É certo o cristão orar no monte?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Nos dias de hoje existe uma grande quantidade de pessoas que estão indo ao monte para orar. Nestas reuniões acontecem de tudo: desde gravetos que acedem, até aparições de anjos e arcanjos. Vejamos neste estudo bíblico se é certo o cristão orar no monte.

Como funciona uma reunião no monte?

Este tipo de reunião é muito comum entre os pentecostais. Um grupo, normalmente da mesma congregação, se reúne e sobe, entre matos e árvores até um local que julgam ser confortável para ali cantarem alguns hinos e depois orarem. Está pratica visa ter uma intimidade maior com Deus.

O problema em orar no monte…

O problema obviamente não está no monte, mas no espirito das pessoas que hoje em dia adotaram esta pratica como um ritual. “Se os ‘pedidos de oração’ forem ‘consagrados’ no monte, então existe mais chances de serem atendidos por Deus”, é o que pensam a maioria das pessoas. Assim como acredita-se que o salão onde um grupo de pessoas se reúnem para falar de Deus é a única “Igreja” presente na terra, assim também acreditam que o monte é um lugar sagrado, mas não é!

Deus não atenderá a sua oração mais rápido só porque você está orando no monte! O que precisamos aprender é o lugar não me santifica, eu e você é que santificamos o lugar (seja ele qual for), já que o espirito está em mim e não no lugar!

Jesus orava no monte?

É claro que a justificativa para se orar tanto no monte, parte do principio de que Jesus também fazia. Ora, Jesus não orava no monte porque o monte era um lugar mágico! Ele somente estava procurando um lugar tranquilo, longe da agitação das cidades para poder falar com o pai.

O monte e a violência.

Outro problema enfrentado pelos frequentadores dos montes, é a violência. Não é raro ouvirmos histórias de mulheres que subiram no monte e foram violentadas ou assaltadas. Além disso a presença quase frequente de usuários de drogas, torna difícil a vida dos frequentadores. Por isso se você pretende orar no monte, sempre vá acompanhado(a) pois infelizmente isto que disse é real e acontece muito hoje em dia.

Estude Teologia hoje mesmo!

Mas afinal, é certo o cristão orar no monte?

Orações no monte

Como já disse, o lugar não importa! Se você se sente melhor no silêncio, (apesar de hoje já não ser mais tão silencioso assim), vá ao monte e com certeza será uma benção!

Mas não vá ao monte imaginando que ali as coisas acontecem de maneira diferente ou que Deus responde mais rápido as suas orações, porque isto é falso! Não é o evangelho do reino de Deus! No evangelho do reino de Deus não importa o lugar em que se esteja, desde que se esteja no mesmo espírito, Deus ali estará e com certeza você também será abençoado!

Até Já!

Veja outros assuntos interessantes:

 

4 Comentários

  1. Jorge da Silva Abreu

    Saudações cristãs a todos.

    O problema é que muitas igrejas se apegam a certos costumes narrados na história antiga da bíblia, achando que aquilo é um mandamento de Deus. Ora a bíblia narra a história antiga do povo de Deus, onde Deus quer mostrar o que se deve servir de experiência dos costumes negativo ou positivo, dependendo do contexto histórico, e não necessariamente dizer que algum costume positivo, tal qual esse citado no post onde Jesus orava no monte, afim de procurar um lugar tranquilo, posso se adequar a nossa realidade dos dias de hoje, pois ele mesmo disse que procurasse-nos os nossos aposentos.
    “5 – E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
    “6 -Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
    Mateus 6:5,6”.
    A prática de certos costumes bíblicos, pasmem, estão levando igrejas a adotarem costumes do judaísmo, tais como tocar shofar nos cultos, vestir mantos judaicos, se curvarem diante de uma réplica da arca da aliança, e pasmem mais ainda, simulam sacrifícios diante do altar com tinta vermelha. Isto são práticas da velha aliança, que foi substituída pela nova aliança (Jesus Cristo).
    Conforme foi dito no post, o lugar que você ora não importa, o que importa que você ore a Deus, tendo fé de que Ele irá lhe dar a resposta, que possível possam ser duas: Sim ou Não, e em caso de Sim talvez você receba um Espere.
    Não importa onde você esteja, o que importa é que você busque a cada dua a intimidade com Deus, orando sempre em nome de Jesus (Nova Aliança), porque Ele estará sempre onde você estiver, em casa, no trabalho, na escola, não importa, o que importa é que você converse (ore) constante com Deus,

    Responder

    1. Jorge o problema é que a maioria das pessoas não pensam assim, acham que o lugar em que estão influência na resposta de Deus. E sobre a questão do judaísmo, realmente está ocorrendo isto nos nossos dias!

      Paz e Graça, Jorge!

      Responder
  2. Denise

    DEUS ouve a oração de seus filhos em qualquer lugar que estejam, não importa se é deitado, ajoelhado, sobre os pés, etc. Assim como JESUS foi ao monte para orar pelo fato de ser um lugar tranquilo, a busca por se orar no monte deve partir do princípio de apenas buscar um lugar tranquilo para falar com DEUS, e não de procurar coisas mágicas, afrontosas, etc.
    A própria Bíblia diz que ao orar, devemos fechar a porta e orar a DEUS que está em secreto, pois em secreto Ele nos recompensará. Então, a oração deve ser feita longe de grandes agitações, para que se possa concentrar apenas no receptor da oração, em DEUS. Analiso que muitas pessoas levaram ao radicalismo a forma de buscar o silêncio, buscando então coisas sobrenaturais. Mas nada contra, nada mesmo, se muitos preferem assim, então que vão, mas apenas se DEUS permitir. Muitos sentem-se mais “ligados” quando estão no monte. Mas friso mais uma vez, que DEUS não escolhe lugar para ser invocado, Ele nos atende em qualquer lugar, desde que não o tenhamos o magoado, e tenhamos comunhão com Ele e nossos irmãos.

    Responder
  3. Ivã carlos

    Paz e graça
    Antigamente o povo de DEUS subia ao monte para sacrificar,em um lugar separado e de muitas da vezes escolhido por DEUS,
    Hoje em dia subimos ao monte para sacrificar de um modo diferente dos antigos, os antigos sacrificavam animas, mas nós somos o propio sacrificio (romanos 12), e que tipo de sacrificio seria esse? Sacrificio de adoração sacrificio de clamor etc.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *