A parábola do Tesouro escondido pode ser encontrada em Mateus 13:44. É uma das mais curtas parábolas de Jesus, mas tão profunda como qualquer outra. Veja:

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pela alegria dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” Mateus 13:44

No artigo sobre discipulado falei um pouco sobre o significado dessa parábola, mas ela é muito profunda. Por isso convido você a mergulhar no Evangelho e entender as parábolas de Jesus. Algumas já foram explicadas anteriormente e você pode conferir:

Como entender a parábola do Tesouro escondido

parábola do Tesouro escondido

A parábola do tesouro escondido pode ser entendida a partir da ideia de que tudo que é valioso tem um preço a ser pago.

O homem não vendeu tudo o que tinha e comprou o campo porque achou o campo interessante, mas porque o tesouro que estava escondido nesse campo valia muito mais do que tudo o que ele tinha.

Sendo assim, Jesus diz que o reino dos céus possui este tipo de “preço”. Quem quiser o reino deve estar disposto a se desfazer de toda e qualquer tipo de “bagagem” que venha a ter, e quem assim fizer, poderá usufruir do tesouro que está neste campo.

O que significa “vender tudo quanto tem”?

No contexto da parábola do tesouro escondido, vender tudo quanto tem significa na verdade fazer uma escolha. Quem quiser receber o tesouro precisa estar disposto a fazer tudo por ele, pode perder amizades, a família, relacionamentos, mas isso não significa que ficará sozinho:

“Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos; e no século futuro a vida eterna.”
Marcos 10:29,30

Isso não significa que você não deva cuidar da sua família, dos seus amigos (sejam eles evangélicos ou não) ou não ter relacionamentos, o que Jesus está querendo dizer é que o Reino de Deus é uma escolha.

No Reino de Deus ganhamos sempre a oportunidade de fazermos uma escolha, mas isso não significa que ficaremos presos a ela.

Todos que escolhem o Reino de Deus devem estar preparados para perder, mas nunca se perderão! Você fará sacrifícios para obter esse campo e por consequência o tesouro, mas esses sacrifícios não limitarão você. Você é mais do que os seus olhos ou do que os seus pés.

Conclusão

A salvação é o tesouro e o campo é caminho, quem quiser a salvação deverá seguir por esse caminho às vezes díficil e de escolhas nada convencionais. Mas o tesouro é tão valoroso que o preço a ser pago ele vale a pena.

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?”
Lucas 9:23-25

Até Já!

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Luiz a paz ! Vdd temos que abrir mão das coisas daqui da terra para obter as verdadeiras lá no céu, as valiosas a final não somos desse mundo então pq se apegar a ele …fica com Deus Luiz ! Amém…

  2. caro, professor;
    tem uma coisa que eu tenho dúvida nesta parábola. É a passagem de diz: acha um tesouro e escode-o.
    Mas, podemos esconder o Reino dos Céus?????

    • Mas nós não escondemos o Reino dos Céus! Essa parábola é somente para exemplificar que devemos estar dispostos a oferecermos tudo por este tesouro que é a salvação. Quando se diz que o homem encontrou o tesouro e o escondeu é somente para que se tenha uma ideia de quão valioso aquilo era para ele.

  3. A Bíblia, palavra que direciona o homem no caminho de Deus, foi escondida por uma determinada Igreja, no campo dos seus interesses. Martinho Lutero descobriu o segredo desta palavra. Vendeu sua razão, sua formação, para comprar o tesouro (Jesus, palavra Viva) que se revela ao homem que deseja servi-lo. Comprar com sua escolha, com sua decisão, o preço pago foi o sacrifício de Jesus que foi por mim e por você.
    “Um certo homem”, pode ser eu, pode ser você.

  4. Gostei muito dessa interpretação, que Deus continue abençoando a vida de todos que contribuir para o reino de Deus.