O Texto fora do contexto

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma das maiores formas utilizadas por alguns “pastores” e “lideres” hoje em dia é isolar versículos bíblicos e utiliza-los fora de seu contexto para confirmar algo que na maioria das vezes é inverdade. Isto se popularizou como “utilizar texto fora do contexto para gerar pretextos”.

O problema é hoje em dia não criamos pensadores, muito menos formadores de opinião; criamos somente repetidores. Indivíduos que na maioria das vezes possuem boas intenções mas que não sabem nada sobre o contexto histórico das passagens bíblicas. Nas mãos dessas pessoas a Bíblia se torna a mãe de todas as heresias! 

3 maneiras de evitar a utilização do texto fora do contexto.

Na intenção de mostrar a você como não cair nestas armadilhas e evitar a utilização deste método, separamos algumas dicas que podem ser úteis a você:teologia

Estude Teologia hoje mesmo!
  • Não leia a Bíblia de maneira mágica: As pessoas possuem uma mania de lerem a Bíblia de maneira isolada, ou seja, leem a carta de Paulo aos Efésios, mas não leem Atos dos Apóstolos para entender como Paulo chegou lá. Isto é um erro que com certeza é uma das causas da loucura que vivemos nos dias de hoje. A Bíblia é um livro e apesar de estar fora de ordem cronológica, pode ser estudada como qualquer outro livro.
  • Estude os contextos históricos: Quando lemos por exemplo Jesus falando com samaritanos, utilizando samaritano como herói em parábola, as pessoas que não sabem do porque os judeus odiavam os samaritanos as vezes acham isto insignificante. Mas quem conhece os contextos históricos, sabe do grau de confusão que as afirmações de Jesus geravam nas regiões em que ele as falava. Este exemplo serve para todos os textos bíblicos!
  • Comece pelo Novo Testamento: Como disse anteriormente a Bíblia é só um livro, mas a forma como a lemos define o nosso entendimento em relação a ela. Por isso, antes de ler o Velho Testamento, leia os Evangelhos, as cartas de Paulo e dos Apóstolos pelo menos umas três vezes, pois Jesus é a chave interpretativa de toda a Bíblia!

Espero que daqui para frente você utilize as dicas que passamos! Considere também conhecer o Kit Teologia e o e-book: Como entender a Bíblia. Serão de grande valia para o seu elevo espiritual!

Até Já!

7 Comentários


  1. Passei anos e anos em uma denominação que tem essa característica arraigada em seus pastores. É um erro que às vezes e muitas vezes não se trata de erro e sim de dolo. Temos que estar sempre atentos para esse tipo de situação. Graça e Paz.

    Responder

  2. Nos casos em que há a boa intenção, geralmente é provocado por dois fatores preponderante que é a falta de conhecimento histórico misturado a empolgação no ato da conversão, que leva o novo convertido a delirar achando-se que recebeu um fogo divino e que foi escolhido por Deus para espalhar a sua palavra e daí advém o fanatismo religioso. Entretanto, a maioria dos casos, e que é um fato marcante em nossa época, é má intenção mesmo, cujo o escopo e tirar vantagem da palavra de Deus na busca pelo poder financeiro. Há casos também em que o conhecimento exacerbado da bíblia, faz com que o indivíduo se apropria da bíblia, e busca o poder pelo seu status de conhecedor e líder espiritual, se esquecendo de que Deus é o Dono dela e faz uso do texto fora de contexto para tentar comprovar o seu entendimento. Contudo quero ressaltar de que fazer uso da bíblia para o domínio das massas, vem desde lá dos tempos remotos, ou seja, lembra dos livros apócrifos ou pseudo canônicos, em que tentaram introduzir na bíblia, dos acréscimos livros de Daniel e Ester, que não eram divinamente inspirados ? Por outro lado, não podemos deixar de ressaltar também que as diversas revisões em que a bíblia sofreu, na tentativa de usar uma melhor linguagem (eu diria uma melhor tradução) para nossa época, pode fazer com que o próprio texto retraduzido mude totalmente o sentido da ideia que se encaixe dentro do contexto bíblico, contudo ainda acho que este último caso ainda é um erro necessário, para que possa haver uma melhor compreensão em nossa época, onde o conhecimento está bastante reduzido, pois a maioria das revisões bíblicas que li até agora, ainda não mudou os sentidos das frases e nem do contexto histórico, é sinal de que seus revisores a façam se preocupando e manter o contexto Divinamente inspirado dentro do seu contexto histórico.

    Responder

  3. Bom é inteder para que possamos passar a verdade Deus para o leitor lindo estudo Deus nos abençoe

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *