Quem é a Estrela da Manhã: Jesus ou Lúcifer?

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das dúvidas que persiste em ficar na mente de muitas pessoas é sobre a chamada “estrela da manhã”. Vejamos neste estudo quem de fato pode ser chamado de estrela da manhã: Jesus ou Lúcifer?

Entendendo a contradição.

Lemos em Isaías 14:12 a seguinte afirmação: “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!”. Sabemos portanto duas coisas:

  1. “Como você caiu dos céus…” está fazendo referencia a Lúcifer;
  2. “Como foi atirado à terra, você , que derrubava as nações!”. Aqui vemos que este que caiu dos céus, ao ser atirado à terra, não possuía nenhuma boa intenção.

Ao lermos o outro texto, em Apocalipse 22:16, vemos a seguinte afirmação: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”. Observem duas coisas:

  1. A identificação da Estrela da Manhã está no início da frase: “Eu, Jesus,…”
  2. Ele se declara descendente de Davi. E todos nós já sabemos quem ele é, não é verdade!?

Mas, quem é a Estrela da Manhã?

Quem é a estrela da manhã

Estude Teologia hoje mesmo!

Ao fazermos a pergunta: “Quem é a Estrela da Manhã”, precisamos entender não somente os textos expostos acima, mas o todo da Palavra. Como já disse diversas vezes aqui no blog, se você ler somente o que está escrito, ficará perdido. Mas se ler o todo da Palavra, saberá o que está escrito a muito tempo: “A letra mata, mas o espirito vivifica!”

Veja também:

Por isso é que a Estrela da Manhã é Jesus!

Ele (Jesus), sendo em forma de Deus não teve por usurpação (exercer algo sem qualquer legitimidade), ser igual a Deus. Antes se esvaziou a si mesmo, tomando forma de homem!

O que nos é dito em Isaías é somente uma referencia a Satanás que não sendo como Deus, julgou por usurpação ser maior que Deus e por isso foi lançado a terra. E como sabemos, Lúcifer significa “portador de luz”.

Até Já!

21 Comentários

  1. Adelmo

    Onde na Bíblia tem o nome Lúcifer ? Pelo que sei esse “apelido” foi data Satanás pelos poetas bêbados da madrugada no século VI.

    Responder

    1. Adelmo, Lúcifer é a tradução da Bíblia Rei Jaime para “estrela da manhã”, justamente em Isaías 14:12. Além disso pelo que lembro, a Bíblia Rei Jaime pertence a Igreja Anglicana e foi iniciada no início do século XVII. Portanto não foram os poetas bêbados do século VI que inventaram este nome.

      Responder
    2. Carlos José Silveira

      Na biblia vulgata latina são geronimo não faz referência a estrela da manhã, mas diretamente a lucifer. Leia ela mesmo sendo em latim e compreensível.

      Responder

    3. para mim estrela do amanha e sem duvida jesus cristo,para ele e dado toda a gloria e para o inimigo nada, vem em nossas vidas so para nó derrotar e fazer todo o tipo de coisas ruim pensamentos negativos, gerar polemica, desavensas e outras coisas mais.

      Responder
  2. leno

    Vc fez grande confusão Luiz Henrique!
    É tão simples de entender! Veja só:
    lúcifer ou satanás, ou como quiser chamá-lo, este é o “estrela da manha”.
    Já JESUS DE NAZARÉ, este é o “Resplandecente Estrela da Manhã”.
    A palavra resplandecente é que diferencia JESUS de satanás.
    Quem declara que JESUS é a “estrela da manhã”, automaticamente está declarando que JESUS é satanás.
    E nisso blasfema o nome de JESUS.

    Responder
      1. leno

        MAS VC DECLAROU NO MEIO DO TEXTO A FRASE : “Por isso é que a Estrela da Manhã é Jesus!”
        a estrela da manhã não é JESUS, pois JESUS é a “Resplandecente Estela da manhã”. A palavra resplandecente nos revela que JESUS é a estrela da manhã que resplandece sobre todas as outras estrelas da manhã, seja esta estrela satanás ou qualquer das outras que a calda dele arrastou para a terra.
        Releia o texto Luiz Henrique e verás que no texto vc declara: “Por isso é que a Estrela da Manhã é Jesus!”

        Responder
  3. Anderson

    Eu discordo que essa etrela citada seja Jesus pois a biblia e clata ao dizer que foi lancado a terra . Jesus nao foi lancado nem caiu ele foi enviado como esta escrito durante toda a biblia esse treco que se refere a estrela da alvorada e bem claro dizendo que a estrela foi lancada jogada e nao enviada

    Responder
  4. Joao sousa

    Rapaz ou lucifer ou satanas ou gabiroto.vamos orar e deixar de ser egoista.pedi a DEUS PAZ PRO MUNDO.

    Responder
    1. PAULO

      Tem video no youtube do vaticano louvando lucifer em suas canções, entao lucifer é JESUS CRISTO SIM

      Responder
      1. Bastos

        Lúcifer é todo aquele que tem a responsabilidade de levar a luz, ser mensageiro da luz.
        Referindo se ao anjo caído, quando ainda querubim ungido este era Lúcifer (portador de luz) ver Ezequiel 28.14 e 17, Isaías 14.12. Lembrado apenas que portador é aquele que carrega.
        Já o Satanás deriva de um termo hebraico que traduz, adversário.

        Responder
  5. Fidêncio João Caetano Manuel

    Que parte tem Cristo com Belial? Nenhuma!

    Quer dizer: tu que dizias ser estrela da manhã, como caíste?

    Responder
  6. Devison Julio dos Santos

    Eu só tenho apenas quatro anos de convenção não sei muita coisa de Bíblia mas, andei lendo Apocalypse cap 2.28 msg à igreja de Tiatira diz: quem​ continuar a fazer a minha vontade… Eu lhes darei a estrela do amanhã.
    Ao pouco entendimento que tenho acredito que não é algo ruim, eu não sei o que a estrela Dalva representa na Bíblia, talvez ela pode representar Lúcifer tentando imitar Jesus com seu pouco brilho, o sol cientificamente é considerado uma estrela, logo quando o sol resplandece sua luz na terra a estrela Dalva perde seu brilho o sol além de emitir luz ele emite calor, e me traz a ideia de como deve ser é a glória de Deus, vc não consegue olhar diretamente pro sol, a luz é muito forte é quase impulsivel vc enfrentar o sol do meio dia, no entanto se vc chegar perto demais será consumido assim é a glória de Deus a nossa natureza pecaminosa não permite que nos aproximamos da Glória de Deus. Apocalypse cap 1.16 João diz: seu rosto brilhava como o sol do meio dia ( Jesus Cristo )
    Não quero que pense que tenho o sol como objeto de adoração ele só me traz mais ou menos a ideia de como é a glória de Deus se eu estiver falando besteira vcs me perdoe e me corrijam​

    Responder
    1. Bastos

      Deivison; paz do senhor
      sua observação quanto ao versiculo 28 é pertinente. Porém … …vejamos o contexto:
      Versiculo 20 ao 24.
      Agora leia o 26.
      E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei PODER SOBRE as nações,

      ” parênteses”

      (São três versículos que se completam em um mesmo raciocínio, representado graficamente por vírgulas.)

      Versiculo 27

      E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai,

      versiculo 28
      E dar-lhe-ei a estrela da manhã.

      Retornando ao versiculo 26:
      PODER SOBRE…
      Agora quando a bíblia se refere ao portador de luz (aquele que carrega a luz), trata – o como estrela d’alva.

      Mas quando Jesus se apresenta ao apóstolo João ele diz:

      Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a RESPLANDECENTE estrela da manhã.
      Apocalipse 22:16

      resplandecer
      Segundo o dicionario AURÉLIO;

      Refletir o brilho de.
      2 – Tornar saliente ou manifesto. ( Leia Lucas 2. 27 ao 32).
      3 – Emitir luz própria. ( Leia João 8.12)
      4 – Brilhar com grande fulgor. ( Leia Apocalipse 22.5 e João 17. 21 e 22).
      5 – Tornar-se notável. (Leia Lucas 2.52)
      6 – Viver. ( Leia João 14.6).

      Espero ter ajudado.

      Responder
  7. Marcos

    Caros irmãos,
    Se observarmos Isaías 14 veremos que a bíblia está se referindo a homem, Deus nunca iria fazer uma comparação do homem com satanás, pois o pior homem que existe é muito melhor do que satanás. Quem foi lançado na terra não foi satanás, foi Adão. A bíblia explica a própria bíblia e não aconteceu na mesma velocidade que foi escrita, precisamos interpretar as entrelinhas.
    Pode perceber que em Gênesis a mulher foi enganada com a seguinte mensagem: sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal, muitas coisas aconteceram até a queda, não foi simplesmente por causa da desobediência, o homem se rebelou contra Deus e quis ser igual a Ele, por isto foi lançado na terra.
    Com relação ao inimigo, vejamos que o que habita na terra é o espírito do anti cristo (1 JO 4:3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo).
    O nosso inimigo ainda será atirado na terra, pode perceber que em AP 12:9 a 12 quando o dragão ( a antiga serpente ) é atirado na terra o anjo dá um brado de alívio dizendo: 12:12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
    Ele vai descer faltando pouco tempo, pode perceber que ele ainda vive nos céus nos acusando: 12:10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
    Portanto o inimigo nunca foi um anjo, ele sempre foi uma serpente e por causa do seu acumulo de maldade e malícia tornou-se o dragão.
    Em Ezequiel 28:14 se atentarmos para a versão mais original, vai dizer que tu eras como um querubim ungido, não que eras um querubim ungido, ali estava falando de Adão, pois no vs 17 diz: elevou-se o seu coração por causa da sua formosura… satanás nunca foi formoso, formoso era Adão!
    Conclusão: A brilhante estrela da manhã é o estado original de Adão! Jesus é resplandecente, é brilhante, e a bíblia diz em 1 JO 3:2: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é…

    Responder
  8. renan

    Há queridos irmãos (estrela da manhã ) é um titulo dado por Deus a Jesus e a satanas isso não diz que eles são a mesma pessoa muito pelo contrário pra que vocês entendam melhor vou ilustrar ex: um time de futebol é campeão mundial todos os atletas ganham o titulo então todos podem ser chamados de campeão mundial

    Responder
  9. Bastos

    Caros Senhores.

    Precisamos ler mais a bíblia, lê-la NA DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
    Se apenas lermos estaremos semelhante ao eunuco etíope em Atos 8.31.

    Responder
  10. Amarildo Matos

    Sobre a Estrela da manha…esse era lucifer ate a queda…porem em apocalipse Jesus retornou com o a resplandescente estrela da manha…ou seja Jesus voltou ao céu com a mencionada estrela

    Responder
  11. silas

    Existe sim na igreja católica o São Lúcifer que não é quem você pensa que é, Lúcifer bispo de sardenha viveu no século IV morreu em 370 DC, o nome lúcifer com analogia a satanás foi citado por Jerônimo de Estridão um dos pais da igreja no ano 387 mesmo século em que viveu o bispo de sardenha.

    Responder
  12. Fabiano

    Li o POST para esclarecer uma dúvida
    Mas pelos comentários estou saindo mais confuso !

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *