Como saber qual o seu dom?

Uma das questões que mais perneiam a mente das pessoas é saberem sobre os seus dons… já ouvi falar de pessoas que ficaram tão obcecadas em busca dos seus dons que precisaram de tratamento psicológico (fato real). Normalmente as pessoas não percebem que o dom é elas… bom, vejamos como saber qual o seu dom.

Como saber qual o seu dom?

Neste artigo veremos 3 pontos importantes sobre dons:

  • O que é um dom?
  • Como saber qual o seu dom?
  • Não use a “busca” pelo seu dom como desculpa!

Então nos acompanhe neste artigo e aprenda mais sobre a vida com Deus. Assim que terminar deixe o seu comentário!

O que é um dom?

Como saber qual o seu dom
Cena do filme “A menina de ouro”.

A palavra “dom” vem do latim “donu” que significa “dádiva” ou “presente”.

Resumindo, dom é aquilo que nasce com você. É um potencial para desempenhar determinadas atividades que para as outras pessoas parece ser mais complicado. Por isso alguns possuem facilidade para cantar, outros para falar, outros para desenhar, outros para escrever… enfim, cada pessoa nasce com um dom dado por Deus. Isso mesmo, por Deus!

A humanidade por si só não consegue produzir nada de bom, somente a graça de Deus é capaz de gerar em nós algo proveitoso. Por isso cada um de nós estamos aqui para uma missão e essa missão não é uma missão mirabolante, é simples: servir o próximo.

Assim que Deus nos dá um dom, este dom só é valido se utilizarmos ele para beneficiar o nosso próximo. Um dom que só beneficia a quem usa, não é um dom. Dom é tudo aquilo que eu recebo de Deus de graça, e assim como de graça recebo, de graça dou.

É claro que posso utilizar o meu dom para ganhar a vida, mas a diferença entre ganhar a vida e ser ganancioso se encontra na minha mente. Se eu tenho o dom de cantar e canto pensando em dinheiro, estou sendo ganancioso. Mas se eu tenho o dom de cantar e canto com o objetivo de emocionar e alegrar as pessoas, eu veria o dinheiro somente como uma consequência e não como a causa do meu canto, logo não estaria sendo ganancioso.

Como saber qual o seu dom?

No meio evangélico existe a ideia de que “dom” só é dado para se utilizar dentro do “templo”. Logo quem canta, deve cantar somente nos cultos. Quem fala deve falar somente nos cultos… mas eu não vejo assim.

Na minha concepção, dom não é dado para se utilizar em “cultos” somente, mas para se utilizar onde quer que haja a oportunidade. Eu não tenho duas vidas (uma dentro da “igreja” e outra fora) a minha vida é uma só, logo, o meu dom deve servir a todos, independentemente se conhecem ou não a Deus. Aliás, muita das vezes podemos utilizar o nosso dom para edificação espirital.

O problema que surge no momento de saber qual o seu dom é que é impossível descobrir o dom de desenhar em um local onde não existe lápis. É impossível descobrir o dom da escrita em um local onde não te ensinam a escrever e é impossível descobrir o dom palavra por exemplo (até porque você deve estar se perguntando sobre os “dons espirituais”…), em um local onde não existe oportunidades.

Por causa dessa “falta de oportunidades”, muitas pessoas passam pela vida sem saber qual o seu dom. Passam a vida fazendo o que não gostam e acabam se acostumando com isso. Não quero que você seja uma delas. Você precisa encontrar o que ama e arriscar!

Dom, como já disse é algo que nasce conosco e nos é dado por Deus, sendo assim não desista de encontrar o seu dom e assim que encontrar não deixe a oportunidade escapar. Imagine quantos pregadores do evangelho a sua congregação já perdeu, pelo simples fato de nunca darem oportunidades para novas pessoas? Imagine quantos cantores o mundo perdeu? Quantos desenhistas, escritores, filósofos, psicólogos, engenheiros, gênios da informática… imagine, mas imagine sabendo que um deles poderia ser você, ou um filho seu…

Trabalhar para Jesus significa pegar o seu dom e utilizá-lo para o bem do seu próximo, o resto é conversa de gente que precisa continuar alimentando um “mundo gospel” patético!

Mas para descobrir o seu dom faça o seguinte:

  1. Identifique o que gosta de fazer;
  2. Faça o que gosta.

Não existem fórmulas mágicas, só existe autoconhecimento, coragem e ação.

Não use a “busca” pelo seu dom como desculpa!

Esta parte é para você que vive de joelhos pedindo “dons” a Deus. Isto ocorre na realidade porque você quer o dom do outro! Normalmente porque o dom do outro, parece dar mais “status”.

O “Como saber qual o seu dom” deve ser substituído pelo “Como posso ser útil”. Você está tão preocupado(a) em ter determinado dom que está esquecendo que você tem valor, que você do jeito que você é, pode ser útil na vida de alguém. Só porque você não profetiza, não significa que não saiba falar! Só porque você não canta, não significa que não saiba escrever… enfim, tenho certeza que se o seu dom é cozinhar, existem muitas pessoas esperando a sua comida.

Conclusão

A pergunta “Como saber qual o seu dom”, deve ser vista sempre com uma preocupação moderada. Já que ao invés de ficar se perguntando você deveria ir se descobrir. Pois não se descobre o dom de desenhar em uma pessoa que nunca pegou em um lápis para desenhar, não se descobre o dom de cantar em alguém que nunca cantou, não se descobre o dom da palavra em alguém que nunca pregou…

O Deus segundo a ordem de Melquisedeque não olha se você é religioso ou não. Ele distribuiu dons a cada um de nós e estes dons devem ser utilizados para o bem do nosso próximo, pois assim como a chuva cai na casa do justo e na casa do injusto, eu também devo ser uma benção na vida do justo e na vida do injusto!

Espero que você tenha entendido.

Até Já!

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Tudo o que o homem sabe fazer hoje foi Deus que deu a sabedoria para fazer. Ele concede dons para que possam ser usados em benefício de algo. O que não podemos fazer é enterrar os dons que recebemos, pois Ele cobrará depois se não usarmos corretamente ou não usar de maneira alguma.

  2. Oi paz do Senhor JESUS, Tudo bem? Pois para começar mesmo antes de eu saber qual é o meu Dom eu gostava muito de pregaçoes, assim ouvir e logo de repente fui a Igreja e eu pedi ao pastor pra pregar ele aceitou mas me disse pra pregar no proximo Culto, é quando conheci o site Voce para Deus e dai pedi ajuda de Luis Enrique, eu lhe perguntei assim… Como posso comessar a pregar na primeira vez? E ele me explicou me dando dicas enfim, fui preguei logo dai comecei já a pregar onde tem muitas pessoas e logo vi que tenho Dom de pregar… Até que algum momento os mais velhos falão muitas coisas que sou muito criança mas eu nao me importo que sou ainda criança… Deus te abençoe

    • Entendo Helton, que bom que você descobriu o seu dom.

      Sobre a pregação, não importa a sua idade, desde que você tenha maturidade suficiente para aguentar a responsabilidade que é instruir outras pessoas.

      Fica na Paz, Deus te abençoe!

  3. Muito bom o tema, me fez repensar sobre querer algum dom, e agora sei que tenho que pensar em ser util da melhor forma que Deus me fez e nao do jeito que acho que deve ser me comparando com os dons de outros irmaos…
    Obrigada , aprendi mais uma liçao crista !!!

  4. Ola! Bom eu ja tinha conversado com o lider sobre isso…gostei da materia foi esclarecedora ! Mas recebi oportunidades de pregar, cantar, dirigir e ate recepcionar …esses nao sao meus dons com certeza ! Porem gosto muito de falar de Jesus para as pessoas e elas gostam de ouvir e me fazem perguntas? E algumas se converteram e faço com prazer entao esse é meu dom … mas quero outros dons que procuro desenvolver em mim ! Como o dom de amar ao proximo e perdoar ! Esses com certeza sao os melhores dons …que Deus continue te abençoando…

  5. Glória a Deus também descobri meus dons.Só de saber que tudo o que Deus faz para a nós com um amor profundo é sempre bom e sem fala que ele só quer nós dar a salvação….

  6. Eu estou sem saber até hoje qual meu dom.
    Fico triste, estou depressiva, sem vontade de nada, só como e durmo.
    Quero a cura, vi a leitura de como obter cura e eu quero mas eu não consigo me mexer, tudo que início eu desisto.
    Estou me sentindo inútil, vou p igreja, oro mas sinto minha fé morta 😢.
    Sei que Jesus é comigo, mas mesmo assim sou fraca e pecadora.

  7. Opa ..Bom dia …acho que todos nós podemos desenvolver algo bastar querer …..embora uns tem mais facilidade … eu mesmo não sabia tocar violão meu primo começou junto comigo …
    Porém ele tinha muita facilidade e menos de 6 seis meses ele já estava tocando ….todos falavam que eu não tinha o dom …mas enfim parei….. o que aconteceu ????
    Depois de um ano comecei a treinar dentro do meu quarto e hoje toco e até ensino meu primo e muitos falam …..
    Nossa vc nasceu com o dom …..Sera ?
    Se eu não tivesse persistido não teria aprendido …..
    Dom ou persistência???
    Todos nós podemos aprender qualquer coisa basta ter paciência e persistir

  8. Muito bom esse estudo
    Ainda novo convertido todas as igrejas que entrava Deus usava as pessoas falando que eu tinha chamado para obra.Demorei entender corri atrás fiz seminário me preparei até descobrir que meu dom e arrebanhar as pessoas.Já peguei várias igrejas de portas fechadas e levantei todas novamente.Só a última fui enxotado igual cachorro hoje sem igreja dessiludido e decepionado.

    • Olá Vacirlei!

      Você não está sem igreja, faz parte da Igreja de Cristo amigo! Igreja não é placa, Igreja é eu e você! Utilize o seu dom para outras coisas, comece a ensinar o Evangelho para as pessoas que você encontrar. Ninguém precisa de uma instituição, Jesus nos fez livres!

  9. Eu gostaria de expressar a minha opinião: O meu entendimento sobre os dons é diferente do escritor do estudo; eu entendo que ha dois tipos de dons: O espiritual e o natural. O primeiro é o dom para o servo do Senhor usar usa-lo na obra de Deus; o segundo o dom natural , é aquela aptidão natural que nasce com a pessoa, como por exemplo: cozinheiro, mecânico, médico, matemático e etc. o natural como servo sempre que eu vou procurar ajudar as pessoas, mas, o espiritual é o Espirito Santo é quem vai usar o servo de Deus.
    Respeitosamente Gilmar.

    • Olá José. Em nenhum momento existe a separação entre espiritual e natural no Evangelho. Sempre é dito isto e em alguns livros é exemplificado dessa forma na verdade para não se admitir que o dom daquela pessoa que não “serve” a Deus dentro do templo é de Deus. Infelizmente essa visão se propagou para justificar o fato de que fora da religião existem pessoas com dons genuínos.

      Fica na Paz José!