Uma das dúvidas que persiste em ficar na mente de muitas pessoas é sobre a chamada Estrela da Manhã. Vejamos:

Entendendo a contradição.

Lemos em Isaías 14:12 a seguinte afirmação: “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!”. Sabemos portanto duas coisas:

  1. “Como você caiu dos céus…” está fazendo referencia a Lúcifer;
  2. “Como foi atirado à terra, você , que derrubava as nações!”. Vemos que este que caiu dos céus, ao ser atirado à terra, não possuía nenhuma boa intenção.

Ao lermos o outro texto, em Apocalipse 22:16, vemos a seguinte afirmação: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”. Portanto, observe duas coisas:

  1. A identificação da Estrela  está no início da frase: “Eu, Jesus,…”
  2. Ele se declara descendente de Davi. E certamente todos nós já sabemos quem ele é, não é verdade!?

Mas, quem é a Estrela da Manhã?

Ao fazermos a pergunta: “Quem é a Estrela da Manhã”, precisamos entender não somente os textos acima, mas o todo da Palavra.

Porque como já disse diversas vezes aqui no blog, se você ler somente o que está escrito, ficará perdido! Mas se ler o todo da Palavra, saberá o que está escrito a muito tempo: “A letra mata, mas o espirito vivifica!”

Por isso é que a Estrela da Manhã é Jesus!

Veja Também: 60 Temas para Culto de Santa Ceia (O #33 é impossível de ignorar)

Ele (Jesus), sendo em forma de Deus não teve por usurpação (exercer algo sem qualquer legitimidade), ser igual a Deus. Antes se esvaziou a si mesmo, tomando forma de homem!

Isaías somente faz referência a Satanás que não sendo como Deus, julgou por usurpação ser maior que Deus e por isso foi lançado a terra. E como sabemos, Lúcifer significa “portador de luz”.

Até Já!

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Onde na Bíblia tem o nome Lúcifer ? Pelo que sei esse “apelido” foi data Satanás pelos poetas bêbados da madrugada no século VI.

    • Adelmo, Lúcifer é a tradução da Bíblia Rei Jaime para “estrela da manhã”, justamente em Isaías 14:12. Além disso pelo que lembro, a Bíblia Rei Jaime pertence a Igreja Anglicana e foi iniciada no início do século XVII. Portanto não foram os poetas bêbados do século VI que inventaram este nome.

      • você só vai encontrar o nome Lucifer nas traduções do texto receptus, proveniente dos manuscritos bizantinos,também chamada biblia dos reformadores. Aqui nós temos a ACF da trinitariana,muito boa por sinal.Espero ter ajudado.

      • Concordo, o nome “Lucifer” não existe na Vulgata (a bíblia em latim), mas a palavra “lucifer” no mínimo três vezes: em Isaías, no Apocalipse e em Pedro.

        “Et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris.”

        “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alvorada apareça em vossos corações.”

        2 Pedro 1:19

    • Na biblia vulgata latina são geronimo não faz referência a estrela da manhã, mas diretamente a lucifer. Leia ela mesmo sendo em latim e compreensível.

    • para mim estrela do amanha e sem duvida jesus cristo,para ele e dado toda a gloria e para o inimigo nada, vem em nossas vidas so para nó derrotar e fazer todo o tipo de coisas ruim pensamentos negativos, gerar polemica, desavensas e outras coisas mais.

      • Nao foi uma boa explicação!
        Jesus disse: Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”

        Resumindo…
        Ele é o descendente de davi
        E também é a estrela da manhã
        Como diz que também Lúcifer é a estrela da manhã.

        Quem é a estrela da manhã?kkk
        Uni duni tê salame minguê o sorvete colorê escolhido foi você.!!!kk

        Mas seilá os anjos caídos tiveram relações sexuais com as mulheres e tiveram filhos de grande renome…

  2. Vc fez grande confusão Luiz Henrique!
    É tão simples de entender! Veja só:
    lúcifer ou satanás, ou como quiser chamá-lo, este é o “estrela da manha”.
    Já JESUS DE NAZARÉ, este é o “Resplandecente Estrela da Manhã”.
    A palavra resplandecente é que diferencia JESUS de satanás.
    Quem declara que JESUS é a “estrela da manhã”, automaticamente está declarando que JESUS é satanás.
    E nisso blasfema o nome de JESUS.

      • MAS VC DECLAROU NO MEIO DO TEXTO A FRASE : “Por isso é que a Estrela da Manhã é Jesus!”
        a estrela da manhã não é JESUS, pois JESUS é a “Resplandecente Estela da manhã”. A palavra resplandecente nos revela que JESUS é a estrela da manhã que resplandece sobre todas as outras estrelas da manhã, seja esta estrela satanás ou qualquer das outras que a calda dele arrastou para a terra.
        Releia o texto Luiz Henrique e verás que no texto vc declara: “Por isso é que a Estrela da Manhã é Jesus!”

        • meus amigos , nada disso lucifer ( pelo que eu estudei ) nada mais e do que o nome de anjo de satanas antes deste cair por terra , e de fato o RESPLANDECENTE faz a diferença interpretativa no contexto . e satanas significa adiverçario dos homens que e a adaptaçao do deus pã grego da ordem dos SATIROS

    • A referência à palavra “lucifer” aparece uma única vez no Tanakh (a bíblia em aramaico e hebraico) sob a expressão “hêlêl” (aquele que brilha). Na Septuaginta (a bíblia em grego) e na Vulgata (a bíblia em latim) aparece três vezes, na primeira sob a palavra “heōsphoros” (o que leva a luz) e na segunda como “lucifer” mesmo, que significa “o portador da luz”.

      Mas como sempre, tem gente colocando palavras na bíblia. Resplandecente? Profanação é isso, alterar o que está escrito há milênios.

      A seguir, passagem de II Pedro, 1:19:

      “Et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris.”

      Traduzido na bíblia de St. James (e retraduzido para português) por:

      “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alvorada apareça em vossos corações.”

  3. Eu discordo que essa etrela citada seja Jesus pois a biblia e clata ao dizer que foi lancado a terra . Jesus nao foi lancado nem caiu ele foi enviado como esta escrito durante toda a biblia esse treco que se refere a estrela da alvorada e bem claro dizendo que a estrela foi lancada jogada e nao enviada

      • Lúcifer é todo aquele que tem a responsabilidade de levar a luz, ser mensageiro da luz.
        Referindo se ao anjo caído, quando ainda querubim ungido este era Lúcifer (portador de luz) ver Ezequiel 28.14 e 17, Isaías 14.12. Lembrado apenas que portador é aquele que carrega.
        Já o Satanás deriva de um termo hebraico que traduz, adversário.

  4. Que parte tem Cristo com Belial? Nenhuma!

    Quer dizer: tu que dizias ser estrela da manhã, como caíste?

  5. Eu só tenho apenas quatro anos de convenção não sei muita coisa de Bíblia mas, andei lendo Apocalypse cap 2.28 msg à igreja de Tiatira diz: quem​ continuar a fazer a minha vontade… Eu lhes darei a estrela do amanhã.
    Ao pouco entendimento que tenho acredito que não é algo ruim, eu não sei o que a estrela Dalva representa na Bíblia, talvez ela pode representar Lúcifer tentando imitar Jesus com seu pouco brilho, o sol cientificamente é considerado uma estrela, logo quando o sol resplandece sua luz na terra a estrela Dalva perde seu brilho o sol além de emitir luz ele emite calor, e me traz a ideia de como deve ser é a glória de Deus, vc não consegue olhar diretamente pro sol, a luz é muito forte é quase impulsivel vc enfrentar o sol do meio dia, no entanto se vc chegar perto demais será consumido assim é a glória de Deus a nossa natureza pecaminosa não permite que nos aproximamos da Glória de Deus. Apocalypse cap 1.16 João diz: seu rosto brilhava como o sol do meio dia ( Jesus Cristo )
    Não quero que pense que tenho o sol como objeto de adoração ele só me traz mais ou menos a ideia de como é a glória de Deus se eu estiver falando besteira vcs me perdoe e me corrijam​

    • Deivison; paz do senhor
      sua observação quanto ao versiculo 28 é pertinente. Porém … …vejamos o contexto:
      Versiculo 20 ao 24.
      Agora leia o 26.
      E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei PODER SOBRE as nações,

      ” parênteses”

      (São três versículos que se completam em um mesmo raciocínio, representado graficamente por vírgulas.)

      Versiculo 27

      E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai,

      versiculo 28
      E dar-lhe-ei a estrela da manhã.

      Retornando ao versiculo 26:
      PODER SOBRE…
      Agora quando a bíblia se refere ao portador de luz (aquele que carrega a luz), trata – o como estrela d’alva.

      Mas quando Jesus se apresenta ao apóstolo João ele diz:

      Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a RESPLANDECENTE estrela da manhã.
      Apocalipse 22:16

      resplandecer
      Segundo o dicionario AURÉLIO;

      Refletir o brilho de.
      2 – Tornar saliente ou manifesto. ( Leia Lucas 2. 27 ao 32).
      3 – Emitir luz própria. ( Leia João 8.12)
      4 – Brilhar com grande fulgor. ( Leia Apocalipse 22.5 e João 17. 21 e 22).
      5 – Tornar-se notável. (Leia Lucas 2.52)
      6 – Viver. ( Leia João 14.6).

      Espero ter ajudado.

  6. Caros irmãos,
    Se observarmos Isaías 14 veremos que a bíblia está se referindo a homem, Deus nunca iria fazer uma comparação do homem com satanás, pois o pior homem que existe é muito melhor do que satanás. Quem foi lançado na terra não foi satanás, foi Adão. A bíblia explica a própria bíblia e não aconteceu na mesma velocidade que foi escrita, precisamos interpretar as entrelinhas.
    Pode perceber que em Gênesis a mulher foi enganada com a seguinte mensagem: sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal, muitas coisas aconteceram até a queda, não foi simplesmente por causa da desobediência, o homem se rebelou contra Deus e quis ser igual a Ele, por isto foi lançado na terra.
    Com relação ao inimigo, vejamos que o que habita na terra é o espírito do anti cristo (1 JO 4:3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo).
    O nosso inimigo ainda será atirado na terra, pode perceber que em AP 12:9 a 12 quando o dragão ( a antiga serpente ) é atirado na terra o anjo dá um brado de alívio dizendo: 12:12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
    Ele vai descer faltando pouco tempo, pode perceber que ele ainda vive nos céus nos acusando: 12:10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
    Portanto o inimigo nunca foi um anjo, ele sempre foi uma serpente e por causa do seu acumulo de maldade e malícia tornou-se o dragão.
    Em Ezequiel 28:14 se atentarmos para a versão mais original, vai dizer que tu eras como um querubim ungido, não que eras um querubim ungido, ali estava falando de Adão, pois no vs 17 diz: elevou-se o seu coração por causa da sua formosura… satanás nunca foi formoso, formoso era Adão!
    Conclusão: A brilhante estrela da manhã é o estado original de Adão! Jesus é resplandecente, é brilhante, e a bíblia diz em 1 JO 3:2: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é…

  7. Há queridos irmãos (estrela da manhã ) é um titulo dado por Deus a Jesus e a satanas isso não diz que eles são a mesma pessoa muito pelo contrário pra que vocês entendam melhor vou ilustrar ex: um time de futebol é campeão mundial todos os atletas ganham o titulo então todos podem ser chamados de campeão mundial

  8. Caros Senhores.

    Precisamos ler mais a bíblia, lê-la NA DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
    Se apenas lermos estaremos semelhante ao eunuco etíope em Atos 8.31.

  9. Sobre a Estrela da manha…esse era lucifer ate a queda…porem em apocalipse Jesus retornou com o a resplandescente estrela da manha…ou seja Jesus voltou ao céu com a mencionada estrela

  10. Existe sim na igreja católica o São Lúcifer que não é quem você pensa que é, Lúcifer bispo de sardenha viveu no século IV morreu em 370 DC, o nome lúcifer com analogia a satanás foi citado por Jerônimo de Estridão um dos pais da igreja no ano 387 mesmo século em que viveu o bispo de sardenha.

    • Olá, lir estes comentários e também queria deixar o meu comentário! Falar sobre isso não é complicado e nem difícil, em Isaías 14-12 diz : Como caíste do céu, ó estrela da manha, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! (Veja como esta escrito “estrela” com “e” minúsculo. Se refere a Lúcifer , pois antes dele cair dos céus ele tinha o título de luz pois ele era um anjo de luz, mas quando caiu dos céus passou a ser chamado Satanás! Já em Apocalipse 22-16 parte B diz: Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. Observe que “Estrela” foi escrito com letra maiúscula , pois se refere ao grande , porque Jesus sempre foi antes e hoje e sempre , e pois sempre teve e nunca perdeu esse título! Espero esclarecer algumas dúvidas, pois tudo que se refere a Jesus nos traz a idéia de excelência, e isso está no mínimos detalhes 😊

  11. O problema é simples: vocês estão tentando interpretar um texto que foi escrito a mais de 2000 anos, foi modificado por muitos reis que se diziam cristãos, e nem sequem conseguem entender o que Pero Vaz de Caminha escreveu à Portugal a 500 anos atrás… Deixem de tentar interpretar um texto e simplesmente acreditem no que querem acreditar. Jesus é mais do que um mero texto se você acreditar nele, da mesma forma que “seu irmão Lulu” pode ser mais também (arcanjo x “meio homem”?)
    Portugal não descobriu o Brasil – os índios já estavam aqui quando chegaram.

  12. Boa tarde !
    É um erro dizer que satanás, lúcifer ou seja lá quem fosse, teria desejado ser maior que Deus, não existe nada maior do que Deus, para que satanás o almeja-se.
    14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

  13. Resumindo tudo, vamos parar de tantas dúvidas, tudo isso é nada, devemos mesmo é levar em consideração o que ele nos ensinou: amai-vos uns aos outros. Isso nos basta.

  14. Irmãos sei que este assunto tem causado muitas duvidas e a culpa não é de vcs, quero expor minha consideração sobre este assunto.
    primeiro – lúcifer não é nome e sim uma qualidade (adjetivo de quem porta ou tem luz própria) por isto na tradução feita em Alexandria de Isaias 14:12 estrela é um astro que produz luz própria, sendo assim traduzido para luciferuz, porém o grande probrema que trouxe toda confusão é a tradução equivocada do hebraico para o grego e depois para o latim. no hebraico a tradução correta de Isaias 14:12 é estrela das trevas e não estrela da alva.
    Jesus é a estrela da alva Ele tem luz própria, Satanás nele não há luz é estrela das trevas.

  15. estrela da manha significa o previlegio de poder estar na presensa de Deus fisicamente as estrela da manha citadas na biblia se assentavam no trono de Deus . levantem bem cedo e observem a estrela da manha e tirem suas conclusoes na metafora o sol é Deus as estrelas sao os Anjos apenas o estrela da manha permanece perante o sol….

  16. E Observar a Biblia diz Deus Altimo que vive muito alem dos ceus é altissimo ate para os Anjos onde nem todos anjos(ou celestiais) podem chegar isso é bem obvio na metafora estrela da manha e em toda biblia

  17. lançado pra ou por terra significa para baixo pois a terra e o ultimo universo abaixo de Deus ( geneses e chamou Deus a parte de cima Ceu e a Parte de Baixo terra)

  18. O nome correto e Satanás e o apelido é diabo, o apelido Lucifer e somente para aqueles q querem exanta lo.
    Observem q nos filmes, sempre usam o nome Lucifer.

  19. NADA HAVER ISSO VEI, CLARO QUE A ESTRELA DA MANHÃ É LUCIFER
    Na profecia de Isaías 14:12-14, Deus condena a estrela da manhã. Aqui, a estrela da manhã representa uma pessoa que tinha grande poder mas que se tornou arrogante. A “estrela da manhã” se achou superior e tentou roubar a glória de Deus. Por causa disso, Deus condenou essa pessoa ao inferno.

  20. Gente, se vcs lerem Isaías 13 e Ezequiel 27:2, vcs vão ver pelo contexto lógico que Isaías está se referindo ao rei da Babilônia e Ezequiel ao rei de Tiro, ou seja, nos capítulos seguintes eles ainda continuam falando desses reis. Ou seja, foi um equívoco dizer que aquilo se referiu a Lúcifer ou diabo enfim, sendo que era aos reis.

  21. Boa noite!

    Muito simples de entender, Lúcifer era um anjo poderoso com peitoral de pedras preciosas, com um poder chamado estrela do amanhã que o foi tirado quando achou que podia ter posse do trono que viu vazio, quebrou a cara né pessoal, hj só temos um detentor desse poder chamado Jesus Cristo, nas cartas as 7 igrejas de apocalipse, mas precisamente na quarta carta a igreja Tiatira Jesus relata a João, ao vencedor lhe dará a estrela do amanhã. Poder gente para governar com ele. Eita Glória, eu pretendo ser um vencedor e você?