O que significa ter fé do tamanho de um grão de mostarda?

“…em verdade vos digo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” Mateus 17:20

O contexto da frase acima trata da incapacidade dos discípulos de curar um menino que sofria de um mal aparentemente incurável. O exemplo dado por Jesus parece bizarro: como pode um grão de mostarda, que nada mais é que uma semente minuscula, servir de exemplo para a fé? Veremos agora o que significa ter uma “fé do tamanho de um grão de mostarda”.

Não existe lógica!

Quando tomamos uma decisão baseada na lógica, não precisamos de fé. Visto que se faço uma analise antes de tomar uma decisão, verificarei as possibilidades, e com isso chegarei a probabilidade de ter sucesso na minha decisão. Ora, a fé que depende de uma análise criteriosa dos fatos, não é fé, já que a fé é o fundamento do que não é visível!

Imaginem se Abraão, o pai da fé, tivesse feito uma análise se deveria ou não sacrificar Isaque? Com certeza a resposta seria não, visto que nenhuma análise minimamente racional pode, em qualquer circunstância, optar por sacrificar o próprio filho em nome de um Deus que nunca se viu. Falemos mais sobre Abraão e veremos que a lógica não se aplica a fé, pois quem de nós deixaria a sua família e partiria para um lugar desconhecido, somente porque uma voz, no meio do nada, nos disse para fazer? Quem de nós, em idade avançada, acreditaria que poderia ter um filho? Enfim, isto explica porque o grão de mostarda é utilizado para exemplificar a fé: não a lógica na fé, pois a fé começa quando a razão termina!

Mas e a fé do tamanho de um grão de mostarda?

Tamanho de um grão de Mostarda
Tamanho de um grão de Mostarda

Já vimos que a fé não é lógica, pois se fosse não seria fé. Mas uma “fé do tamanho de um grão de mostarda” está suscitando o crescimento. Uma semente que é plantada em boa terra, não será uma semente para sempre. Da mesma forma a fé, quando aplicada em um coração fértil, logo se transforma em um belo arbusto com raízes profundas e verdadeiras.

Jesus utilizou o grão de mostarda como exemplo, para rebater a lógica de que quanto mais confiança melhor! Já que em Jesus, o inicio não determina o andamento e muito menos o fim. Em Jesus, a fé que move montanhas começa movendo pequenas pedrinhas!

Até Já!

Se você gosta deste assunto, leia mais sobre a fé:

 

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. A Fé que eu tenho em nosso Senhor Jesus Cristo ( ninguém vai ao Pai a não ser por mim) Pois creio que Ele é o enviado de Deus para nossa salvação. Fatos notórios já se revelaram em minha vida. 1- Se comemoramos o dia de Natal como nascimento de Jesus, posso dizer que nasci no dia 24 de dezembro de l.941, sou componente de uma família enorme com mais de 400 descendentes e que provavelmente 80% ou mais são evangélicos inclusive a minha esposa e filhos onde o mais velho é Presbítero. 2-Já foi convidado várias vezes para ser intercessor na salvação de três pessoas pessoas que faleceram mas queriam que antes “Eu” intercedesse Junto ao Pai para que lhe perdoassem dos seus pecados e a salvassem.Ministrei-lhes a palavra conforme a Bíblia nos ensina e clamei ao Pai que ouvisse o nosso clamor e as aceitassem no seu Reino.3-Minha filha caiu já sem respiração dentro da nossa casa, foi um pânico total, a casa foi invadida por vizinhos e familiares que queriam levá-la imediatamente pra o hospital. Pedi calma a todos mais era impossível acalmá-los. Então pedi que se retirassem até que eu constatasse o fato. Minha filha não tinha mais respiração e não respondia a nada ou a nenhum impulso (tenho curso de primeiros socorros). Aí eu entrei em pânico também, só que me lembrei dessa sementinha santa que o Senhor colocou no meu coração. Clamei com toda a Fé que o Senhor me deu e implorei-lhe que embora eu não merecesse mas que a sua Graça se tornasse presente perante aquelas pessoas que ali estavam e queriam levá-la até a força para o hospital. O resultado ? Precisa descrevê-lo? O SENHOR OUVIU O MEU CLAMOR E A MINHA FILHA ABRIU OS OLHOS PERGUNTANDO: PAI ONDE É QUE ESTOU? Foi alegria total em nossa casa e surpresa para os vizinhos. Portanto eu só sei dizer isso: “EU BEM SEI EM QUEM TENHO CRIDO E QUE É PODEROSO PRA GUARDAR O MEU TESOURO ATÉ O DIA FINAL. “OH GLÓRIA”.

  2. Não importa o tamanho da sua fé, o importante é crer no todo poderoso, que só ele pode fazer o impossível acontecer.
    Quantas passagens na bíblia cita sobre a fé , que sem fé é impossível agradar ao Senhor?
    Bom a minha fé está nele , somente nele, por mais que muitas coisas possam mostrar ao contrário, o Senhor está conosco no barco e com ele não afundamos se estivermos firmes na fé e em sua palavra.

    Ótimo tema!!!

    A paz de Cristo!