Existiram gigantes na antiguidade? O que a Bíblia diz?

É fato que existiram gigantes na antiguidade, a própria Bíblia cita algumas vezes estas criaturas. Mas será que ao ler a passagem de Davi e Golias você nunca se perguntou se Golias era literalmente um gigante? Vamos começar a analisar esses gigantes.

Existiram gigantes na antiguidade bíblica?

Ao lermos Gênesis 6, temos uma ideia de como surgiram estes gigantes:

“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.” Gênesis 6:1-2

Se continuarmos lendo, veremos que:

“Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.” Gênesis 6:4

Estes valentes são descritos no livro de Enoque como uma “raça de gigantes que fizeram atos de maldades” e por consequência corromperam a humanidade.

Os “filhos de Deus”, citados em Gênesis 6:2 são na realidade anjos caídos que, ao se relacionarem com as filhas dos homens, acabaram gerando estes seres com uma espécie de “DNA hibrido”.

O tamanho dos Gigantes na antiguidade:

A medida utilizada para descrever estes seres é o côvado. Se lermos Deuteronômio 3:11, veremos que a medida destes seres era de 9 côvados de comprimento e a largura de 4 côvados. Vamos agora converter côvados em metros:

1 côvado = 45 centímetros

9 côvados X 45 centímetros = 4 metros.

O mesmo vale para a sua largura que era de 4 côvados, ou seja, 1,80 metro. Portanto podemos definir que os gigantes que habitavam a terra tinham cerca de 4 metros de altura e 1,80 de largura. Foram encontrados fósseis de gigantes com altura e largura parecida com as narradas no texto bíblico:

Existiram gigantes na antiguidade

Mas a passagem que nos revela isto está em Deuteronômio e o fato que fala sobre a hibridização está em Gênesis 6. Ora, isto nos gera um problema. Você já descobriu qual é este problema?

O gigantes e o diluvio.

Depois de respondermos de maneira básica sobre quem eram os gigantes da Bíblia, nos deparamos com um problema: Se os gigantes continuam sendo descritos em Deuteronômio, então é porque sobreviveram ao diluvio?

Apesar de haver diversos debates sobre este tema, a minha opinião é que sim, os gigantes sobreviveram ao diluvio.

Isso porque não acredito na teoria de que eles entraram na arca, já que a corrupção do homem se deu devido a hibridização com os anjos caídos.

Espero ter ajudado você a entender sobre o tema. Se você quiser se aprofundar ainda mais, acesse o Curso de Teologia, mais especificamente a matéria Arqueologia Bíblica.

Até Já!

41 Comentários


  1. Após o diluvio esses gigantes [Nefilins ] abandonaram o corpo carnal e retornaram há sua origem.

      • Tomando em conta o versículo 4 de Gên 6, fizeram diversas sugestões sobre a identidade desses nefilins. Alguns acham que a derivação do nome indica que os nefilins haviam caído do céu, isto é, que eram ‘anjos caídos’, que se acasalaram com mulheres para produzir “poderosos . . . os homens de fama”. Outros peritos, fixando a atenção principalmente na declaração “e também depois” (v 4 de Gên 6), disseram que os nefilins não eram ‘anjos caídos’, nem os “poderosos”, uma vez que “naqueles dias veio a haver nefilins na terra”, antes de os filhos de Deus terem relações sexuais com mulheres. Estes últimos peritos são da opinião de que os nefilins simplesmente eram homens iníquos assim como Caim — assaltantes, rufiões e tiranos, que percorriam a terra até serem destruídos pelo Dilúvio. Mais outro grupo, tomando em consideração o contexto do versículo 4 de Gên 6, conclui que os próprios nefilins não eram anjos, mas eram os descendentes híbridos resultantes de anjos materializados terem relações sexuais com as filhas dos homens.
        Após o diluvio estes abandonaram seu corpo carnal e voltaram a sua origem.

        • Isso mesmo! Existiam 3 tipos de gigantes e os mais conhecidos eram os nefilins..eles são frutos dos anjos degradados e caídos de Deus que tomaram as mulheres consideradas belas daquela época e tiveram filhos com elas…se tornaram impuros e humanos gerando filhos híbridos…ou os gigantes..assim nada de ETs do espaço. Disso tb resultou o Dilúvio.

        • A base biblica é essa mesma. Os anjos se metamorfosearam de seres espirituais para homens comuns…e geraram filhos híbridos..os gigantes…logo depois ocorre o dilúvio oinde todos aqueles morreram.

    • não porque esta tese não podi ser sustentada, jesus falou que anjos não se casam não tem sexo por isso devemos ter muito cuidado nas interpretacão

      • Não creio nesse explicação de que anjos caídos relacionaram com mulheres, e tiveram filhos gigantes;
        em Gn.. 1. 24 dIz que os seres produzam conforme sua espécies , isto foi ordem divina.
        Satanás não não tem poder criativo, tudo depende de Deus, satanás apenas corrompe aquilo que foi criado.
        Tudo aquilo que é cruzado de origem diferente não reproduz.
        Seres espirituais não tem sexo, e toda relação para procriar o dessendente terá parte genetica de ambos os pais..
        Se satanás criasse seres humanos ele não precisaria corromper a criação de Deus.

        • Concordo com o raciocínio do irmão,se satanás tivesse este poder as coisas nao pararia por ai,teria tanto gigante na terra quanto a areia do mar

        • Sem medo de errar e julgar…Nos livros apócrifos de Enoque constam detalhes da epopéia dos anjos decaídos…tomaram muilheres se tornaram seres comuns e impuros e geraram filhos híbridos. A Bíblia mais uma vez está certa.Deus é Soberano.

    • Vocês já pararam para pensar que é bem provável que quando as escrituras referem-se aos filhos de Deus estes não sejam anjos, mas sim homens obedientes a Deus, que por sua vez devido a obediência foram abençoados de forma tal que geraram filhos mais bem desenvolvidos e que no decorrer das gerações estes alcançaram uma estatura enorme?
      É muito melhor pensar desta forma do que fazer analises sem nenhuma noção do que se esta falando.
      agradeço a oportunidade…

      • eu sou manoel lemos, AINDA TEM MUITO MISTÉRIO SOBRE ESSE ASSUNTO JESUS DISSE, VEI O INIMIGO, E SEMEOU JOIO NA TERRA NESSE CASO,EXISTE OS FILHOS DO MALIGNO NA TERRA,,E PODE SER OS TAIS, POREM NÃO PODEMOS AFIRMAR,PORQUE AINDA E MISTÉRIO

  2. Desculpe, mas acho que você comete um equívoco.
    Penso que as raças “de gigantes” todas encontradas em Canaã quando da chegada dos hebreus não eram gigantes no mesmo sentido daqueles mencionados em Gênesis 6. Explico. A Palavra de Deus é clara quando diz que no dilúvio “toda a carne” foi exterminada. Dizer que esses “gigantes” eram descendentes daqueles do tempo de Noé (os oriundos da união dos “filhos de Deus” com as “filhas dos homens)” equivale a dizer que a Bíblia errou, e que “nem toda a carne” foi exterminada, pois doutra forma, como eles sobreviveram ao dilúvio? Eu entendo que os espias viram os homens fortes, altos, e imaginaram que eles eram os gigantes de outrora, cujas histórias conheciam (“os heróis da antiguidade”). Equivocaram-se, pois diziam que perto deles os israelitas eram “como gafanhotos” – isto me lembra aquela séria antiga, “Terra de Gigantes”, onde os gigantes pegavam os “pequeninos” na palma da mão. A passagem “como gafanhotos” é obviamente uma hipérbole, um exagero. Os israelitas se enganaram assim como os discípulos que imaginaram ser Cristo “um fantasma” andando sobre as águas. Das duas uma: ou os gigantes todos morreram no dilúvio e os israelitas assustaram-se ao se lembrar dos antigos heróis, ou a Bíblia errou e houve outros sobreviventes no dilúvio, além de Noé.
    A questão da “hibridização” entre anjos e seres humanos também precisa ser bem esclarecida, porque senão abrimos vários precedentes perigosos. A narrativa bíblica não pode ser equiparada aos escritos de Erik Von Daniken e aos mitos do “astronauta antigo”, que diz que “extraterrestres” ou “seres do espaço”, “de outras dimensões”, povoaram a Terra misturando seu DNA ao dos humanos primitivos. Muito cuidado.
    Forte abraço, sempre em busca da Verdade.
    Georges

    • Olá Georges!
      Quando a bíblia diz que todos morreram ela se refere aos humanos e não ao seres “híbridos”. Sobre Erik Von Daniken, já li os livros: “Eram os deuses astronautas?” e “A odisseia dos deuses”. Em nada tem a ver com os seres “híbridos” relatados por mim no artigo. Von Daniken nos relata que a história humana sofreu uma grande influencia de culturas alienígenas. Todos nós sabemos as impressionantes coincidências e mistérios entre civilizações antigas que viveram em locais diferentes e em épocas diferentes. A teoria de Von Daniken pode ser vista de uma maneira diferente, pois o problema é a interpretação que temos da palavra “alienígena” (sempre nos lembramos de homens verdes vindos de Marte). Mas se pesquisarmos na 2º guerra mundial, quando aviões americanos pousaram em uma ilha próximo a Indonésia, veremos que os povos ficaram tão impressionados (pois nunca tinham visto um avião), que assim que os americanos saíram, eles fizeram grandes aviões de palha e começaram a adora-los. Isto pode e não pode ter acontecido em civilizações antigas, mas este fato nos prova que a mente humana quando confrontada com o desconhecido, tende a ter medo ou a adora-lo.

      Sobre os gigantes continuo com a mesma opinião, pois se todos morreram como você diz, o que dizer da arqueologia que encontra “cemitérios” e esqueletos de gigantes pela África central e em outros locais próximos? Ou do cemitério encontrado no fundo do mar? Se todos morreram, quem era Golias (ah, somente mais uma hipérbole)? Se todos morreram, quem era Golã? (as colinas de Golã que hoje é território israelense, mas pertence a Síria é chamada assim devido o gigante que lá viveu). Portanto amigo não digo que a Bíblia está errada, pois apesar dela não ser um “manual de arqueologia” (o objetivo da Bíblia é me mostrar Jesus), ela foi escrita sob a visão de um observador finito e não sobre a visão de um observador infinito. Deus não precisa da Bíblia, pois ele é infinito, não está limitado ao tempo e espaço. Já nós precisamos dela pois somos seres finitos, assim como quem a escreveu.
      Obrigado Georges pelo comentário!

      PS: Se houver algum erro, me perdoe é que escrevi do celular pois não estou em casa.

      • Obrigado pelo retorno, Luiz Henrique. eu venho estudando esse negocio dos gigantes há algum tempo, pois pretendo – assim que tiver um pouco mais de material e de conclusões – publicar a respeito em meu blog. Sempre que me deparo com blogs e sites evangélicos sobre esse tópico, corro atrás. Bem, concordo com você quanto a Daniken, e que a Bíblia não é um manual de arqueologia. Esse é um argumento que sempre uso quando querem nos dizer que a Palavra contém erros na descrição da Natureza e seus eventos. De fato ela não nunca pretendeu ser uma enciclopédia de ciência natural, embora seus relatos sejam totalmente críveis. Quanto a Golias, minha opinião é de que era apenas um sujeito grandão, fora do comum na verdade, de estatura anormal, e isso é um dos argumentos que eu pretendo mostrar. Uma foto que eu tenho pra mostrar é a do jogador Kaká quando foi à China e tirou fotos ao lado de jogadores de basquete. Parecia um anão, e olha que o Kaká tem mais de 1,80. Então, tenho também várias fotos de pessoas realmente altas, mais de 2,30, perto de pessoas “comuns”. Ainda continuo achando que o que os hebreus viram era, talvez, um povo de gente grande assim, e eles exageraram no pessimismo. Outro sujeito grande era Ogue, rei de Basã, cuja cama tinha cerca de 4 metros. Enfim, esse é realmente um assunto polêmico. E sobre a hibridização, ainda não estou convencido e ainda vou correr atrás de mais informações. Um dificuldade que eu vejo é que, em sendo isso mesmo, anjos procriando com mulheres, temos que admitir que seres espirituais podem der DNA, cromossomos, esperma, reprodutor completamente funcional e compatível com o ser humano – o que é, convenhamos, algo não convencional e bastante heterodoxo. A Bíblia deixa claro que seres espirituais “não se casam nem se dão em casamento”, uma metáfora para relações sexuais. Complicado isso… Também hesito em lançar mão de livros apócrifos como Enoque, que realmente tem algumas passagens que poderiam elucidar o caso, mas é terreno perigoso. Abre espaço para uso de outros apócrifos, e aí, meu amigo, é areia movediça.
        Enfim, prossigamos na busca da Verdade, sempre.
        Um abraço,
        Georges

        • Olá Georges! O importante neste caso é o debate de ideias e de opiniões. O livro Enoque com certeza possui informações suficientes para esclarecer o fato, mas é necessário ter um conhecimento básico para não se deixar levar.
          Abraços…
          Paz e Graça!

          • Olá pessoal eu analisando os pensamentos de cada 1 e estudando a bíblia entendo q assim como antes do dilúvio os filhos de Deus que creio eu que fosse os escolhidos de Deus ficaram com as mulheres que não faziam parte dos escolhidos de Deus , nasceram gigante e homens de fama , daquela época, possa ter acontecido após o dilúvio novamente até porque os filhos de Noé se separaram é só muito tempo depois Deus escolheu uma linhagem dos filhos de Noé que foi o povo escolhido por Deus hoje a tão famosa Israel.

  3. Gostaria de indicar a nova edição do Livro de Enoque, a primeira edição crítica em língua portuguesa extraída da obra The Old Testament Pseudepigrapha, publicada pelo Professor James H. Charlesworth, de Princeton, e traduzida do etíope pelo professor Ephraim Isaac, de Harvard. Esta edição tem várias introduções, aparato crítico, notas marginais e uma imensa bibliografia organizada tematicamente.

  4. 1 – Em Mt 22:29-30 está escrito que no céu não se casam e não se dão em casamento, mas serão como os anjos no céu. Isto deixa claro que as paixões da nossa carne como o sexo, não fazem parte da natureza dos anjos. Mesmo que Hb 13:2 afirme a materialização dos anjos, a bíblia diz: anjos! e não demônios. Anjos são obediêntes a voz de Deus, não fornicam e nem adulteram! São seres espirituais! Não há afirmação na Bíblia sobre a materialização de demônios. Portanto, também não há base para se confirmar que os filhos de Deus de Gn ¨6¨ eram anjos que coabitaram com mulheres.

  5. Para você crer que os anjos coabitaram com mulheres e deste relacionamento geraram filhos, você iria ter que admitir que os demônios teem poder de introduzir um esparmatozóide no óvulo de uma mulher e gerar a vida, você estaria colocando os demônios em um local muito alto e de muito poder. Mas mau amigo a vida somente Deus pode dar e ninguém mais, veja as referências (1 Sm 2:6, Jo 1:1,4, Cl 1:16-17) com este versículos fica claro que somente Deus tem poder de dar a vida. Mostre-me um versículo que apoie e mostre que os demonios tem poder de gerar ou criar a vida, você jamais encontrará, isso é um absurdo!!!! crer nisto é um absurdo!!!!

    • Cicero, pelo amor de Deus, você não entendeu nada!? Desculpe mas “anjos caídos” se materializaram né meu irmão!? Não apareceram aqui com asas, mas perderam a sua “sobrenaturalidade” quando caíram. Paulo fala para as mulheres de Corinto para utilizarem véu na cabeça “por causa dos anjos”. O seu “absurdo” começa com Agostinho, antes de Agostinho você sabia que era essa a interpretação de Gêneses 6? Leia Judas Cicero e entenderás o que estou dizendo, se ainda assim você não entender, leia o livro de Enoque.

      Fique com Deus!

  6. Claro está que o debate está longe do fim, mas se começarmos a indicar livros apócrifos para embasar doutrinas e nosso entendimento da Sagrada Escritura isso não vai acabar bem.

  7. “Naqueles tempos, haviam gigantes sobre a terra (animais de grande porte como elefantes, ursos, preguiça gigante e talvez dinossauros), E DEPOIS, quando os filhos de Deus (ou dos deuses/anjos corruptos/demônios) possuíram as filhas dos homens, e estas lhe geraram os gigantes, que foram os famosos da antiguidade.”

    Neste texto, temos a explicação do que foi a primeira corrupção da humanidade, criada por Deus. Alguns de seus filhos, provavelmente anjos (demônios), se corromperam com mulheres e consequentemente corromperam toda a humanidade. Os gigantes e seus descendentes eram seres híbridos por serem filhos dos anjos corruptos com mulheres. Nesta época um ser humano normal media 1,60 metros de altura, portanto seu covado (medida do cotovelo ao dedo mediano) era de 40 centímetros. Os gigantes (filhos de anjos com mulheres) tinham 4 metros, os nefilins (filhos de gigantes com mulheres) 2,8 e os eliouds (filho de nefilins com mulheres) 2,2 metros. Estas três traças são hibridas. Para nós atualmente estas criaturas não fossem tão assustadoras, mas naqueles tempos, eles só não acabaram com a humanidade porque Deus agiu rápido.

  8. Anjos podem se materializar a bíblia mostra diversos relatos sobre isso. Por exemplo os anjos que visitaram Ló estavam materializados e também o anjo que Jacó lutou. Os demônios antes do dilúvio tinha muito mais poder que agora eles tem visto que foram limitados conforme o livro de Judas nos explica. Hoje mesmo com seu poder limitado eles conseguem fazer coisa espantosas ainda imagine com pleno poder então, e outra, os anjos fizeram nos dias do dilúvio corpos para eles poderem ter relações com as mulheres. Fazer um corpo e algo simples para um ser que existe a milhões de anos e conhece todas as leis e elementos do universo. E o fato deles gerarem uma vida nova será possível? Sim visto que até mesmo seres humanos totalmente imperfeitos conseguem isso fazendo. Fecundação artificiais em laboratório. Portanto os Nefilins eram os filhos de anjos que vieram a terra. Os Nefilins sendo híbridos não podiam gerar descendente.

  9. Creio que os anjos ao serem expulso do céu, se tornaram homens tendo assim um sexo definido.. por isso puderam se relacionar com mulheres e ter filhos, mais seu DNA não foram totalmente perdido por isso vieram os gigantes. E creio na Bíblia mais acho que sua cronologia esta erra principalmente com relação a Gênesis e Apocalipse.

  10. Não dá para confiaar em livros apócrifos porém. ., não a nada que prove na bíblia que anjos são perfeitos.
    E os nefelins podem ter sido plano do mal que foi frustrado por Deus,afinal Deus nos mostra oque realmete a necessidade.

  11. Lendo esse proveitoso debate, lembro que a Bíblia foi elaborada por muitos livros. Uns foram aceitos e outro foram “banidos”.
    Nos aceitos, está contido a tendência religiosa de seus elaboradores, de acordo com suas crencas.
    Um dos livros banidos foi o de Enoque, ele andou com Deus era amigo de Deus e Deus o levou.
    Já na bíblia consta apenas umas duas linhas a seu respeito.
    Por que?
    – porque ele cita em seu livro da sua ida no céu com Deus, de visões e escritas passadas pelos arcanjos.
    Praticamente, muitos versículos de gênese, principalmente o versículo 6 tem muito à ver com o livro de Enoque.
    Luiz Lima

  12. Não sei ao certo como encontrar de vez a resposta, mas lendo em Gênesis 1:26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” acredito eu que Deus não fez o ser humano sozinho quando diz “Façamos” . Não sei se na bíblia existe outro tipo de citação a respeito disso que deixe claro com quem Deus criou o ser humano, mas supondo que se levarmos em conta que Deus não fez o ser humano sozinho, poderia existir a possibilidade de que anjos pudessem ter ajudado, e assim, poderem criar vida também? E se sim, poderiam criar corpos para sí ou materializar-sem na forma de humanos para poderem ter relações com as filhas dos homens e, assim, gerarem esses gigantes?
    Existem muitos mistérios que acho que só vão ser respondidos quando estivermos no céu mesmo. Alguns talvez podem até não ser relevantes como “Oque fizeram com os cestos cheios de pedaços de pães e peixes que sobraram?”. Mas sobre esses gigantes, eu tenho muita curiosidade! Deus abençoe!

  13. Acredito que quando ele fala façamos ele esta conversando com seu filho Jesus. sempre acreditei nisso assim como em apocalipse 12 onde fala da mulher e do dragão,creio que se refere ao nascimento de Jesus ,mais não de Maria . E sim da da criação de Jesus , E os gigantes vieram sim a existir através de anjos com seres humanos se paramos para analisar veremos que faz sentido de alguma forma o diabo queria acabar com os humanos e mostra a Deus que que ele estava errado quanto a nos, fazer anjos ficar com mulheres seria uma ótima forma de dizer que podemos corromper ate anjos. e assim nasceram os gigantes e já foram ate achado ossada que comprova sua existência. A Biblia e maravilhosa nas ainda temos medo de pensar o que realmente seu escritores quera nos contar e por isso muitos não acreditam nos gigantes pois acham que seja errado pensar assim e não Vê o que realmente esta escrito. Mais realmente so saberemos a verdade no Céu . A paz do senhor a tds!!

  14. Eu acredito sim, que os humanos vieram dá água, (Caboquinho d´água e a famosa Sereia) e que o planeta terra era protegido pelos ETs, seres bem mas inteligentes que os humanos, o cruzamento dos ETs com as sereias, é que resultou no nascimento dos gigantes, uma raça terrestre, misturada e violenta e se Deus proibia esse cruzamento, é porque ele sabia, que dessa relação iria nascer os homens, corpos fortes com a inteligência de um ser espacial, certamente destruiriam o planeta com maior rapidez.
    E assim estamos destruindo o planeta, ao invés de preservar.

  15. Dizer que anjos caídos tiveram relações com mulheres dando origem aos gigantes é mero achismo, o que muito ocorre aos “teólogos” ao interpretarem a Bíblia ao seu bel prazer. Os anjos do céu ou caídos são meras criaturas espirituais. Vemos isso ao longo do novo testamento quando demônios são expulsos de corpos humanos. Alguém já viu Lúcifer em carne e osso? Quem transou esse anjo caído? Pior ainda é pensar na relação sexual de um gigante de 4 metros com uma mulher de 1,50m. Já imaginaram o tamanho do pênis de um gigante? Arrebentaria com a vagina de uma mulher que tem a profundidade média do útero entre 6 e 9 cm, podendo chegar a 16 qdo excitada. Entre humanos há casos de ruptura do fundo vaginal durante ato sexual. Qqer mulher que tivesse sexo com gigante certamente morreria de hemorragia. Isso sem falar no tamanho do bebê e das complicações num parto normal. Portanto sejamos racionais entendendo que existem coisas que escapam do nosso entendimento. Ou foram mal escritas ou traduzidas. Daí ñ cabe a qqer pastor ou teólogo criar invencionices com base em achismos, sem fundamentação bíblica ou histórica. Há esse vácuo hermenêutico.

  16. Discordo completamente. A Bíblia diz que só entraram na arca e se salvaram 8 pessoas, não mais que isso.