O que você quer ser quando entender?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

“Às vezes você só precisa de alguém para te lembrar que você não é tão ruim quanto você acha que é.” Desconhecido.

Eu gosto muito de ler Gênesis 1 e 2, pois ali eu tenho a minha ideia de mundo perfeito. Tudo funciona como o planejado e eu adoro isso! Vejo também Deus como um artista orgulho, que acabou de fazer uma obra espetacular. Vejo que tudo que Deus fez é bom, porque ele disse ser bom. Mas a partir da queda, vejo um mundo em caos e desordem absoluta, enquanto isso Deus faz o “que pode” para tentar manter a raça humana minimamente organizada. O problema é que em um mundo caotizado, coisas ruins começam a acontecer a pessoas boas e coisas boas parecem perseguir instintivamente os maus. Me pergunto, porquê?

Você já teve a intenção de fazer tudo certo, mas o máximo que consegue é cometer um erro atrás do outro? Você já teve a sensação de estar sozinho no mundo, mesmo quando todos estão do seu lado? Em um mundo caotizado, perde-se a noção de valor: os honestos e sinceros são apedrejados, enquanto os injustos prosperam. Mas o maior problema se dá quando não entendemos o valor que possuímos, ora, se o “mundo” parece não valorizar o que fazemos, logo caímos em uma “crise de identidade”, veja: imagine uma criança que desde pequena, tudo que ouviu foi “como você é feio!”. Ao crescer, essa mesma criança deverá desenvolver um grande complexo de inferioridade além de depressão e fobia social, pois todo o referencial que ela teve dos outros a seu respeito foi sempre o pior possível.

Jesus sempre esteve com a “tatuagem” de “joão ninguém” na testa. Ao falar palavras de sabedoria, disseram, quase que não acreditando nele, “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?”. Jesus é o exemplo de pessoa que foi desprezada e rejeitada simplesmente por ser o que era! O problema do mundo caotizado é que você não é desprezado ou rejeitado porque fez algo, mas sim porque é. É por isso que nossa sociedade está cada vez mais doente psicologicamente falando, na nossa ânsia de chegar a perfeição, desprezamos os seres humanos que não alcançam o nosso “padrão”, e esses seres humanos por sua vez, acabam se desvalorizando pois o único referencial que possuem, os desvalorizam!

Sirius Black, personagem da série Harry Potter, resume o que quero dizer quando diz: “Você é uma pessoa boa, por isso coisas ruins acontecem com você…”. Até ele sabe que ser bom em um mundo caotizado resulta em cicatrizes e feridas, por isso hoje eu quero falar com você que se sente assim… triste, desvalorizado, traumatizado e incapaz de acreditar no amor e na vida. Deus sabe que doí! Deus sabe que sofremos!

Hoje você talvez não seja valorizado por ninguém, talvez a vida tenha ferrado você de uma tal forma que até agora você não entendeu o que aconteceu… talvez você tenha enorme vontade de ser abraçado(a), de ter um ombro amigo e não tem, mas existe alguém que sabe de você! Ainda que ninguém te valorize, ainda que você não saiba nada sobre o que está acontecendo, você está no holofote de Deus e ele te ama e te quer bem… Por isso saiba que você tem valor para Deus. Deus cuida de peixinhos, cuida de você! Cuida de animais, cuida de você! Cuida de flores e ervas do campo, cuidará de você! Pode parecer um clichê, mas é verdade e quando você tomar consciência disso, poderá ser o que quiser! Quando você entender que existe alguém que cuida de você, que sabe das suas feridas, que sabe que o mundo às vezes te despreza e que sabe o quanto é difícil viver aqui, você poderá ser o que quiser na vida, pois a fé em Deus cria seres descaotizados em meio ao caos!

Você não é ruim como dizem… Entende isso!?

4 Comentários

  1. Thais

    Ótimo o tema e muitas vezes nos sentimos assim mesmo, mas só Jesus pra cuidar de nós e nos ajudar ao longo do caminho , neste mundo de horror , porque cada vez mais tá sendo pior ver como o ser humano está cada vez pior!!!!

    Responder
  2. Romilson FRança

    Devemos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Filipenses 2:6-8.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *