Tentações fazem parte da nossa vida. Somos tentados a fazer coisas que sabemos ser erradas, mas que no fundo nos darão um ar de “superioridade”. Mas além disso, a tentação é sempre a mesma: “pular etapas da vida”. As três tentações de Jesus são um exemplo claro de como somos tentados em nosso dia a dia.

Veremos agora uma explicação simples sobre as tentações de Jesus, e sobre como podemos vencê-las!

Transformar pedras em pães

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Mateus 4:3

De fato, a nossa sociedade vive tentando transformar pedra em pão.

Vive tentando transformar o que não é, no que é para poder saciar a própria fome. Agredimos bandidos, imaginando que assim estamos “fazendo justiça”.

Elegemos pessoas sem caráter, e depois reclamamos da nossa qualidade de vida, enfim…

Na vida não se transforma pedra em pão, pois o único pão saudável não é visível aos olhos nem é perceptível ao paladar, pão de verdade é fazer a vontade de Jesus.

Mas acredito que você ainda tenha aquela ideia primária, quando se fala em “vontade de Jesus”.

Veja a vontade de Jesus:

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:34-40

O Pináculo do templo – Entendendo as Tentações de Jesus

E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Mateus 4:6

O pular do pináculo do templo é muito comum nos dias de hoje. Quantas vezes você tentou “pular etapas” em sua vida, utilizando como desculpa versículos bíblicos?

O que o diabo está dizendo a Jesus é basicamente o seguinte: “Se você pular e anjos aparecerem, todos vão te reconhecer como o filho de Deus.

Esqueça a cruz, esqueça ensinamentos, esqueça a vida com essa gente pobre…”. Mas Jesus não pula, não pula porque havia escadas, você entende?

O que Jesus ensina é a lógica da existência, a vida sem mágicas, a vida onde se você quiser descer do pináculo do templo, que use a escada e não anjos.

Hoje em dia existem pessoas que compram, não sabem porque compram e depois que se arrebentam, ficam perguntando a Deus sobre os anjos.

Ora, o que Jesus ensina é que na vida real, anjos podem sim te socorrer, mas procure não tentar a Deus e nem a vida: use a cabeça! Veja:

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
Lucas 14:28-30

O mundo é nosso!

Novamente transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Mateus 4:8-10

Mais uma vez a tentação é a facilidade. Pular etapas na existência, pegar “atalhos”.

Deus é Deus de caminhos não de atalhos!

É difícil a vida? As coisas demoram a acontecer? Então tenha paciência.

Os reinos do mundo não são nada se comparados a glória que haverá de vir!

Espero que tenha entendido…

Até já!

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Gostei e entendi as três tentações de Jesus. A partir de hoje me considero esclarecido sobre as etapas da vida que devem ser vividas sem facilidade e sem atalhos.

    Os três amigos de Daniel não pularam essas etapas e o que houve foi puro milagre.
    Se adorassem teriam facilidades, mas isso seria um atalho.

  2. Pastor, fico feliz em poder estar recebendo essas maravilhosas mensagens no meu Facebook, pois é muito gratificante para minha vida espiritual. Gostaria de saber se o Sr. tem alguma Bíblia de Estudos para indicar (trecho editado por motivos de segurança) também peco que ore por minha saúde.

  3. Gostei muito do estudo, e entendo que na vida “há degraus” para podermos
    alcançar nossos objetivos! Mas com Jesus ao nosso lado, vale a pena lutar,
    a caminhada vale a pena!!!

  4. A paz do nosso Senhor Jesus Cristo, amados.

    Concordo com você em tudo Luiz Henrique, entretanto, gostaria de acrescentar algumas análises importantes, se é que você me permite, são análises que acho preponderante:

    1) Por quê Jesus teve que ir ao deserto ?
    R: Em Mateus 4:1-2 diz assim:

    1 – Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
    2 – E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

    Muitas pessoas me perguntam, qual era então a necessidade disto? Sendo Deus, não é óbvio que Jesus resistiria? Ele era Deus mas estava sem a glória divina e em carne humana.Jesus era plenamente homem, não possui vantagens que nós não tenhamos. Então a tentação no deserto foi difícil para ele sim!! Senão, vejamos

    1.1) Jesus foi tentado no deserto, porque Ele era segundo Adão. Leia I Coríntios 15:45.
    Agora, o primeiro Adão de Genesis foi tentado e cedeu à carne, mas Jesus, o segundo Adão, veio para ser tentado no deserto e não ceder, entendeu? Jesus tinha que quebrar a maldição que o primeiro Adão trouxera ao mundo, e lá no deserto ele sentiu o peso da tentação de Adão, mas não cedeu, e nos ensinou com isso como temos que lidar com o Diabo: pela Palavra!

    1.2) Jesus tinha que dar o exemplo. Ele estaria superando o maior feito do Antigo Testamento , que é o jejum de 40 dias de Moisés no monte e de Elias no deserto, nada é por acaso na Santa escritura, pois Jesus mais adiante se encontra justamente com estes dois homens, que estão vivos, fato que Jesus também igualaria ao ressuscitar. (E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Mateus 17:3 ). Com isso, Jesus ganhou credibilidade não só como Profeta de Israel, mas também como o Messias prometido por Deus.

    1.3) Jesus tinha que negar a si mesmo. Jesus teria que renunciar a si próprio em favor de todos nós, pois sabia que o que estava preparado para Ele, seria mais doloroso do que um jejum de 40 dias e 40 noites no deserto, a cruz do calvário, e isso só seria possível se Ele renunciasse todas aquelas tentações no deserto, pois entenderia que assim o fazendo, suportaria a crucificação destinada a Ele.

    2) Como Jesus, estando debilitado pelo jejum, venceu o diabo?
    R. Em Mateus 4:2, a palavra disse que depois de jejuar, Jesus teve fome, fome que significava totalmente o seu estado humano debilitado, e mesmo assim teve raciocínio para vencer todas as ciladas do diabo. Como? Usando a palavra de Deus, Jesus sempre respondia ao demônio sempre colocando a seguinte frase “….estás escrito….”, Jesus usou a sempre a palavra de Deus para refutar, aquilo que Deus quis sempre estabelecer para o seu povo. a Sua palavra a saber:

    2.1) E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
    Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:3,4

    Pois esta escrito aqui:
    E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.
    Deuteronômio 8:3

    Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
    E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
    Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
    Mateus 4:5-7

    Está escrito aqui:
    Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá; Deuteronômio 6:16

    Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
    E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
    Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
    Mateus 4:8-10

    Pois está escrito aqui:
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    Êxodo 20:4,5

    Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
    Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    Deuteronômio 5:8,9.

    O que podemos aprender com o exemplo de Jesus, a não pular etapas?

    1) Devemos suportar o deserto das tribulações. Meu irmão, não é fácil suportar as tentações, as vezes as tribulações vem, justamente para fazer-te tentar a tropeçar porque elas vem em forma de teste e se você passa por tribulações hoje, meu amado, dai glória a Deus, e mire-se na palavra porque você está sendo preparado para vencer o mundo, e o fará entender que não se deve pular as etapas.

    2) Devemos amar a Deus, guardando em nossos corações a sua palavra, e tentar fazer o que está escrito nela, pois os que amam a Deus guarda os seus mandamentos, e estará pronto para responder “…está escrito na palavra de Deus…..” pois assim está escrito:

    E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
    Êxodo 20:6

    Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Provérbios 7:1.

    Amém.

    Graça e Paz