Como preparar sermões e pregações de qualidade

Tempo de leitura: menos de 1 minuto


“Se oriente, para não desorientar ninguém!”

Vi a frase acima pichada em um muro perto da minha casa e fiquei pensando sobre a necessidade de criarmos formadores de opiniões, mas principalmente formadores que saibam o que estão falando… As pessoas são exploradas por que não possuem argumentos para se defender. Está escrito:

Porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução…
Oséias 4:6

Se você pretende ou prepara sermões e pregações você precisa entender duas coisas:

  1. As pessoas veem você como um mensageiro de Deus e tudo o que você falar poderá afetá-las e muito!
  2. O Espírito Santo te capacitará conforme as suas próprias habilidades!

Vou explicar essas duas informações a você:

As pessoas veem você como um mensageiro de Deus e tudo o que você falar poderá afetá-las e muito:

As pessoas saem de casa para ir a uma congregação porque esperam que Deus falem com elas. Não que Deus esteja “preso” ao templo, muito pelo contrário, quem lê este site sabe que aqui sempre falamos da liberdade de Deus, que não se confina em ambientes religiosos. Entretanto, Deus também fala no templo e a parte mais importante de um culto é sem dúvida a pregação.

Quando falo pregação, me refiro a forma como aplicamos as histórias bíblicas em nosso cotidiano, sempre de uma forma didática e nunca de uma forma autoritária. Pregar não é gritar, pregar é transmitir uma ideia e se fazer entender utilizando os contextos bíblicos e dar aos que te ouvem algo que eles poderão utilizar em suas vidas (algo útil e prático). Por isso a responsabilidade é muito grande…

O Espírito Santo te capacitará conforme as suas próprias habilidades:

Recentemente estava lendo alguns textos antigos, logo quando comecei a escrever em um outro blog e meu Deus… As ideias eram até interessante, mas a forma como eram transmitidas eram muito amadoras… É claro que ainda preciso melhorar e muito, mas a minha evolução se deve ao fato de começar a ler. Me disseram que seu quisesse ter um blog de sucesso eu precisaria ler muito e foi o que fiz… Filosofia, Psicologia, História, Biografias e até livros infanto-juvenil, tudo para aprender a escrever melhor. Me lembro que no ano de 2012 cheguei a ler mais de 50 livros no decorrer do ano! Resultado: os textos passaram a ajudar muito mais as pessoas, pois pude tratar de temas corriqueiros e que normalmente os evangélicos deixam de lado, e tenho certeza que isso permitiu que as portas se abrissem para nós, mas se não tivesse melhorado o nível do site, com certeza ainda estaria esperando por um “milagre”!

Ninguém te dará um carro para dirigir se você não for devidamente habilitado! Deus não te dará novas oportunidades se você não for capacitado. Quando se diz que o Espírito capacita, não significa que eu devo dormir até o meio dia e achar que tudo cairá do céu diretamente no meu colo. Se você quer espalhar a palavra de Deus, deve e muito ser capacitado para isso, veja:

Qual o proposito de Jesus em escolher simples pescadores para serem o seus discípulos? Simples, Jesus não chama desocupados! Me mostre alguém que estava sem fazer nada e foi chamado por Deus para alguma coisa… não existe! Deus chama quem gosta de ser chamado!

Como posso preparar sermões e pregações de qualidade?

A resposta é simples: saiba do que está falando! Vou deixar alguns links de cursos que fiz e que sempre indico aqui no site para você acessar e fazê-los. Reúna os seus amigos e aprendam da Palavra, a sua vida nunca mais será a mesma!

Até Já!

8 Comentários


  1. É MUITO GRATIFICANTE RECEBER ESTAS INFORMAÇÕES, OBRIGADO

    Responder

  2. Hoje e minha primeira visita no site, ainda não tenho muito o que falar, apenas em busca de mais aprendizado bíblico,

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *