Como morreram os doze discípulos de Jesus – Conheça os detalhes!

Veremos agora como morreram os doze discípulos de Jesus. Me acompanhe por esta viagem na história do primeiro século da era cristã:

A perseguição aos cristãos deflagra a partir da morte de Estêvão, pois até aquele momento havia somente uma oposição aos ensinamentos de Jesus. Por exemplo, houveram açoites ali e acolá, mas nada que levasse a morte.

Em outras palavras, a pregação de Estêvão foi tão radical para os judeus que a única forma encontrada para frear a propagação das palavras dele era acusá-lo de blasfêmia, o que era passível de morte.

Portanto houve uma tentativa de frear a propagação do Evangelho, e consequentemente uma sucessão de mortes acontecem.

Muitos seguidores de Jesus fugiram para fora de Jerusalém, indo para Antioquia (uma cidade da atual Turquia), o que foi bom, pois desta fuga de Jerusalém é que foi possível a pregação do Evangelho nas cidades vizinhas.

Isto você pode ler em Atos 11.

Como morreram os doze discípulos de Jesus?

Depois deste resumo de como se inicia a perseguição ao Evangelho, veremos agora como morreram os doze discípulos de Jesus. Lembrando sempre do contexto, já explicado nos dois parágrafos anteriores.

André:

André foi um dos primeiros discípulos de Cristo. Mas segundo alguns livros consultados, sua morte aconteceu na Grécia, durante o reinado de Trajano. André foi crucificado em uma cruz em forma de X.

Bartolomeu:

Bartolomeu foi apresentado a Jesus pelo apostolo Filipe. Mas segundo alguns livros consultados, depois de viajar a Índia para pregar o evangelho, converteu a muitos naquela região. Sua morte aconteceu quando os sacerdotes sentiram inveja dele e conseguiram ordens para retirar sua pele e separar a cabeça de seu corpo.

Como morreram os doze discípulos, Filipe:

Conta uma tradição que ele morreu crucificado de cabeça para Baixo aos 87 anos, em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano.

Judas:

Segundo alguns relatos, Judas foi martirizados cruelmente quando estava na Pérsia. Judas foi morto a golpe de machado desferido por sacerdotes simplesmente por não adorar à deusa Diana.

João:

João foi o único discípulo de Cristo a morrer de morte natural, mais precisamente de velhice. Morreu em Éfeso.

Como morreram os doze discípulos, Mateus:

Certamente a muitas divergências sobre sua morte. No entanto, alguns livros consultados, Mateus foi decapitado, em outras fontes Mateus foi apedrejado e queimado na Etiópia.

Tiago, filho de Zebedeu:

Foi preso juntamente com Pedro, e decapitado por ordem do rei Herodes Agripa (At 12,2).

Tiago, irmão de Jesus:

Segundo os historiadores Hegesipo, Clemente de Alexandria e o hebreu Flavius Josephus, Tiago teria sido condenado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado até a morte por ordem do corpo religioso do Templo, dirigido pelo sumo sacerdote Ananias.

Tomé:

Consta que foi martirizado e morto pelo rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, onde fica o monte São Tomé e a catedral de mesmo nome, supostamente local de seu sepultamento. Acredita-se que o apóstolo morreu alvejado por lanças, quando orava.

Como morreram os doze discípulos, Pedro:

Foi executado por ordem do imperador, no mesmo ano de Paulo e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes. Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

Simão:

Não existe muitas informações sobre sua morte, mas segundo uma notícia de Egésipo, o apóstolo teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos.

Como morreram os doze discípulos, Judas:

Conta Mateus (27:3-10), que ele se arrependeu amargamente depois que viu a crucificação de Jesus, jogou as 30 moedas aos pés dos sacerdotes e em seguida, dominado pelo remorso, suicidou-se enforcando-se numa figueira. Também segundo a tradição, os sacerdotes pegaram o dinheiro e compraram um terreno para servir de cemitério aos estrangeiros, sendo posteriormente chamado de Campo do Sangue.

Matias:

Certamente temos poucos relatos existem sobre sua vida, no entanto a tradição diz que ele morreu martirizado e decapitado em Colchis, perto do Mar Negro.

A história de cada um desses discípulos nós inspira a sermos como eles: Fiéis até o fim!

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Eu já tinha lido sobre isto, e não foram só eles, mas milhares de cristãos morreram.

    É interessante que estes mártires são usados como um dos argumentos para o cristianismo, e é um grande argumento. Não haveria outro motivo para defenderem suas fés de tal modo, se não estivessem totalmente convecidos que Jesus era Cristo. E deste argumento arranjar um modo para dizer que estavam enganados é muito complicado.

    Graças a eles o nome de Cristo está no mundo.
    Grande abraço!

    • E verdade e como se a terra foce regada com o sangue quente de nossos irmãos que nos antecederam.

  2. O sangue derramado dos servos de Deus ao longo da história foi e é como semente: quanto mais se persegue e mata mais Deus multiplica seu Reino, isso para derrota dos perseguidores.

    Afinal, os planos de Deus jamais serão frustrados!

    E os que perderam a vida por amor de Cristo, na verdade a acharam e receberão o galardão da mão de Jesus.

    Mateus 10:39
    39 Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.

    Apocalipse 22:12
    12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

    A Paz!!!

    • Deus é muito bom mesmo.e seus dissipulos sao a prova disso, obrigada senhor por nos tirar deste mundo e nos mostrar sua maravilhosa luz

  3. Missionária Delair, a irmã tem razão! Quanto mais batem no servo de Deus, mas a gloria de Deus está nele! Estevam apedrejado disse: “Vejo o céu aberto”, quanto maior for a luta, mais a benção está perto!

    Até mais!!

  4. sim é isso mesmo! sabemos que quem perseguiu e matou os apostolos, foram os principais na hierarquia de uma entidade que possuia grande poder naquela época. por favor não esconda isso, peço que relate isso.

  5. Eles foram mártires e muito nos inspiram e semrpe inspirarão. Como lees, milhares deram suas vidas. Talvez, milhões. E continuam dando. Que sua vida nos sirva de exemplo. Que as lições de JESUS cada vez mais iluminem o mundo. Que nossos sacrifícios não seja mais de sangue, mas possamso também ter o mérito de sermso discípulos de Nosso Senhor.

  6. Bom, na Biblia só existe a narrativa da morte de Tiago, como o mesmo artigo diz, o resto são “segundo” isso, segundo aquilo. Mas que eles morreram isso não resta dúvidas.Mas no arrebatamento da Igreja nós nos encontraremos.

  7. depois de ter o conhecimento desses acontecimentos. eu ja não abriria mão dele, agora é que eu não abro mesmo mão do meu deus por nada nesse mundo. mecinto cada vez mais envolvido te amo muito jesus. jamais negarei o seu santo nome. obrigado meu DEUS. por tudo.

  8. eu creio que cristo foi enviado pelo pai que esta no céu e ele mesmo deu testemunho do pai o qual o enviou ,eu dou testemunho de cristo ,e creio que naquele grande dia ele vira entre as nuvens do céu com o galardão para dar a cada um segundo as suas obras, que todos nós possamos ser imitadores de cristo , que a paz de Deus esteja sempre conosco hoje e sempre amém.

  9. maravilhas de informações que Deus continue vos abençoando em tudo . nos também precisamos estar preparado