O que Significa Avivamento na Bíblia?

Você quer saber o que Significa Avivamento na Bíblia, de verdade? Vamos junto estudar uma Palavra de Avivamento na Bíblia.

Neste estudo bíblico sobre Avivamento, iremos analisar a passagem bíblica de maior repercussão da história quando o assunto é avivamento: Atos 2 – O dia de Pentecoste!

Vamos juntos estudar a Palavra de Deus hoje!

Certamente que se você acha este estudo útil, compartilhe com outras pessoas:

Portanto, vamos ao estudo bíblico sobre o verdadeiro avivamento bíblico:

O que significa Avivamento na Bíblia, segundo Atos 2?

O que Significa Avivamento na Bíblia

 

Caso você queira dar uma olhada novamente em Atos 2 para nos acompanhar, clique aqui e acesse a Bíblia Online. 

Em primeiro lugar, o fato relatado em Atos 2 nos mostra 4 características para identificarmos o verdadeiro avivamento bíblico.

Essas características sempre andam juntas e devem ser observadas:

  • Objetivo;
  • Gente;
  • Capacitação;
  • Conversão.

Posteriormente eu explicarei cada uma delas a você. Mas é necessário esclarecer, antes de tudo, que essas características andam juntas e por isso devem ser observadas em conjunto.

Vamos explicar cada uma delas:

1ª característica do verdadeiro avivamento bíblico: Objetivo!

“Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.” Atos 2:1

Observe que todos estavam reunidos num só lugar, ou seja, todos estavam com o mesmo objetivo!

Onde quer haja o verdadeiro avivamento é necessário, antes, que todos estejam com o mesmo objetivo de buscar a Deus com toda a sinceridade e com todo amor.

Nos locais onde se afirma haver avivamento, mas as pessoas estão distantes e desconectadas deste objetivo, fuja, pois ali não haverá o verdadeiro avivamento.

Portanto, lembre-se que: “dois ou três reunidos no nome de Jesus, ali ele está!”

2ª característica: Gente!

“Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo.” Atos 2:5

O verdadeiro avivamento bíblico é a festa do povo! É a festa da gente! Gente de qualquer lugar e de qualquer característica.

Por isso o Pentecoste é a festa do povo. Observe que em Atos 2 não havia intelectuais, não havia sacerdotes e não havia conflitos de interesse.

Claro que isso não significa que essas pessoas são excluídas do verdadeiro avivamento;

mas é necessária uma total entrega, ou seja, assim como falamos na característica anterior: todos precisam estar no mesmo objetivo.

O verdadeiro avivamento não possui acepção de pessoas, desde que todas estejam com o mesmo objetivo!

3º Característica: Capacitação!

O verdadeiro avivamento não é só algo externo mas também, e principalmente, é interno!

Não se coloca vinho novo em odre velho. O Espírito Santo também é capacitação, veja:

“Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando?” Atos 2:7

Ora, não são simples homens da Galileia? De onde vem tanta capacitação para falar em outras línguas?

Portanto, onde quer que haja o verdadeiro avivamento, há também a capacitação do Espírito Santo.

O que Significa Avivamento na Bíblia, veja a 4ª e a mais importante característica : Conversão!

“Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.” Atos 2:41

Após o fenômeno do avivamento, Pedro efetua uma das melhores pregações da história da humanidade, levando através da Palavra de Deus: três mil pessoas para o Evangelho!

Onde quer que haja o verdadeiro avivamento é necessário conversão. A conversão é o ponto principal, trazer pessoas para Cristo é a nossa missão!

Não adianta gritar, nem pular e nem festejar, se no final não houver conversão.

É necessário que a igreja evangélica seja hospital de almas e não pregar um eterno avivamento que em nada se compara com o verdadeiro avivamento bíblico e que não traz ninguém para o Evangelho e para o genuíno arrependimento.

Conclusão

Espero de verdade que este estudo possa ter tocado o seu coração, pois infelizmente muitos de nossos avivamentos não provém de Deus.

Frequentemente muitos avivamentos se tornaram somente “manobra” para aumentar a arrecadação ou simplesmente aumentar o número de pessoas interessadas em fazer parte do processo, sem antes estar preparada e no mesmo objetivo.

Deixe a sua opinião nos comentários, ela é importante para nós!

Deus te abençoe e até já!

Considere ler também:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Oque está faltando nas igrejas e o verdadeiro evangelho.
    Hoje se prega muito e a prosperidade,não o arrependimento.
    A salvação