Culto de Jovens: 7 simples passos para fazer um culto memorável!

Já citamos aqui 9 dicas para o ministério infantil e hoje vamos falar sobre 7 simples passos para fazer um culto de jovens memorável!

Eu mesmo já fui líder do grupo de adolescentes e posteriormente do grupo de jovens e ao longo do tempo fui desenvolvendo algumas técnicas para o lançamento de um culto de jovens memorável e vou compartilhá-las com você!

Antes, vou deixar o link para você assistir o vídeo e conhecer mais sobre o nosso curso de líderes de jovens e adolescentes, com certeza esse material irá te ajudar a ser um(a) líder altamente capacitado(a) para o ministério de jovens e adolescentes.

Clique aqui para assistir o vídeo e receber mais informações!

7 simples passos para fazer um culto de jovens memorável

Vamos agora listar 7 simples passos para você fazer um culto de jovens realmente interessante e consequentemente trazer novas pessoas a sua congregação.

Passo 1: Defina o dia e uma verba para o culto.

Planejamento para o culto de jovens

É importante que o culto tenha um dia definido, seja uma vez por mês ou uma vez a cada quinze dias, isso quem vai definir é você com os jovens da sua congregação. Levando sempre em conta a disponibilidade de cada um.

Além disso é de extrema importância que você inicialmente tenha uma verba reservada para esse dia.

Digo inicialmente porque futuramente você poderá criar um culto autossustentável, mas como estamos no começo, argumente com os membros e com o responsável pela sua congregação a importância em fazer esse culto e em se ter uma verba reservada para o mesmo.

Passo 2: Defina o objetivo e o planejamento do culto.

Veja também: 70 temas para o culto de jovens

Quando falamos em um culto de jovens, assim como no ministério infantil é necessário um objetivo e um planejamento.

Você pode por exemplo definir uma sequência de três cultos para os jovens, sendo o primeiro culto uma “apresentação”, o segundo um “encontrão” e o terceiro um culto uma “fidelização”.

Então o primeiro culto será destinado a apresentar o Evangelho as pessoas que não o conhecem (veremos como atrair visitantes no passo 4 e no passo 5), o segundo será uma abordagem um pouquinho só mais profunda sobre a fé e sobre Jesus e o terceiro será destinado a fidelizar aquela pessoa que se interessou no primeiro e foi no segundo.

A ideia aqui é trazer novos jovens para a sua congregação, isto no entanto não acontecerá da noite para o dia mas não desanime, com muito trabalho, oração e dedicação as coisas com certeza irão acontecer!

Passo 3: Entregue uma tarefa para cada jovem da sua congregação.

As pessoas envolvidas no culto precisam ajudar de alguma forma a torná-lo memorável. Isso significa que elas precisam participar, opinar e apresentar estratégias para que o culto saia da melhor forma possível.

Após definir o objetivo e o planejamento, defina qual será o papel de cada um, tanto nos dias anteriores como no dia do culto.

Somente com o empenho de todos você conseguirá fazer um culto de jovens memorável.

Passo 4: Faça uma divulgação especial do culto.

divulgar culto de jovens

Após definir o dia, o objetivo e o planejamento do culto, vamos falar sobre a divulgação e ela será feita em duas etapas.

A primeira etapa será ir de porta em porta em todas as casas e estabelecimentos do bairro divulgando o culto.

Uma das coisas que aprendi ao longo do tempo e que pode parecer estranha, foi não dizer a palavra “culto” no momento da divulgação.

Diga “encontro”, “confraternização”, “apresentação”, “festa”, entre outras nomenclaturas que possam definir o culto.

Comecei a fazer isso e os resultados foram surpreendentes, pois percebi que a maioria das pessoas convidadas não demostravam muito interesse quando eu dizia “culto”,

mas quando dizia alguma das palavras que citei, percebi que elas passaram a demostrar mais interesse no que eu estava falando.

Passo 5: Faça mais divulgações especiais!

Veja também: 50 Temas para Culto Infantil: Baseados na Bíblia

Depois de ir de porta em porta nos bairros próximos, faça dois tipos de divulgação que iram gerar mais resultados, principalmente para um culto de jovens:

  1. Vá até a porta de todas as escolas da região: se estamos falando de um culto de jovens e o público-alvo são jovens (óbvio), então que lugar melhor para encontrar jovens do que na porta das escolas? Utilize uma abordagem simples e vá vestido de uma forma “não intimidadora” (esqueça o paleto e a gravata, que tal uma camiseta e uma calça jeans, por exemplo?). Algumas escolas até permitem que você entre e fale aos alunos no intervalo, por exemplo, essa seria uma ótima oportunidade.
  2. Vá até a porta das baladas e dos grandes bares: outro lugar para encontrar jovens e na porta das baladas e dos bares. Quando era responsável pelo grupo de jovens, separava-os em dois grupos: um grupo ficava orando e intercedendo dentro da congregação durante a madrugada, enquanto o outro grupo ia até a porta das baladas e dos bares para fazer convites e falar de Jesus aos jovens. Isso gerou resultados sensacionais e muitos jovens se converteram a Jesus.

Passo 6: Cadastre os visitantes.

 

cadastre os jovens visitantes

Monte um formulário para entregar no dia do culto.

Mas um formulário bem simples, contendo somente: Nome, Whatsapp e e-mail. Entregue esse formulário somente no final do culto, quando a pessoa já sabe quem são vocês e o que estão fazendo (as taxas de preenchimento são muito maiores se você entregar no final).

Com os formulários preenchidos, selecione duas ou três pessoas para fazer o acompanhamento dos cadastrados para que eles possam comparecer nos próximos cultos.

Mas não fique fazendo convites, converse. Pergunte mais sobre eles, crie intimidade e quando eles estiverem se sentindo à vontade convide-os para os cultos.

Passo 7: Utilize as redes sociais.

As redes sociais são gratuitas e devem ser usadas sem moderação. Utilize blogs, sites, Facebook, Whatsapp, enfim, utilize tudo a seu favor para levar a mensagem o mais longe possível.

Além disso, utilize planilhas, crie arquivos e modelos para que todos os organizadores do culto falem a “mesma língua” com os visitantes e posteriormente com os cadastrados.

Conclusão: 7 simples passos para fazer um culto de jovens memorável

Devemos utilizar as ferramentas disponíveis no mundo atual para fazermos a mensagem do Evangelho chegar a mais pessoas.

Não pare no culto! Crie atividades, crie sites e blogs, crie newsletter com os visitantes da sua congregação para mantê-los atualizados sobre os cultos.

Enfim, utilize a tecnologia para fazer um culto de jovens memorável.

Se você possui alguma dica que queira compartilhar, deixe nos comentários. Com certeza irá ajudar outros leitores.

Essas dicas estão no nosso curso Formação de Líderes para o ministério de Jovens e adolescentes. Clique aqui para conhecer o curso.

Até já!

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Gostei muito das ideias.
    Estou iniciando como líder da juventude em minha igreja.
    Apesar de já ser lider em um ministério de teatro que alguns já fazem parte.
    preciso de dicas para apresentação do que iremos fazer em 2019 para todos. mais uma das dificuldades atuais é atrair os que estão na igreja, mais não tem ido e nem buscado compromisso e busca da presença do senhor.
    me deem dicas, para impactar o primeiro encontro que terei com eles no próximo dia 19/01
    Obrigada
    Deus abençe

    • Olá Debora! Graça e Paz!
      Eu não faria um culto “comum”, esses jovens que estão na igreja mas não buscam a presença de Deus sabem muito bem como é um culto e sinceramente eles não serão atraídos.
      Faça uma apresentação, coloque um filme sobre um contexto cristão, crie uma gincana entre eles, enfim, faça algo diferente. Cadastre esses jovens e comece a criar um relacionamento com eles, o relacionamento é a chave porque com uma conversa sutil você poderá identificar o motivo que tem levado esse jovem a não buscar a presença de Deus e trabalhar no motivo.

      Espero ter ajudado Debora 🙂

      Deus abençoe você e o seu projeto!

  2. Ola gostei muito das dicas embora ja seja líder de jovens a algum tempo tenho encontrado muita dificuldade em interagir com os jovens desse ministério a qual estou congregando agora pois eles aparentemente não se interessam por nada de busca com Deus e isso tem me desanimado muito. Nas que tento fazer anima eles.

    • Olá Luciana, Graça e Paz!

      Mas o que seria buscar a Deus? Às vezes os jovens não estão interessados em orar ou ficarem sentados lendo a bíblia. Mas… estão interessados em participar de uma gincana sobre a Bíblia, por exemplo. É importante entretê-los dentro do contexto que você deseja. Às vezes eles não querem um culto de jovens comum, eles querem um culto de jovens feito por eles (um abre o culto, outros cantam, outros recolhem as ofertas, outros recebem as pessoas na porta da igreja, outro prega e outro faz o encerramento).

      Qualquer dúvida estou a disposição Luciana!
      Deus te abençoe e até mais!

  3. Adorei as dicas. Meu pastor me colocou como responsavel do grupo jovem,maa de começo so temos 4. Queria ideias pra atrair mais jovens tanto de dentro,quanto os de fora. Tenho varias ideias,porem,os jovens de hoje parece nao se interteem com nada em respeito a Jesus.
    Acha que comecar com um culto jovem seria uma boa opcao?? Desde ja,obrigada!

    • Que bom que gostou Ana!

      Com certeza começar com um culto é importante. Tente reuni-los e leva-los aos parques, cinema, shoppings e mostrar que Jesus não é chato. Tente envolve-los com desafios, por exemplo, quem trouxer mais convidados para o culto de jovens irá ganhar um brinde surpresa…
      Este é só um exemplo, mas com certeza você pode a partir dele criar novos métodos para atraí-los.

      Deus te abençoe e até já!

  4. Boa noite !
    Os jovens da minha igreja São muito desanimados fico sem graça de marcar alguma coisa na igreja, e a igreja não comparece para ajudar, qual dica vc me dá para que o trabalho flua bem !

    • Boa Noite Joel!
      A minha sugestão é que você marque algo fora da Igreja inicialmente… Um passeio por algum local, uma atividade… Transforme eles em uma comunidade. Depois tente introduzi-los mais para dentro da Igreja.
      Infelizmente muitas congregações não dão o devido valor para os jovens, mas e importante que essa cultura seja alterada.

      Deus abençoe!

  5. Estamos começando uma obra no interior, onde o que predomina são as drogas, álcool e festas mudanas, muitos jovens perdem a vida por estarem vivendo assim. Quero realizar um evento pra atrair esses jovens e apresentar a Cristo e seu evangelho para eles. Essas dicas irão nos ajudar muito. Estamos num grupo de 3 jovens e e adolescentes… Muito obrigada!! Preciso de ajudar!!