Você já orou a Deus pedindo alguma coisa? Tenho certeza sim. A filha de Jairo pode nos mostrar como podemos receber aquilo que pedimos a Deus, se isto realmente for a vontade dele.

Observe atentamente o que direi a seguir:

Imagine que você está pedindo a Deus um emprego, assim como muitas outras pessoas (14 milhões só no Brasil), você está desempregado e precisando de ajuda.

Você até se esforça, vai em agências, divulga o seu currículo na internet, mas não consegue nenhum emprego. Entretanto, todos os dias você está orando e pedindo a Deus para que abra uma porta para você, mas Deus parece que não está ligando muito para a sua situação. Você pede, mas nada acontece… Será que a culpa é de Deus ou sua?

O que a filha de Jairo tem a ver com a minha situação?

Existem duas lições que podemos aprender quando lemos sobre a filha de Jairo:

  1. Uma lição que todos dizem e é verdade.
  2. Uma lição que pouca gente diz, mas que também é verdade.

Vamos falar sobre a primeira lição, aquela que todos dizes e que é a mais pura verdade.

A filha de Jairo ensina que…

“Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.”
Marcos 5:35,36

A filha de Jairo ensina que nada está perdido! Absolutamente nada!

Você já deve ter ouvido isso por milhares de pregações por aí, mas está é a mais pura verdade. Quando colocamos Deus em uma situação, seja ela qual for, devemos acreditar que nada está perdido.

Para Jesus nenhuma situação está morta e seja qual for o seu problema, se você entregar nas mãos de Deus, tenha certeza que ele fará algo por você.

Mas se fosse somente isso a vida seria muito fácil, não é mesmo?

A segunda lição nos mostra que a vida com Cristo é mais do que dizem por aí… Veja:

Poucos te dizem para…

Na minha opinião aqui está a maior lição que podemos aprender com este milagre. Uma lição que alinhada com a primeira pode nos mostrar como alcançar o sucesso em nossos planos e projetos.

Essa lição não está presente no milagre em si, mas no que acontece depois dele. Leia o trecho bíblico:

“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.
E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.”
Marcos 5:41-43

Observaram algo de diferente? Aliás, não é tão diferente assim, visto que Jesus quase sempre faz isto após operar algum milagre: ele pede uma ação dos envolvidos!

Quando Jesus pede para que deem de comer a menina, ele está dizendo para nós deixarmos o impossível com ele e fazermos o nosso possível!

Conseguir um emprego bom nos dias de hoje é difícil e dependendo da área se torna quase impossível, mas se entregarmos nas mãos de Deus e fazermos a nossa parte (cursos, qualificações, estudos, etc.) com certeza Deus fará a dele!

Embora eu tenha usado o caso do emprego como um exemplo, isto serve para tudo na vida!

A filha de Jairo: lição definitiva!

A filha de Jairo

Uma pessoa me disse uma vez que devemos “fazer o necessário, depois o possível e quando menos esperarmos estaremos fazendo o impossível” e é assim que este milagre nos ensina.

Você sabe o que é necessário para alcançar o sucesso em uma determinada área da sua vida, então faça! Entregue nas mãos de Deus e faça o que estiver ao seu alcance. Seja persistente e não desista se te disserem que “ela já está morta”, creia em Deus e faça a sua parte!

Então essa semana você vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para obter o sucesso, seja na área espiritual, profissional, financeira, sentimental, enfim… Jesus não é contra você obter sucesso nas áreas da sua vida, muito pelo contrário, ele vai te ajudar nisso!

Nunca se esqueça: entregue tudo nas mãos de Deus e comece a fazer a sua parte. As coisas começarão a dar certo mais cedo do que imagina.

Até já!

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Graça e paz , tudo que você falou neste estudo e verdade e quanto a filha de Jairo ,é a mas um dos grandes milagres que Jesus fez em sua caminhada pela terra ,e mesmo ele indo nus deixou o consolador que nus faria os mesmo milagres em nossas vida por que Jesus nunca deixou de olhar por cada um de nos,se cremos no senhor tudo e possivel ,

  2. Saudações cristãs a todos.
    Nesta lição apresentada aqui, devemos avaliar três conceitos.
    1) Deus só realiza milagres onde existe fé
    Como já foi apresentado nesta lição, Jesus disse a aqueles que duvidavam da sua capacidade de realizar os milagres: “E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
    Marcos 5:36.
    No foi só caso de Jairo, que antes de realizar o milagre Jesus testava a fé das pessoas, como no caso da cura do cego Bartimeu:
    “46 -E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
    47 – E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
    48 – E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
    49 – E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
    50 – E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
    51 – E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
    52 – E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
    Marcos 10:46-52.” Reparem aqui que Jesus antes de curar Bartimeu, pergunta: “o que queres que Eu te faça?”, e muita gente não entende o porque Jesus pergunta isso se já sabia o que Bartimeu queria, porém era para testar a fé de Bartimeu, imagine se Bartimeu duvidasse e disse: “Ora Jesus, o que podes o Senhor fazer por mim?” Mas não, Bartimeu foi enfático e convincente do que Jesus podia fazer por ele, quando disse que fizesse voltar a enxergar.
    Muita das vezes, as pessoas pedem o milagre, mas duvidam, diante de haver tanta impossibilidade do milagre acontecer, se não crermos naquilo que pedimos a Deus é capaz de acontecer, como podemos crer no Deus das coisas impossíveis? Houve casos em que Jesus deixou de fazer milagres por falta de fé:
    “57 – E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.
    58 -E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.”
    Mateus 13:57,58.

    2) Nem tudo que pedimos a Deus, Ele nos concederá, porque Ele nos dará o que precisamos e não sempre o que pedimos?
    Precisamos entender se os nossos pedidos estão de acordo com a vontade de Deus, isto porque as vezes pensamos que aquele emprego que pedimos seria uma benção para nós, o que poderia ser ao contrário. Será que aquele emprego que pedimos nos afastaria de Deus, nos faria ficar soberbos, auto confiantes demais, ao ponto de deixarmos de ser humildes e esquecer de Deus. Vejam o que diz Jesus e Tiago.
    “Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. Mateus 20:22”
    “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:3.

    3) Para ter o sua benção realizada, é preciso saber conquistá-la.
    Como já foi dito aqui nesta lição, para ter os nossos pedidos realizados, precisamos tomar a atitude e ir em busca dele. Veja que disse Jesus ao coxo de Betesda.
    “2 – Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
    3 – Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
    4 – Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
    5 – E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
    6 – E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
    7 – O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
    8 -Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.” João 5:2-8.
    As vezes, irmãos Jesus nos ensina a caminho das bençãos, ensinando a conquistá-las, mas sempre queremos dar um jeitinho de seguir por um atalho onde não haverá a batalha para a conquista, e por isso ficamos muito tempo sem receber a benção prometida.

    A paz.
    Jorge.

  3. Bom, a lição da filha de Jairo na verdade nos deixa com um grande ensinamento de que: 1 – Tudo com Deus nuca e tarde, Deus ama seus filhos e cedo ou tarde, ele responde o pedido de cada um; 2-Também nos ensina que nos devemos crer a Deus de todo nosso coração, termos a fé verdadeira para com ele pois, ele age segundo a preocupação que lhe e a apresentado. A nossa oração deve ser exaustiva e permanente.

  4. Acredito que a filha de Jairo estava em uma projeção astral onde o espirito sai do corpo enquanto a pessoa dorme da o parecer que etá morta Jesus não mentiria dizendo ela apenas dorme.

  5. “fazer o necessário, depois o possível e quando menos esperarmos estaremos fazendo o impossível” Essa frase, comentada como “alguém me disse” é de São Francisco de Assis

  6. Eu amei esse estudo,estava com dúvidas e aqui consegui tirar todas Deus abençoe cada dia mais e mais. Ficam na paz.