Paulo chegou a Filipos provavelmente entre 49, 50 D.C. Estava na companhia de Timóteo,  Lucas e Silas. Para quem não lembra, Filipos é a cidade onde Paulo expulsou um espirito de adivinhação de uma menina, que na realidade era usada para seus “senhores” obterem lucro sobre as adivinhações que ela fazia.
Quando esses “senhores” ficaram sabendo que seus lucros caíram bruscamente depois que Paulo expulsou o espirito de adivinhação da menina, ficaram furiosos e prenderam Paulo e Silas na prisão. Você pode ver o resultado dessa prisão lendo o artigo: Paulo em Filipos: História e Poder!

A Cidade de Filipos.

Filipos era uma cidade localizada no norte da Grécia. Foi por ali que o evangelho chegou até a Europa. Seu nome origina-se do rei Filipe II da Macedônia  que era pai de Alexandre o Grande e agregou a cidade ao seu reinado. Antes, a cidade chamava-se Krénides.

 A Carta de Paulo aos Filipenses.

Paulo quando escreveu esta carta provavelmente estava preso em Roma. Isto porque ele menciona no Cap.1 Verso 13 a guarda Petroriana que era a guarda que tinha como missão proteger tanto os generais e oficiais de alta patente do exercito romano, como também proteger o imperador romano. Foi escrita nos primeiros meses de 63 D.C.

Esse foi a nossa analise histórica sobre Filipos. Cidade por onde entrou o evangelho na Europa. Paulo dando conselhos aos irmãos de Filipos disse:

Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. Filipenses 1:27

Espero que um dia todos nós possamos viver de modo digno do evangelho de Cristo.

Paz e Graça a todos!

Considere ler também:

 

2 Comentários