Você sabe qual a verdadeira fé?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma vez li que tudo o que precisamos é de 20 segundos de coragem extrema. E de fato é verdade! Coragem é tudo na vida: pense em quantas coisas você deixou de ganhar pelo simples medo de perder? Isto vale para tudo, desde chamar alguém para sair, até descobrir a verdadeira fé. Fé é um salto no escuro! Quem deseja muitas provas não possui fé! Uma história que serve de exemplo para este assunto é: Jesus caminha sobre as águas.

Ao analisar o fato descrito em Mateus 14, passei a ter um outro conceito de fé. Diferente do que dizem, fé nem sempre é andar sobre as águas… Veja:

“A vida quer é coragem”.

A frase acima é de Guimarães Rosa, e com certeza descreve o que precisamos entender:

E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mateus 14:28,29

Frequentemente a vida exige que saiamos do barco! Frequentemente precisamos sair da nossa zona de conforto, sair da nossa “zoninha de descanso” e partir para o desconhecido. Isto não é nenhum convite para você sair como um louco no mundo, mas sim de você entender que só começará a crescer de verdade, quando sair do barco, quando sair da sua “zona de conforto”. Mas este texto também nos dá outra lição, veja:

O cenário da vida.

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
Mateus 14:30

Tenha a consciência que ao sair da zona de conforto, ao sair do barco, você terá a vida para viver! Terá que lidar com ventos fortes, tempestades, raios que cairão na sua cabeça, enfim… Isto não significa que Deus está ausente, somente que a vida é assim!
Às vezes não conseguimos entender muitas das coisas que nos acontecem, a morte de alguém significativo, perseguições, doenças, solidão, fim de relacionamentos, e outros problemas que nós acreditamos que não deveríamos ter, já que servimos a Deus. Entenda, a vida possui altos e baixos e mesmo não sabendo depois de quantos baixos vem os altos da vida, nunca deixe de sair da zona de conforto, de decidir o que você quer para a sua vida e viver por isso! Esse é o convite de Jesus, não olhe o cenário da vida (para Pedro o cenário era a tempestade e o vento), olhe para o seu objetivo com coragem!

A verdadeira fé.

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Mateus 14:31

A verdadeira fé às vezes é muito pequena. Aliás, a fé verdadeira começa como um grão de mostarda. Observe o nosso amigo Pedro: Ao sentir o vento, começou a afundar e logo pediu socorro a Jesus! A verdadeira fé, nem sempre faz com que você consiga caminhar sobre as águas, mas se é fé de verdade, assim que você começar a afundar, pedirá socorro ao único que pode te ajudar!

Agora, vamos tornar tudo isto prático, para podermos aplicar hoje mesmo em nossas vidas.

Às vezes não temos coragem para tomar decisões que sabemos ser importantes. Admiro a coragem de Pedro em saltar do barco e ir até Jesus, mas admiro mais ainda a sua pequena fé em descobrir que está afundando e pedir socorro ao único que poderia socorrê-lo. A verdadeira fé é crer que a vida é difícil, o amor é difícil, o trabalho é difícil e as lutas são cada vez maiores, mas ter a coragem de viver, ter a coragem de sair do barco é que fará a diferença.

Mas sempre lembrando que os problemas podem nos fazer sofrer e afundar, mas quando perceber isso, peça a Deus que te salve e ele estenderá a mão para ajudá-lo nesta caminhada!

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Salmos 121:1,2

Até Já!

7 Comentários

  1. Thais

    Realmente é verdade, temos que ter fé, a palavra diz que no mundo terei afliçoes, mas o Senhor Jesus venceu o mundo por nós, entao temos que ser perseverantes e fieis até o fim, nao é facil, mas temos que arriscar e ser corajosos até o final.

    Responder
  2. ANA CRISTINA

    DEUS É MARAVILHOSO E MISERICORDIOSO,ELE É UM DEUS DE GRANDIOSAS BENÇÃOS,E QUEM TEM DEUS DE VERDADE EM SEU CORAÇÃO TEM TUDO ,DEUS SEM VOCÊ É DEUS ,E VOCÊ SEM DEUS É NADA!

    Responder


  3. Jorge da Silva Abreu

    Saudações Cristãs a todos.

    Sim, concordo na íntegra com o tema do post, entretanto para que tenhamos a fé verdadeira, precisamos distinguir o que é fé e Fé, ou seja, a fé cega da Fé verdadeira. Para isso precisamos entender dois quesitos que são.

    1) Entender o verdadeiro conceito de Fé. Em Hebreus 11:1 diz assim: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Se você observar o texto do versículo 1 isoladamente, entenderá que muitos podem ter fé em qualquer coisa, por exemplo, em um único Deus ou em vários deuses, ou até na inexistência do Criador, pois é só ter o firme fundamento das coisas que se esperam, dependendo de qual seja o seu fundamento, você pode fundamentar um conceito qualquer sobre Deus, religião e fé ou qualquer outra coisa, e esperar e ter a convicção de que esse fundamento seja uma realidade, isto não é ter fé ? Se você ler o capítulo 11 de Hebreus todo, verá que o autor, para complementar o verdadeiro conceito de fé, cita alguns heróis da fé verdadeira, não só alguns esperaram como tiveram a prova daquilo que não viram. Portanto se você crer no verdadeiro Deus, terá ou verá sempre a comprovação daquilo que esperou em sua fé.

    2) Distinguir a fé emotiva da fé racional: Muitas pessoas, oram nas igrejas, gritam Aleluia ! Aleluia ! esperando e tendo fé sempre que Deus possa dar aquilo que elas querem. Entretanto precisamos entender que nem sempre Deus não dará aquilo que queremos, mas sim o que precisamos. Outra coisa é você ter um sonho, ou alguma imaginação de que Deus falou com você é precisa imediatamente executar aquilo que sonhou ou imaginou. Não se esqueça que o inimigo de Deus está ao derredor também soprando no seu ouvido, ou você pode fazer um interpretação errônea do seu sonho e para isso a palavra de Deus diz assim:

    “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 1 Pedro 2:2”.

    3) A fé exige obediência: O que foi que Pedro fez quando Jesus lhe ordenou que saísse do barco ? Ele simplesmente obedeceu, porque não só teve fé nAquele que andava sobre as águas, mas sim nos milagres e proezas que Jesus poderia realizar, sem importar com as adversidades (Mateus 14:29). Bom isso já disseram no post. e temos outros exemplos também de fé pela obediência.

    “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Hebreus 11:8”

    “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Hebreus 11:17”

    Pela fé Ana pediu um filho ao Senhor e Lhe fez uma promessa a qual cumpriu sendo também obediente.
    “E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
    E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
    Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.
    1 Samuel 1:20-22”.

    E muitos outros, Portanto, se você tiver fé em Cristo Jesus, entenderá que nós somos mordomos de Deus, pois Jesus também deu o seu exemplo de fé dizendo:

    “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:28”

    Assim sendo, tendo fé, como servos de Cristo, obedeçamos aos seus ensinamentos, e assim teremos a comprovação e veremos todos os Seus milagres se concretizando naquilo que Ele não só nos ensinou, mas também fez.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *