O Apóstolo João foi jogado no azeite quente?

Existe uma ideia amplamente difundida entre os evangélicos de que o apóstolo João foi jogado no azeite quente, mas será que isto ocorreu mesmo?

Onde está escrito que João foi jogado no azeite quente e sobreviveu?

Vejamos se tais informações são verídicas.

Considere ler também:

O Apóstolo João foi jogado no azeite quente?

Não existe nenhum versículo bíblico que nos afirme ou que podemos usar como referencia para afirmarmos que João foi jogado no azeite quente antes de ser levado para a Ilha de Patmos.

O que temos neste caso é somente a tradição dos chamados “Pais da Igreja” afirmando isso, nada mais.

É claro que João morreu de morte natural, como nos é informado pelo próprio Jesus muitos anos antes. Entretanto é plausível acreditarmos na ideia de que João sofreu diversas perseguições, principalmente as dirigidas pelo imperador Domiciano por causa da pregação do Evangelho em Éfeso. (leia um estudo bíblico completo sobre a passagem de Paulo em Éfeso clicando aqui).

Embora possamos afirmar que de fato ele sofreu perseguições (assim como todos os outros discípulos de Cristo), não podemos afirmar biblicamente que João foi jogado no azeite quente e sobreviveu.

Quem eram os “Pais da Igreja” que afirmaram que João foi jogado no azeite quente?

Os Pais da Igreja na verdade eram homens zelosos que “construíram” a teologia até hoje utilizada pela Igreja.

Podemos citar dois grupos, primeiro os chamados “Pais Apostólicos”. Estes tiveram contato direto com os apóstolos, ou seja, ouviram os seus ensinamentos pessoalmente.

O segundo grupo são os chamados: “Pais da Igreja”. Estes se tornaram responsáveis pela Igreja após a morte dos “pais apostólicos”.

Conclusão

Embora, como eu já disse, não podemos afirmar que este fato tenha ocorrido, podemos com certeza acreditar que João sofreu diversas perseguições para levar o Evangelho.

Só isto, já nos mostra duas coisas:

A primeira de que Jesus cumpre com a sua palavra, pois João foi o único de todos os apóstolos a morrer de modo natural.

E segundo nos mostra como hoje temos uma enorme facilidade em falar do Evangelho e ainda assim não falamos.

Que Deus possa nos dar coragem para falarmos do amor dele sempre!

Até Já!

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. “Se fores à Itália, encontrarás Roma, de onde podemos beber nós também a autoridade dos apóstolos. Como é feliz essa Igreja, à qual os apóstolos ofereceram a doutrina por completo, acrescentando-lhe seu sangue, onde Pedro se identifica com o Senhor na paixão, onde Paulo é coroado com a mesma morte de João Batista, onde o apóstolo João, mergulhado sem se ferir em óleo fervente, é condenado ao exílio numa ilha”

    Tertuliano – Século III-(A prescrição contra os hereges, 36.