo na realidade era a décima parte do melhor rebanho, da melhor colheita, do melhor trigo, do melhor vinho, enfim…

Tudo que de melhor que era providenciado por Deus, era obrigatório a entrega de 10% aos levitas, como podemos ler em Números 18.21: “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação”.

Em Números 18.24: “Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão”

Ou em Números 18.26: “Também falarás aos levitas, e dar-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor, os dízimos dos dízimos.”

O Dízimo na época de Moisés era dado aos levitas para o seu próprio sustento. Pois sendo eles “funcionários dos santos dos santos” não poderiam trabalhar e nem plantar os seus alimentos.

E é claro: do dízimo que recebiam para o seu sustento, retiravam o “dízimo dos dízimos”, como você pode ler anteriormente.

Quem Defende o dízimo?

Veja outro ponto de vista de um de nossos leitores em Estudo Bíblico Completo sobre o Dízimo

O Dízimo foi Abolido

A grande questão que é utilizada por muitos para defender que não, o dízimo foi abolido, é o “devorador”, descrito em Malaquias 3.11: “E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos”.

Isto é utilizado por muitos para impor um “medo irracional” aqueles que não conhecem as escrituras.

Dizendo até que a sua “compra do mês” terminará mais rápido se você não der o dízimo! É claro que este “devorador” não tem poder algum sobre mim!

Veja: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2.

Você crê meu amigo(a)?

O Dízimo foi Abolido?

É claro que o dízimo foi abolido! Quando o seu pastor dizer que você é obrigado a dar uma contribuição financeira “camuflada” de dízimo, pergunte a ele onde está escrito na bíblia que a prática do dízimo é obrigatória!

Se você acha que somos obrigados a dar o dízimo, por ser um mandamento da lei, precisa ler Tiago 2.10, veja: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.”

Você pode até começar a guardar a lei, mas ira precisar guardá-la por completo!

Por isso o dízimo é uma contribuição voluntária! Você não deve dar o dízimo por medo do “devorador” e sim porquê está à vontade para contribuir com o que quiser!

Você não está roubando a Deus se não der o dízimo! Afinal o dízimo não é um carnê, é algo pessoal e que deve ser livre de toda e qualquer interferência.

Não sou contra o dízimo, só acho que hoje em dia ele é usado para “amarrar” as pessoas a carnês invisíveis e isso precisa acabar.

Considere ler para complementar:

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou! Você está nesta gaiola mas a porta está aberta e você não deve ter medo de bater as suas asas e voar, visto que Deus nos abençoou com a capacidade de pensarmos, e pensar liberta o homem!

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2 Coríntios 9:7

57 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. É verdade meu irmão concordo com seu texto em partes pós a palavra de DEUS e bem clara e objetiva veja o que o apostolo paulo fala em uma das suas cartas (Romanos 14:23 – Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado), meu irmão o dizimo e um ato de fé se você tem pratique si não não pratique (I Corintios 6:10 – nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.) meus irmão o avarento não entra no reino dos céu e a palavra quem fala, irmãos DEUS nos abençoa para que nos abençoemos também nossos irmãos nossa cassa de oração ” IGREJA ” pós sabemos que tudo nesse mundo jira em torno do dinheiro, temos sim e que tomar cuidado com aqueles que querem fazer de nos negocio.

    • Entendo Clovis o seu ponto de vista, mas ainda não acredito que uma pessoa que não queira ou não possa dar o dízimo está sendo avarento. Visto que hoje em dia, a mentalidade de muitas pessoas trata o dízimo como uma espécie de barganha com Deus. “Se der serei abençoado”, e acho isto errado, visto que é tudo pela graça. Já imaginou se a chuva caísse somente na casa de quem entrega o dízimo, ou melhor: caísse somente na terra do justo? A fé atua pelo amor e não pela lei e Jesus é o fim da lei!
      Sobre abençoarmos as nossas casas de oração, concordo com você, mas isto não deve ser uma imposição! Todos nós que vivemos neste mundo capitalista, sabemos que tudo o que vamos fazer necessita de dinheiro, mas não devemos utilizar isto para dizer que a pessoa precisa contribuir, pois se assim não fizer está agindo “sem fé” para com Deus. A contribuição deve ser voluntária e com alegria, não por medo!

      Graça e paz amigo!

      • na verdade o dízimo é hoje uma mentira do diabo e faz os dizimistas ser pessoas malditas, pois se o dízimo é lei tem que obedecer tudo e não só o dizimo…os dizimistas é um povo enganado por satanás, pois nada sabe de biblia e usa para condenar as pessoas…Paulo afirmou que maldito todos aqueles que não permanece em tudo o que está escrito no livro da lei para cumprir, galatas 3;10. portanto dizimos hoje é uma heresia que amaldiçoa os dizimistas legalistas…leia romanos 8. 1, gl 3.13

      • Concordo plenamente consigo “Você Para Deus” o mais agravante é que o dinheiro do dizimo não é usado para o fim com que é dado.

      • Jesus é o caminho a verdade e a vida a vontade de Deus é que nós se arrepender dos nossos ato e procurar viver em santidade ,esses devorador que falar só em dinheiro dízimos ofertas não entra no Reino de Deus o evangelho de Cristo é a palavra de Deus não é ouro nem prata

    • Meu irmão, muitos não são avarentos em seus dízimos, mas são avarentos com o seu próximo. Tentam barganhar com Deus com suas ofertas e com seus dízimos em interesse próprio e pouco se importa com o amor ao próximo. Se tornam o dízimo obrigatório, porque não fazem assim com o shabat, Deus não obriga a ninguém dizimar, mas determina que se guarde o sabado para descanso, para adora-Lo. Havia uma lei no A.T. sobre dízimos que era a garantia do sustento dos levitas a serviço do templo (tabernáculo), o templo já não existe, levitas também não, portanto porque preciso arrumar o povo com tal obrigação, se for para ensinar cumprir leis do A.T. que se ensine a cumprir todas.

    • VC ACHA JUSTO COBRAR DEZ POR CENTO DOS POBRES E NECESSITADO ? VISTO QUE AQUELES QUE NÃO AJUDA OS POBRES ESTÃO CONDENADO? MATEUS 25 V31 EN DIANTEA Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
      Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.ROM 12 V 7 E 8.

      • Mateus 5

        17. – Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo.
        18. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei – nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas.
        19. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.

        *Jejus não veio para acabar com a Lei nem ensinamentos dos Profetas ,mais sim para da sentido
        Seu sentido completo*

    • na verdade o dízimo é hoje uma mentira do diabo e faz os dizimistas ser pessoas malditas, pois se o dízimo é lei tem que obedecer tudo e não só o dizimo…os dizimistas é um povo enganado por satanás, pois nada sabe de biblia e usa para condenar as pessoas…Paulo afirmou que maldito todos aqueles que não permanece em tudo o que está escrito no livro da lei para cumprir, galatas 3;10. portanto dizimos hoje é uma heresia que amaldiçoa os dizimistas legalistas…leia romanos 8. 1, gl 3.13

      • Pelo visto, você é quem não conhece a bíblia, pois se conhecesse saberia que o primeiro Dizimista que a Bíblia cita é Abraão, e o Segundo Dizimista que a Bíblia cita foi Jacó, e estes dois homens de DEUS não estavam embaixo da lei de Moisés, pois eles vieram bem antes da lei de Moisés, e segundo a doutrina bliblica somos filhos de Abraão pela fé…, e lembrando que existe o princípio bíblico no livro de Malaquias no capítulo 3:10, no qual discorre “que o DÍZIMO deve ser entregue na casa DEUS para que haja mantimento na referida casa”.

    • Não existe mais templo, portanto não existe dízimo, Novo testamento só fala de oferta e esmola. Ajude um pequenino como Jesus disse. A igreja revelada a Paulo não é templo de pedra. Templo somos cada um de nós e todos nós somos igreja. Oque deveria existir é assembleia dos irmãos reunidos para coleta de oferta para missões e ajuda. Parem com a loucura e vão viver na sã doutrina lutar a boa luta.

      • Pior cego é aquele que não quer enxergar, mais não adianta lançar pérolas aos porcos, que tremenda ignorância…

  2. “VOCE PARA DEUS” primeiro deveriam mostrar a definição da palavra “OBRIGAÇÃO”,e so depois perguntaria se a pessoa é ou não é obrigado da devolver o dizimo nos dias atuais. Tendo em vista que nós os cristãos em Africa,America e Europa e em Asias….somos filhos de Deus pela misericodia e nao pela legitimidade,e se os que eram filhos de Deus (os israelitas) não cumpriam as ordenanças de Deus,imagine a nós herdeiros pela f é em Cristo Jesus????!!!. Por isso na palavra de Deus encontramos a seguinte palavra “. Isaías, 1:19 e 20- Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; pois a boca do Senhor o disse.”A palavra (SE) não é uma obrigaçao,mas uma condição,ou um dever. Por exemplo: Você não é obrigado a ir trabalha na segunda feira,mas SE quiser não ter falta,deves ir trabalha.ex.ninguem te obriga a pagar a luz ou agua da sua casa,mas voce receber recibo p ires pagar. E “se” não fores pagar quais as consequencias?
    Logo dar dizimo não uma “OBRIGAÇÃO”,como sujeres,mas sim um dever ou condição.
    Nao estudei muito,mas o pouco que entendo é isso.

    • Reggy, o dízimo não pode ser um dever muito menos uma “condição”. Ora, se fosse um dever, entraria em contradição com as palavras de Paulo que diz: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.”. Se fosse uma “condição” seria tratado como uma barganha e utilizo o seu próprio exemplo: eu pago a conta de eletricidade, para ter eletricidade. Realmente ninguém me obriga a pagar a conta, mas se quero a eletricidade, vou e pago! Isto é uma troca! Dou o valor proposto e em troca os responsáveis por fornecer a eletricidade, a fornecem. Já com Deus não temos como trabalhar neste sistema, visto que é tudo pela graça, favor imerecido. Ele morreu por nós, quem se atreverá a dizer que paga esta conta?

    • Washington, Mateus 23.23 diz: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.”. Não sou contra o dízimo, sou contra tornar isso uma obrigação!

      Graça e Paz!

    • em Mateus 23. 23 a lei ainda estava de pé valendo e Jesus estava reprendendo a maneira dos legalistas dizimimar pois estava dizimando as pequenas coisas, cominho, coento e hortelã e estavam negligenciando o que era mais importante da doutrina judaica a lei,,,,,
      não estava usando o amor, a misericordia e a justiça e a fé. Jesus ainda estava cumprindo a lei para que ela fosse abolida e Jesus deixou bem claro que aquela atitude não tinha amor e nem fé….Portanto dizimar não é ato de amor e nem de fé….mateus 23.23….a lei valeu até a morte de jesus na cruz, ef 2.15, cl 2.14…em atos 15 Deus não permitiu nada da lei na igreja como doutrina….

  3. Hoje a doutrina de dízimos é defendida pela maioria das igrejas, seja voluntário ou obrigatório. Mas dízimos eclesiásticos foram inventados pela igreja católica, e não foi usado só para obra da igreja. Guerras e a inquisição foram patrocinados pelos dízimos. Os dízimos católicos imitavam os do Antigo Testamento; cobravam dos produtores agropecuários, com alguns abusos. Um estudo bem detalhado com textos em português e espanhol sobre o assunto está disponível no site Slide share: Entrevista sobre o pagamento de dízimos no Antigo Testamento, na igreja católica, e nas igrejas evangélicas. Acesse e conheça um estudo que trata desta parte dos dízimos desconhecida da maioria de católicos e evangélicos e as pessoas em geral. Autores de livros sobre o assunto desconhecem ou omitiram os dízimos católicos cobrados dos agropecuarista durante mais de mil anos que teve inicio no século IV como voluntários para ajudar a renda da igreja, ganhou impulso nos séculos seguintes até se tornar obrigatório no VIII e força total inicio do XII, quando começaram as cruzadas que foram patrocinadas pelos dízimos. Essas e outras revelações sobre os dízimos você encontrará nesse estudo. Confira com atenção os texto históricos e veremos que o mundo tem memória custa,mas fatos históricos podem nos ajudar a chegar ao conhecimento da verdade.

    • Não existia Igreja Católica quando a Lei foi ditada. Jesus contestava a maneira como o dízimo era entregue e não a entrega. Inclusive em Atos, Ananias e Safira são exterminados porque mentiram a respeito do dízimo.
      Graça e Paz!

      • atos 5.3-5 ananias e safira nada a ver com dízimos…..Seu pastor ensinou errado….
        Ananias e safira vendeu uma propriedade para doar uma parte para os irmãos que é a igreja e resolveram não dar……em atos 15. 10,28-29 vemos que a igreja primitiva não adotou nada do vt como doutrina….Confira e pare de ser enganado pelos falsos profetas.

  4. O PASTOR que não consegue seguir a OBRA DE DEUS em sua igreja, sem A PRATICA DO DÍZIMO. Só tem uma resposta. A IGREJA que ele pastoreia, não é PLANO DE DEUS, e nem da sua vontade, pois se fosse de fato uma CASA DE ORAÇÃO como diz a sua PALAVRA, esta é SUPRIDA de todas as NECESSIDADES pelas OFERTAS DE AMOR das OVELHAS DO SENHOR. Alguém DUVIDA disso? Hoje igrejas são abertas aos montões, a cada esquina abre-se uma, mais a FINALIDADE é a SALVAÇÃO, a finalidade é o LUCRO FÁCIL. Meu email. [email protected]

      • Então o que significa o que está escrito em Matheus 22: 21 ” Dai pois a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus” – Eu pergundo: O que é de Deus??? – Se no velho testamento diz que o dízimo É DE DEUS, então não deixou de ser, pois em relação a Deus, o que é, sempre foi e sempre será, sendo assim se o dízimo é de Deus, não é nosso, por isso devemos devolve-lo.

    • Nossa amigo de Umuarama….vc está corretissimo…A IGREJA PRIMITIVA Não adotou nada do vt como doutrina obrigatória sob pena de maldição, atos 15.10,28,29….
      pena que os legalistas e fariseus não sabe disso.
      abraço a todos de Umuarama pr

    • Verdade, dúvido muito se não tivesse dízimo e ofertas,se teriam tantos assim querendo ser líderes, São poucos que estão como líderes por Amor, muitos são lobos devoradores,sugando tudo das ovelhas,por isso o Senhor Jesus falou para Pedro.
      Pedro se tu me ama apascenta as minhas ovelhas…muitos não amam nem as suas próprias vidas, tão amando mais o dinheiro,e caminhando em direção a Morte Eterna…Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

  5. NO NOVO TESTAMENTO. JESUS CRISTO, morreu para pagar tudo, todas as nossas dividas inclusive o DÍZIMO, ou melhor ainda, o DÍZIMO nem é para nós, era só para os JUDEUS. E nem era em dinheiro, e só era para os LEVITAS. Usam MALAQUIAS 3. 8 a 10. Sendo que já no começo do versículo DEUS declara os que verdadeiramente roubavam a ELE, no que ELE DEUS tinha decretado ser feito, para ALIMENTAR os LEVITAS povo que DEUS separou para trabalhar no TEMPLO, e por isso não lhes deu HERANÇA, terras e com isso estes não tinham como plantar, e não plantando estes não teriam o ALIMENTO. Então DEUS decreto o DÍZIMO, e ai sim ELE DEUS, diz – Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. ( Quem roubava a DEUS. Os próprios SACERDOTES da época. Eles recebiam os ALIMENTOS E ANIMAIS bons, das 11 tribos, que devolviam o DÍZIMO e entregavam aos LEVITAS animais coxos, cegos e assim por diante.
    Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Vejam que com esta DESOBEDIÊNCIA dos SACERDOTES e não das tribos que, devolviam corretamente o DÍZIMO. Todas as tribos eram amaldiçoadas.
    Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Esta prova que DEUS diz fazer as 11 tribos, era que se eles OBEDECESSEM ao que DEUS tinha DECRETADO naquela época, estas tribos teriam CHUVAS nas suas terras corretamente e não passariam por secas, e teriam sempre os ALIMENTOS e os ANIMAIS para levarem ao SACERDOTE e do SACERDOTE aos LEVITAS. E com isso estariam sempre OBEDECENDO A DEUS E A SEU DECRETO OU A SUA LEI. Hoje usam esta passagem para, primeiro, meter medo nas OVELHAS com o roubar a DEUS. E o segundo, a BARGANHA, traga os DÍZIMOS e faça prova com DEUS se ELE, não vais triplicar o seu patrimônio, com casas, carros, saúde, emprego e tudo mais. Lá não diz isso, é bem diferente o que diz em MALAQUIAS, com que se prega. DEUS diz para nós OBEDECER a sua PALAVRA em 2º aos CORINTIOS 9. 7. No NOVO TESTAMENTO, é OFERTAR COM AMOR, ajudar os POBRES, os ÓRFÃOS, e as VIÚVAS. Esta é a VERDADE, esta escrito na BÍBLIA leia e entenderão. JESUS ESTA VOLTANDO

  6. Excelente esclarecimento, principalmente aos que julgam erroneamente, dizendo que o dízimo é uma pratica ligada apenas ao homem.
    Continuem firmes nesse propósito para edificar vidas. A paz de Cristo!

  7. Sobre esta questão de dízimo ser dinheiro,eu acho ser uma falácia,isso porque em toda à bíblia nós não vamos encontrar nenhuma relação do dízimo com dinheiro;A bíblia manda até comer o dízimo! Deuteronômio-14:23. Para você não ser chamado de ladrão do dízimo de Deus,faça o seguinte: Mateus-25:41 até 46. Sabe de uma coisa, meu Mestre nunca me ensinou que o dízimo perdeu o vigor nos dias atuais, porque era para ser “estatuto perpétuo… e para todas as vossas gerações” Levítico-18:23.No livro Mateus 23:23 o meu Mestre chama a atenção dos líderes de sua época,e o motivo dessa chamada que o meu Mestre dirigiu aos sacerdotes foi: Mateus 23:14/ esse é o real sentido da religião para o Deus todo poderoso.Tiago-1:27

  8. DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM DIZIMO MAIS. ELE DEUS VELA EM CUMPRIR O QUE ELE PROMETE EM SUA PALAVRA, E O DIZIMO ERA PROMESSA E OBEDIÊNCIA PARA AS ONZE TRIBOS, PARA ALIMENTAR OS LEVITAS, HOJE A OBEDIÊNCIA É OFERTAS, E ESTAS ALIMENTAR A VIÚVA, O ÓRFÃO, O POBRE E O NECESSITADO. E NUNCA PARA TE FAZER PROSPERAR POR OFERTAR. DEUS SABE CADA NECESSIDADE TUA E MINHA. ELE É O DONO DO OURO E DA PRATA. NÃO ACREDITE EM FALSAS PROMESSAS, POIS DEUS NÃO CUMPRE A PROMESSA DO HOMEM.

    Todo CRISTÃO deve saber que deve fazer o que a BÍBLIA manda, e deixar de fazer o que ela proíbe. Se não sabe, pelo menos deveria saber que a BÍBLIA e somente a BÍBLIA é a nossa regra de FÉ e pratica.
    Sendo assim, vejamos:
    1-A bíblia manda entregar o dízimo?
    Sim, segundo Malaquias 3:10, ela manda que os dízimos sejam entregues na Casa do Tesouro.
    2-Onde é a Casa do Tesouro?
    No contexto de Malaquias, Casa do Tesouro era um local específico no templo de Jerusalém, onde os judeus entregavam parte de suas produções.
    3-Atualmente a Casa do Tesouro foi substituída pelas contas bancárias das igrejas-instituições?
    Não. Segundo as escrituras não há textos que permitem, autorizem ou legitimem esse tipo de adaptação do texto de Malaquias, consequentemente não há para o cristão a obrigação de entregar 10% de seus recursos na sua igreja, visto que devemos somente fazer o que a Bíblia manda.
    E se a Bíblia não manda, então ninguém pode impor aos cristãos uma obrigação extra-bíblica!
    No novo testamento encontramos textos demonstrando recolhimento de ofertas para manutenção da obra de Deus, especialmente ofertas para missões, contudo ofertas são voluntárias (sem obrigação) e não há uma porcentagem pré-determinada para elas. Pode ser mais que 10% ou menos que 10%.
    Portanto o cristão pode e deve exercitar sua generosidade e desapego material ofertando voluntariamente e com alegria onde sentir vontade, mas não pode e não deve fazer isso obedecendo a uma falsa obrigação bíblica de entregar o dízimo na igreja.
    meu email. [email protected]

  9. em vez de ficarem debatendo sobre dinheiro que é terreno e maligno , por que quem ama o dinheiro nunca se fartará , por que não falam da salvação , do pecado e do juizo de Deus , quando falamos em dizimos existe duas classes , os que são fieis a DEUS com suas rendas e isso não tem nada a ver com velho ou com o novo testamento , e os que procurar não fazer a vontade de Deus achando desculpas para não fazer , vão se converter a Jesus , pois o verdadeiro cristão ele é direcionado pelo Espirito Santo a estar em um lugar a onde Deus da a direção para todas as obras , inclusive administrar dizimos e ofertas , essa discussão só tira o brilho da gloria de Deus e mostra a carnalidade do povo em relação a Deus , povo mesquinho e infiel , Deus é Senhor e não deve nada para ninguem , nós é que devemos a Ele .

  10. Eu acho que o dízimo e voluntário , quem ama obra de DEUS vai ofertar ou dizimar sem poblema nenhum , eu gosto de ajudar a obra de DEUS , nos aqui estamos no Campo das ideias , precisamos sim falar sobre o dízimo, nos precisamos eclarecer bem esse assunto, porque tem muita gente sendo enganada ,ou até vivendo infeliz , achando que estar debaixo de maldição, ABRAÇOS a todos, ficam na PAZ DO SENHOR

  11. ASSIM DIZ DEUS EM SUA PALAVRA EM OSEIAS 4. 6 – “O MEU POVO ESTA SENDO LESADO, POR MENTIRAS ENGANOSAS, E BUSCANDO EM PASTORES DE BOA FALA, BOA HERMENÊUTICA A CURA E A PROSPERIDADE, SÃO LEVADOS AO SEUS ENGANOS POR UMA SÓ COISA. A FALTA DE CONHECIMENTO. FALTA DE CONHECIMENTO NO QUE. NA REAL FALTA DE CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, POR FALTA DE LER, DE MEDITAR, E DE COLOCA-LA EM PRÁTICA. JESUS NOS CONFIRMA O QUE DEUS POR OSEIAS NO ENSINA EM 4. 6. EM MATEUS. 22.29 – JESUS NOS CONFIRMA RESPONDENDO. DISSE-LHES: ERRAIS TODOS VÓS NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS, NEM O PODER DE DEUS.

    ENTÃO O QUE PODEMOS VER É QUE NÓS SÓ SEREMOS ENGANADOS COM MENTIRAS E ENGANOS, POR NÃO LER AS ESCRITURAS E NÃO CONHECER O PODER DE DEUS, CONTIDOS NA SUA PALAVRA. E DEIXAREM TUDO PARA OS PASTORES QUE COM BOA FALA E BOA HERMENÊUTICA FALAM E PREGAM O QUE QUEREMOS ESCUTAR, E QUE MUITAS VEZES, NÃO É O QUE REALMENTE DIZ TEXTO E CONTEXTO DA PALAVRA DE DEUS NA BÍBLIA, E AS OVELHAS POR ESTA NEGLIGÊNCIA, AUTORIZA E CONCORDA COM SEU AMÉM, A TUDO QUE LHES FOR PREGADO COMO CORRETO. POVO DE DEUS. NEM TUDO É ERRADO. E NEM TUDO CORRETO. DEVEMOS ANALISAR E COMPROVAR LENDO AS ESCRITURAS, POIS É NELA QUE DEUS NOS PROMETE EM JEREMIAS 1.12 – EM CUMPRIR TODA “A SUA PALAVRA” E NÃO NO QUE PREGA O HOMEM. ENTÃO PREGOU O HOMEM, ESTA ESCRITO NA BÍBLIA, DEUS CONFIRMA EM SEU CORAÇÃO. CONFIRME COM AMÉM E GLORIAS A DEUS. ENQUANTO NÃO TIVER A CERTEZA DE DEUS. NÃO SE APRECE A DIZER AMÉM.

  12. Nós como cristãos precisamos nos humilhar e nos quebrantar na hora lermos a Palavra de Deus.
    Como cristãos devemos entender que não temos só direito de receber algo mas também o dever fazer e realizar coisas .
    O que será que os irmãos iriam falar se fosse ensinado em cima desse texto:
    “Atos dos Apóstolos 2: 45. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.”
    Se fosse ensinado que você deve vender tudo o que você tem e colocar na mão dos seus líderes , venda suas casas,venda seus carros ?

    Se com uma simples ação de gratidão a Deus devolvendo 10% já está causando toda essa confusão imagine se fosse ensinado e dar tudo 100% .

    Meditem com mais amor na palavra , observem com o coração mais aberto as ações dos líderes do nosso tempo antes de sairmos jugando e apedrejando façamos como Davi ” aí de mim tocar no ungido do Senhor ” faça o que você tem fazer ,se as demais pessoas te taxam de “burro,gado etc” não ligue .
    Tudo nessa vida vai passar prefiro não ser apegado as coisas.

  13. Bom dia.
    quero apenas Fazer uma colocação* sobre uma postagem ,que uma pessoa disse que dízimos é uma questão de fé, quero apenas dizer que a bíblia na sua etimologia que dizer pergaminho papiro, livro E que ela é constituída de vários livros. que foi compilada em um só e quer dizer coleção de livros, e quero dizer que a bíblia é um livro que conta a história do povo daquela época, pois ela é composta de fatos históricos, de parábolas ,poesias salmos, e usa de metáforas que é imprescindível saber sobre como interpreta lá de forma correta ,para não deturpa lá como tem sido feito a 2021 anos/, pelos falsos profetas. que insiste de usar o tema em voga para enganar os incautos, eles usam do dom da oratória, de táticas persuasivas ,do seu conhecimento teológico ,as vezes são doutores em teologia ,PHD TEM MESTRADO, CONTUDO USAM ESSE SABER E ERUDIÇÃO PARA ENGANAR AS PESSOAS, ,E SE TORNANDO MERCENÁRIOS DA FÉ ,UNS ERRAM POR FALTA DE CONHECIMENTO; Outros por má fé ,
    O DIZIMO não é questão de fé, e sim fato histórico, que foi praticado no período que vigorou a lei mosaica ,que tinham 613 preceitos que os próprios sacerdotes NÃOO CUMPRIA pois a lei era fraca, e inútil ela era a sombra do que viria ,e mais JESUS CRISTO NÃO VEIO PARA OS JUDEUS, POIS O JESUS QUE OS JUDEUS ESPERAM ATÉ HOJE NÁO VEIO, AINDA AGUARDAM O JESUS DELES HÁJA VISTO QUE OS SACERDOTES ,USAVAM A BIBLIA PARA CONDENAR JESUS, QUEM LER A PALAVRA DE DEUS SABE A VERACIDADE DO QUE ESTOU A DISCORRER, POIS BEM: ESSES FALSOS PROFETAS QUE QUEREM VIVER SOB A ÉGIDE DA ANTIGA ALIANÇA, A QUAL JESUS ABROGOU OM SUA MORTE NA CRUZ, NO INSTANTE QUE ELE RENDE O SEU ESPIRITO, E DIZ QUE ESTA CONSUMADO,
    POIS ELE CUMPRIU TODA A LEI, POIS ERA JUDEU NASCEU DE UMA MULHER JUDIA. E NA ÉPOCA DA LEI MOSAICA, FOI BATIZADO FOI CIRCUNCISADO ,NO OITAVO DIA ; ELE APENAS NÃO PAGAVA O DIZIMO, POIS ELE NÃO ERA AGRICULTOR, E NEM PECUARISTA POIS SÓ QUEM DAVA DIZIMO ERA OS QUE TINHAM PLANTAÇÃO E CRIAVAM GADO ,POIS SÓ QUEM ERA AGRICULTOR O PECUARISTA ERAM OBRIGADO A DIZIMAR, E AS 11 TRIBOS DAVAVAM, DIZIMOS A TRIBO DE LEVI; POIS OS LEVITAS NÃO TINHAM HERDADE NA TERRA, POIS SÓ OS QUE SERVIAM NA TENDA DA CONGRECAÇÃO, RECEBIAM DIZIMOS PORQUE FORAM ESCOLHIDOS POR DEUS PARA AQUELA FUNÇÃO ,OS DEMAIS TRABALHAVAM .POIS BEM: QUERO DIZER QUE DA DIZIMO NÁO É OBRIGADO PARA OS GENTIOS ,SE ESTENDE PARA OS NOSSOS TEMPOS, SINTO MUITO ,ESTÃO SENDO ENGANADOS .E ESTA ESCRITO( maktub) que dizimo E dinheiro não vão encontrar, alias só existe uma PASSAGEM que FAZ referência E que cita dizimo e dinheiro, que se encontra em deuteronômio; e diz “se o lugar que o Eterno determinar for longe pegue o seu dizimo vende o e o ate a mão, e vá ao lugar que o ETERNO DETERMINAR E CHEGANDO LA; ANTES DE ENTRAR COMPRE TUDO QUE PEDIR A TUA ALMA ATÉ EM BEBIDA FORTE,E ENTRE E COME ATÉ SE FARTAR”
    PRESTE ATENÇÃO ELE NÃO DISSE ENTRA NO TEMPLO E DA O DINHEIRO AO SACERDOTE .
    , ESSA É A ÚNICA MENSÃO DE DIZIMO, TEM OUTRA CITAÇÃO QUE DIZ VÁ E COMA O TEU DIZIMO,
    VOCÊ NÃO COME DINHEIRO NÉ
    ,QUERO ASSIIM DIZER QUE NÃO EXISTE DIZIMO EM DINHEIRO.
    ISSO É UMA falácia. contada até hoje, para enganar ,pois se essa falácia for revelada vão perder a sua galinha dos ovos de ouro ,isso é fato e tem pessoas que dizem que dão dízimos, a forma que o pastor usa isso, ele vai responder persi ,em verdade vos digo, que é ledo engano, pois você esta ajudando a ele a enganar mais pessoas, e diz a palavra “se você quiser viver pela lei que a cumpra a toda se não seja anátema, pois estão renegando a morte de JESUS NA CRUZ, POIS ELE TERIA MORRIDO EM VÃO ” AQUI FALO COM MINHAS PALAVRAS, É O QUE DISSE JESUS QUE QUEM VIVE SOB A ÉGIDE DA LEI MOSAICA, ESTA RENEGANDO A SUA MORTE NA CRUZ, E MESMO -QUE QUISSESSE CUMPRI LA , PRIMEIMEIRO TERIAM QUE RECONSTRUIR O TEMPLO, SÓ QUE IRIA ARRUMAR UMA ENCRENCA SEM PRESEDENDE ,POIS LA HOJE FOI CONSTRUIDA UMA MESQUITA MUÇULMANA, .TERIA QUE RESUICITAR A LEI MOSAICA, RESUICITAR OS LEVITAS, ,CUMPRIR TODO O RITUAL QUE ESTA ESCRITO NOS 613 PRECEITO DA LEI. E MESMO ASSIM SERIA ANÁTEMA, POIS ESTARIAM RENEGANDO A MORTE DE CRISTO NA CRUZ, POIS ELE MORREU NA CRUZ PRA NOS RESGATAR, DA MALIÇÃO DA LEI E NOS TRAZER PRA GRAÇA , E NÃO ADIANTA USAR ABRAÃO ,- JACÓ MALAQUIAS 3,10 MATEUS 23,23 QUE NÃO SE SUSTENTAM ,POIS MALAQUIAS FALAVA PRA AQUELE POVO E MATEUS ESTAVA REPREENDENDO OS, E FALAR QUE ABRÃO DEU DIZIMO NÃO TEM BASE, POIS O DIZIMO QUE ELE DEU FOI DOS DESPOJOS DE GUERA, QUE ELE RECUPEROU GUANDO ELE DERROTOU O REI E REGATOU SEU SOBRINHO LÓ, QUANTO A JACÓ ELE VEZ UM VOTO COM DEUS, E NEM SE SABE SE ELE CUMPRIU E OUTRA FALÃCIA É DIZER QUE NÃO havia dinheiro na que época, Abraão comprou a sepultura de sua esposa, por quatrocentos ,ciclos.
    JESUS FOI TRAÍDO POR 30 MOEDAS, E JESUS ESPULSOU OS VENDILHÕES QUE FAZIA COMÉRCIO NO TEMPLO E AGIOTAGEM ,E ABRAÃO ERA RICO E NUNCA DEU DIZIMO ,E A LEI MOSAICA SÓ SURGIU 400 ANOS APÓS ABRAÃO, SENDO ASSIM NÃO VEJO SUSTENTAÇAO, HOJE O ACESSO AO COMHCIMENTO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS, O véu que foi rasgado de cima a baixo com a morte de CRISTO, E QUE AINDA MUITAS PESSOAS AINDA ESTÃO *USANDO ESSE VÉU, MAIS TEM MUITAS PESSOAS QUE JÁ ESTÃO RETIRANDO ESSE VÉU POIS SÓ A VERDADE LIBERTA, JOÃO 8,32, E DIZ A PALAVRA “O MEU POVO PECA POR FALTA DE CONHECIMNTO “, MEUS FILHINHOS VOCÈS ESTÃO SENDO ALIMENTADOS COM LEITINHO E NÃO COM ALIMENTOS SOLIDOS .
    MEUS AMIGOS JESUS ESTA VOLTANDO NÃO SERIA LEVIANO EM DIZER DIA E HORA E ANO, APENAS PERCEBO E TENHO A CONVICÇÃO PELOS SINAIS QUE O MUNDO ,NOS APRESENTA, E VISÕES QUE VEJO NOS CÉUS, DIARIAMENTE; E OUTRAS ESPORADICAMENTE,- EM VERDADE O SINAL É QUE VEJO CADA VEZ MAIS NITIDO, É A QUERRA ENTRE ANJOS ,A QUAQUER HORA DO DIA, A DIFERENÇA É A INTENSIDADE, E POR DUAS VEZES VI DOIS DELES ,NA POSIÇÃO VERTICAL E CREIO QUE A FORMA QUE O ETERNO COLOCOU FOI PARA DIFERE/NCIAR, É A COR UM PRETO E UM BRANCO E TODA VEZ QUE O PRETO VEM DIREÇÃO A TERRA/, O BRANCO O INTERCEPTA ,E O LEVA PARA LONGE/, QUANDO OS+ VI A UMA DISTÂNCIA DE UNS 150 METROS, DA MINHA JANELA ACHO QUE MEDIA 3 METROS DE ALTURA, E 4 DE ENVERGADURA, E DEVE UMA VEZ QUE VI UM COM UMA ESPADA E UM ESCUDO, DERROTANDO UM INIMIGO, ESSAS COISAS JÁ VEJO A MAIS DE DOIS ANOS,TAMBÉM+ TUNEIS DE LUZ ,ABRTURAS NO CÉU COM SE FOSSE POR-TAIS .
    CONES DE LUZ. ULTIMAMENTE VEJO PESSOAS, CREIO NESSAS COISAS ,NÃO SÓ PELA TEORIA MAIS POR VER NO CÉU TODOS OS DIAS COMO DIZEM AS COISA DE DEUS SÃO LOUCURA PARA OS HOMENS, NÃO ESPERO QUE ACREDITEM ,MAIS QUE EXISTEM ,JESUS DISSE EU ESTOU NO MUNDO MAIS NÃO SOU DO MUNDO, POIS O MUNDO JÁS NO MALIGNO, VOU PARA CASA DO PAI E PREPARAREI VARIAS MORADAS E VIREI BUSCA LOS,”
    JESUS ESTA VOLTANDO , EM VERDADE VOS DIGO ARREPENDENSE E PREPARENSE PRA GRANDE TRIBULAÇÃO .

    • A Paz de Cristo amados. Concordo com os amados irmãos. Jesus Cristo veio cumprir a lei de Moisés, pois o Pai o ordenou. A lei foi do Antigo Testamento. O Novo Testamento é Jesus Cristo, Ele é o Espírito da Profecia. Jesus Cristo aboliu todos os sacrifícios. Os irmãos trabalham. Dá onde vem o dinheiro? Não é do trabalho, não é do suor do teu rosto? Não é sacrifício? Sim isso é sacrifício, pois está saindo do suor do teu trabalho. Quando Jesus Cristo ressuscitou, Ele não entrou mais em templo nenhum. Nós somos o templo real e espiritual. Peça a Deus para clarificar os olhos dos irmãos. Orem a Deus e peçam sabedoria, discernimento, entendimento e conhecimento da Palavra Dele, para que os irmãos não sejam enganados.

  14. Vivemos pelo Espírito. E esse mesmo Espírito fala ao nosso coração sobre o quanto podemos ofertar. Lembrando que a generosidade é um fruto do Espírito em nossa vida. Quando especificamos um percentual e tentamos torná-lo padrão (regra) já não estamos mais sendo dirigidos pelo Espírito. Paulo que pregou aos gentios sempre estimulou a dádiva, a oferta, como fruto de generosidade. Abraão deu o dízimo mas o fez porque sentiu pelo Espírito de dar. Poderia ter dado mais ou menos. Sua atitude foi utilizada como exemplo para sua geração e tornou-se Lei. Mas nós vivemos um tempo que todos almejavam ver. Um tempo mais excelente. Jesus cumpriu a Lei e nos deu o Espírito que nos ensina todas as coisas e nos guia. Somos o templo, Reis e sacerdotes. Tudo que fazemos é por fé. Não mais pela letra. Não mais por lei. Porque a letra mata mas o Espírito vivifica. Vc é livre por meio de Cristo a ofertar o quanto vc desejar. Se é 1, 2, 10., 20…30% …etc. Mas tudo é feito com alegria. Nada por tristeza ou necessidade. Nada por obrigatoriedade pois foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Existe uma paz em seu coraçao que o mundo não possui e não entende. Vc tem a mente de Cristo. E pensa como Cristo. Deus dá a semente a quem semeia. Nossa provisão vem de Deus. Isso é viver por fé. Isso é viver pelo Espírito.

    • Exatamente José!

      Com amor, sem obrigação e por livre e espontânea vontade. “Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”

      Deus Abençoe!

  15. Existem detalhes que não foram mencionados. Aqui eu apresento alguns deles.
    1- A Lei de Moisés não é para nós. Confirmamos isso em Levíticos 27:34 que diz que esses mandamentos são para os filhos de Israel.
    2- O que está sendo ensinado em Malaquias 3:10 em diante ( a respeito do dízimo é uma mentira de satanás). Confira isso no mesmo livro de malaquias, mas do 1º capitulo versículo 6 em diante que diz:
    a) Não são os homens que estavam roubando a Deus.
    b) Os sacerdotes é quem estavam roubando a Deus.
    c) Deus amaldiçoou os sacerdotes.
    d) Deus mandou os sacerdotes devolverem o que eles estavam roubando.
    Então, quando chega a Malaquias 3:10, Deus não está falando com o povo, mas sim com os sacerdotes.
    3) A lei de Moisés não está mais em vigor. Há alguns deturpadores da palavra que dizem que em Mateus 5:17-19 afirma que a Lei de Moisés ainda está em vigor. Não é isso que Jesus quer dizer, mas antes, eu quero perguntar pra eles isso:
    a) Se a Lei de Moisés ainda está em vigor, então, qual o animal que você sacrifica para expiação dos seus pecados? A Lei de Moisés é bem clara a respeito disso. Não ouse fala de Jesus, pois Jesus é para a Graça de Deus.
    b) Quem é o seu sacardote eterno? Não ouse falar que é Jesus, pois a Lei de Moisés é muito clara. Para ser sacerdote tinha que ser da tribo de Levi e descendente de Arão, só que Cristo veio pela tribo de Judá e pela descendência de Davi.
    c) O seu suposto dízimo é enviado para Jerusalém? Pois a Lei de Moisés é muito clara, a casa do tesouro ficava em Jerusalém, e não no bolso dos pastores.
    d) Vocês que recebem o tal dos dízimos, vocês não podem receber, ter ou deixar bens materiais pra ninguém, pois a Lei de Moisés é muito clara. A herança, os alimentos é Deus quem vai suprir e não é dinheiro.
    Agora, voltando para o texto de Mateus, Jesus quis dizer que enquanto Ele, Jesus, não cumprisse toda a Lei de Moisés ela ainda esta ria em vigor, com firmamos isso em Lucas 24:44-48. E observem que é o próprio Jesus quem diz isso.
    4) Em Lucas 16:16 o próprio Jesus diz que a Lei de Moisés vigorou até João o batizador. E, se quiserem, de novo, deturpar a palavra por causa do versículo 17 do mesmo texto, é só relembrar a eles Lucas 24:44-48.

  16. Totalmente errada essa visão e equivocada, o próprio Jesus fala do dízimo, no novo testamento está bem claro
    “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!, que pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, enquanto descuidais o que há de mais grave na lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade; é isto que era preciso fazer, sem omitir aquilo” (Mateus 23:

    • Vanessa, a paz do Senhor Jesus, eu também pensava como você e usava esse texto também, mas quando percebi que Jesus viveu no período da lei, aí entendi que Ele precisava cumprir a lei. Olha o texto novamente (enquanto descuidais o que de há da mais grave na LEI). Cristo não aboliu a lei, Ele à cumpriu, mas na sua morte e ressurreição, entramos no tempo da Graça. (Lei abolida). Fique na Paz e espero ter ajudado um pouco.

  17. A IGREJA RENASCER E A MUNDIAL ESTÃO CHEIAS DE AÇOES NA JUSTIÇA POR NÃO PAGAREM SEUS ALUGUEIS E SUAS DESPESAS….. NÃO DÃO A CESAR O QUE É DE CESAR….. MAS COBRAM DIZIMOS E MANDAM FAZER SACRIFICIOS PARA DAREM TUDO,,,, ATÉ MANDAM DIZIMAR EM DOBRO… DIZIMAR É UMA PALAVRA ESQUISITA…. HITLER “””DIZIMOU””” OS JUDEUS….. ENTÃO ELE ELIMINOU SÓ DEZ POR CENTO DOS JUDEUS ?????,,,,, JESUS CONFIRMOU O DIZIMO COMO OBRIGAÇÃO DOS FARISEUS AOS LEVITAS , MAS DENTRO DA LEI…. MAS JESUS VEIO INAUGURAR A ERA DA GRAÇA E DO AMOR , E ELE ERA DA TRIBO DE JUDÁ , QUE NÃO RECEBIA DIZIMOS DO POVÃO… ENTÃO , NAO PODERIA PREGAR O DIZIMO , POIS ELE VEIO FINALIZAR A ERA DA LEI , CUMPRINDO-A SOBRE SEUS OMBROS NA CRUZ… E SEU SACRIFICIO FOI PERFEITO , ABOLINDO OS SACRIFICIOS DE ANIMAIS… JESUS É A NOVA ERA…. A CRUZ ESTÁ VAZIA… CREIO QUE OS DIZIMISTAS TEIMAM EM RECOLOCAR JESUS NA CRUZ… EU JÁ FUI DIZIMISTA E NÃO VI DIFERENÇA EM NÃO SER MAIS E ESTOU MELHOR DO QUE MUITOS DIZIMISTAS,,, SÓ VOLTARIA A SER DIZIMISTA , SE RECEBESSE UMA DETERMINAÇÃO ESPIRITUAL DO PROPRIO DEUS…..

  18. Nasci no meio evangélico, sempre aprendi em devolver o dízimo, mas quando comecei a estudar as escrituras e entender que muitas coisas foram escritas para um determinado tempo e pessoa(s), descobri que 10% eu dou para o garçom e para Deus, eu oferto o meu melhor. Quando as igrejas e seus líderes começarem a ensinar o que é oferta, não vão se preocupar mais em querer amarrar suas Ovelhas em uma lei que nem Cristo fez e nem seus discípulos.

    • Meu irmão quem é Paulo quem somos nós para discutir o próprio Apóstolo Paulo disse em 2 Coríntios 9:7 Cada um da segundo o seu coração. Se decidir em.meu coração não dar isso é problema meu se dar o meu Dízimo ou minha oferta isso é problema meu Deus não anda com uma arma para obrigar eu acredito que os servos de Deus não andam com arma apontar e a obrigar faça isso ou aquilo.

  19. também quando mandam sacrificar tudo que possui , exemplificam abraao como se tivesse sacrificado isac e gideao como se tivesse sacrificado o segundo boi, o melhor.

    mas não esclarecem que na ora de executar seu filho , um anjo interrompeu o ato e providenciou uma ovelha para ser sacrificada e
    portanto , abraao ofereceu uma ovelha que não era do seu rebanho e gideão foi ordenado por Deus para pegar o segundo boi , o melhor , de seu pai , que seguia deus baal…

    portanto , sacrificou algo que não lhe pertencia….

    quando abraao dizimou para melkisedec , foi com os despojos dos inimigos vencidos , e nao com o que era seu …

    como se verifica , tanto o sacrificio quanto o dizimo , mesmo no velho testamento , eram realizados com o que “””era dos outros””” ou com o que Deus dava antecipadamente…

    Deus só quer o reconhecimento que dependemos Dele,,,

    na verdade não merecemos nada , mas temos bençãos pela Sua misericordia;;;

    e com o advento de Cristo , pela graça…

    melhor dizimo e oferta e sacrificio é reconhecer o Nosso Deus como Deus do qual dependemos pela Sua misericordia , sempre louvando-O e Lhe agradecendo eternamente…

    E se temos algo é pela Sua misericordia , temos que ter misericordia pelo proximo…

    porisso é que Cristo criticou os fariseus. por não terem misericordia e nem compaixão pelo proximo …. e assim , soterrando o ato frio destes ao dizimarem e ofertarem…..

    e finalizando.
    FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

  20. O dízimo é Bíblico. Ele não é obrigatório, não deve ser um fardo. O dízimo é obediência, é para aqueles que tem um coração voluntário e reconhecem que tudo provém do Senhor, que é por Ele que temos provisão. Isso não deve ser determinado por Igreja ou Pastor, é algo particular com Deus.