O que são os Manuscritos do Mar Morto?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quando falamos sobre os Manuscritos do Mar Morto, estamos falando de materiais encontrados em 1947. Estes manuscritos possuem praticamente todo o velho testamento, exceto os livros de Ester e Neemias. Veremos agora algumas informações importantes sobre a história destes achados. Se você se interessa por Arqueologia Bíblica, veja outros textos interessantes:

A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto

O ano era 1947 e a cidade era Qumran. Um jovem pastor de somente 15 anos chamado Juma Muhammad edh-Dhib, percebeu que em seu rebanho faltava um animal e foi procura-lo. Próximo ao local onde estava, Juma começou a atirar pedras dentro de uma fenda para testar a pontaria e percebeu o som de vasos sendo quebrados, ao se aproximar visualizou grandes jarros de barro. Voltou para casa e contou o fato ao seu irmão mais velho, Ahmed Muhammad, e foi com ele até o local.
Ao retirar o material da caverna, Ahmed encontrou um embrulho feito com panos de linho. Dentro havia um rolo feito de couro de cabras onde se havia textos escritos em uma linguagem desconhecida. Assim se deu uma das descobertas mais importante do século passado.

O que são os Manuscritos do Mar Morto?

Os Manuscritos do Mar Morto são cerca de 800 manuscritos dos quais 200 são bíblicos. Esses manuscritos são a cópia mais velha que temos do Velho Testamento. Até a descoberta desses manuscritos, a cópia mais velha que possuíamos de um texto bíblico era o Codex Aleppo ou Códice de Aleppo, datado de 930 D.C.

Manuscritos do Mar Morto
Manuscritos do Mar Morto – Rolo (livro) de Isaías. (Fonte: beth-shalom)

O livro do profeta Isaias, por exemplo, é cerca de 1000 anos mais velho do que a cópia mais velha que possuíamos anteriormente. Além disso, o livro de Isaías é o único que está completo: as 54 colunas possuem os 66 capítulos do livro.

Mas os Manuscritos do Mar Morto também são conhecidos por revelar os livros Apócrifos, como o livro de Enoque, o livro de Moisés, o evangelho de Tome entre outros.

Qual a importância desses Manuscritos?

Esses manuscritos comprovam a veracidade histórica do Velho Testamento bíblico! Uma das teses utilizadas antes dessas descobertas, era desqualificar historicamente os textos bíblicos, já que foram realizadas diversas cópias dos textos ao longo dos anos.

Os especialistas comparam os Manuscritos do Mar Morto com os textos bíblicos antigos e a diferença é praticamente insignificante, ou seja, as diferenças encontradas são somente de ortografia e gramatica, mas nada que altere o sentido do texto.

Posso ver os Manuscritos do Mar Morto?

A internet é uma ferramenta fascinante! Graças a um projeto do Google, podemos ver os pergaminhos como se estivéssemos na frente deles! Para isso, basta acessar o site: “The Digital Dead Sea Scrolls“. O site está em inglês, mas você pode traduzi-lo.

Esta é somente um resumo sobre estes achados, você pode se aprofundar no estudo de Arqueologia Bíblia, acessando o Curso de Teologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *