O que Paulo pode ensinar sobre o sucesso profissional?

Tempo de leitura: 4 minutos

Em um mundo como o nosso é importante ter sucesso profissional. Isto porque passamos a maior parte do nosso dia no trabalho e imagine passar todo este tempo fazendo o que você não gosta?

O Evangelho, mais especificamente o Apostolo Paulo, nos dá a receita para obtermos o sucesso profissional. A receita está um dos textos mais belos e inspiradores de toda a Bíblia, trata-se de 1 Coríntios 13, veja:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1 Coríntios 13:1-3

Entendo a receita de Paulo para o sucesso profissional.

Sucesso Profissional

Primeiro Paulo começa nos dizendo a seguinte frase:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.”

Isto significa que você pode ser um exímio comunicador, expressando-se muito bem por meio da fala ou da escrita, chegando a se comunicar com anjos e mostrando uma habilidade fora do comum nas artes da persuasão e da oratória, mas…

Embora estas habilidades sejam importantíssimas no mundo de hoje, tanto se expressar como escrever bem podem e devem te garantir um bom salário, no entanto a felicidade mesmo só vira se você fizer com amor! (Veremos a frente o que fazer com amor.)

A segunda frase de Paulo nos diz o seguinte:

“E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”

Imagine conhecer todos os mistérios da ciência (e isto inclui a tecnologia), ter o dom de profecia, de tal modo que as ideias simplesmente fluíssem por você? Imagine ter uma fé e uma segurança suficiente para acreditar em coisas impossíveis e torna-las reais? Seria o máximo, certo? Mas nada disso permitiria que você obtenha o sucesso profissional!

Curso Avançado do Livro de Gênesis

A terceira frase de Paulo nos diz que:

Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Isto significa que você pode ser um filantropo e utilizar todos os seus recursos para ajudar a humanidade ou chegar a se doar, voluntariando-se ou trabalhando para o bem de outras pessoas, mas se não fizer com amor a felicidade nunca estará com você!

Agora que já percebemos que Paulo fala de quase todas as ocupações humanas, citando a comunicação, a escrita, a ciência, a tecnologia, a segurança e a filantropia para nos exemplificar que podemos fazer tudo isto, mas se não fizermos com amor nunca nos sentiremos felizes e realizados!

O que é fazer as coisas com amor?

Obter o  sucesso profissional não depende somente do salário, depende muito mais de como eu interpreto o meu trabalho e de quanto amor eu deposito naquilo que faço. Entretanto, Paulo nos mostra que o amor é:

“…sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
1 Coríntios 13:4-7

Em um mundo capitalista que gira em torno da competição e da meritocracia, isto que estou falando pode soar irrealista, mas observe que as pessoas que trabalham tentando enganar o outro, sentindo inveja do outro, se engrandecendo, sendo injustos, mentirosos e maquinando o mal, acabam não se dando bem. Porque embora o mundo seja capitalista, a vida funciona pela lei da semeadura. Veja o que o próprio Apóstolo Paulo nos fala sobre isto:

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.”
Gálatas 6:7

Portanto todos que agem assim não irão muito longe… Mas aqueles que fazem com amor, seja lá o que fizerem, obterão o sucesso profissional. Buscaram o melhor sim, mas nunca as custas de outras pessoas!

A vida se encarregara de nos recompensar conforme os nossos esforços, pode demorar mas quando chegar será inimaginavelmente único!

Para encerrar, deixo com você está frase de Martin Luther King:

“Se alguém varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelângelo pintava, como Beethoven compunha e como Shakespeare escrevia.”

Espero que você tenha entendido!

Até Já!

2 Comentários

  1. Thais

    Olá a paz do Senhor Luiz,
    Já passei por isso na minha vida profissional , decidi sair da area em que eu atuava, porque estava cansada e tal, mas depois que estava em outro ramo, percebi o quanto eu gostava do que eu fazia e orei a Deus para voltar a minha area profissional, hoje sou muito feliz no que faço, nao estou em cargo de liderança, na qual eu buscava, estou sendo liderada, mas o que Deus me mostrou neste período que o importante é fazer com amor em tudo na nossa vida,porque sem amor , dedicação e perserverança, você não chegará nos seus objetivos.
    E claro, colocando Deus a frente para que tudo se cumpra se for da vontade dele.
    Obrigada mais uma vez aprendendo com a palavra !

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *