O que significa Mulher Cusita ou Cuxita em Num.12-1

Em algumas traduções temos “mulher cusita”, já em outras temos como “mulher cuxita”.

De fato ambas tem o mesmo significado. Cuxe é um povo que viveu onde hoje se localiza a Etiópia, e por ser um povo de pele escura, ou seja, negros, confunde algumas pessoas que pensam que a indignação de Miriam e Arão era por causa da cor da pele desta mulher. Mas na verdade a indignação de ambos era pelo fato de Moisés ter se casado com uma mulher estrangeira e não uma judia como lhes era de costume.

O povo Cuxe também é descendente de Cam, como podemos ler em Gênesis 10-6: “Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.”

14 Comments

  1. De qualquer forma é um preconceito. E como um livro que se diz palavra de Deus pode conter preconceitos contra outras nações? Dá pra explicar?

    • Simples, a Bíblia conta histórias de pessoas e pessoas não são perfeitas! Até Mais!

    • Filhao nao confunda DEUS com homens que teve preconceito foi mirian nao DEUS poi DEUS nao faz acepçao de pessoas e Sim de atitudes Falo

    • Queridos, a bíblia fala que Cam gerou a Cuxe, e Cuxe a Ninrode, esse ultimo foi a primeira transfiguração do anticristo, ele foi quem quis construir a torre de babel, ele se casou com uma mulher chamada Semiramis! Pesquise quem foi e quem é ela, e quem foi e quem é Ninrode, e quem é o filho de Semiramis (Tamuz). Queridos, isso irá mudar a sua forma de ver o mundo. entreguem nesse exato momento a suas vidas a Jesus Cristo, e vc que já entregou, Vigiaaaaaaaaaaa!!! Grande abraço e e que a Graça e a Paz do Sr. estejam sempre com nós!

    • A biblia conta os fatos veridicos cara amigo(a) e nos ensina como nao cometer os mesmos erros… se for criticar a biblia caro leitor,leia a mesma para obter argumentaçoes precisas a contradize-la… mas dificil será,pois a biblia por si só se explica e não existe sabio nenhum que possa a contradizer.

    • a biblia por si só se explica meu caro amigo…nao existe ninguem no mundo que a possa contradizer. ela é inerrante e suas historias veridicas nos ensina a não cometer os mesmos erros do mesmo jeito que nos ensina a proceder com determinadas situaçoes… leia a Biblia mais caro leitor.

  2. Justamente, como as pessoas não são perfeitas, é que elas fazem o preconceito se tornar parte da cultura delas. Apesar de muitas pessoas considerar como preconceito, o que judeus faziam com as mulheres na época, o que não deixa de ter razão, contudo é preciso entender o contexto cultural da época, preconceito este que fazia parte da cultura judia e que era perfeitamente interpretado como sendo algo divino, e principalmente se está escrito na bíblia é para dar exemplo daquilo que devemos e também não devemos fazer, e é ai que muitas pessoas não crentes se confundem, pois pensam que tudo o que está escrito na bíblia é só para seguir e fazer, como também, assim com já disseram que a bíblia conta a história de pessoas que não perfeitas, é justamente para que estas histórias dos personagens bíblicos sejam seguidos apenas o seus sucessos, enquanto que sejam evitados os seus fracassos. Por isso, não devem jamais criar um sentimento anti cristão, só porque a bíblia foi mal interpretada, pois é isso que vejo o que está acontecendo hoje em dia, o sentimento anti semita, anti judeu, e agora o sentimento anti cristão, só porque não entendem a bíblia, e isto é também preconceito.

  3. A questão não era que o povo do tempo biblico tinha preconceito, porém sempre houve o aviso do jugo desigual na biblia, ou seja, o povo judeu não deveria casar com pessoas de outros povos, porque eram pessoas que cultuavam a outros deuses e não ao Deus vivo e isso poderia fazer com que israel se contaminasse e viesse a se perder cultuando a esses falsos idolos.

  4. A questão do povo judeu não se casar com estrangeiro, era para que desse forma eles nào viessem a se contaminar, pois os outros povos cultuavam a falsos ídolos e nào ao Deus vivo e isso faria com que o povo de Israel viesse a se desviar dos caminhos do Senhor e consequentemente perder a salvação!!!! e vale para os dias de hoje também, porém nào mais por questào de nacionalidade, mas por questào de jugo desigual ou seja, como vc sendo servo do Deus altissimno se casara com alguem que serve a satanas? há o risco de seu conjuge te levar a se perder!!!

  5. Queridos nao confundao Deus com homems Deus Mao faz acepçao de pessoas e Sim de atitudes Como vemos o exemplo de Rute e Orfa noras de Noemi Rute mesmo depois de viuva nao voltou a idolatria ja orfa Sim e de que a biblia faz mençao Como sendo ancestrau de Davi e Do senho Jesus

  6. É preciso ter a clareza de que Moisés fora educado como egípcio e isto não era problema para o povo judeu. A primeira mulher de Moisés não era judia, era midianita. E isto não fora problema para para o povo. Agora, quando casou com uma negra foi problema. Felizmente Deus tem senso de humor elevadíssimo. Deixou Miriã mais branca para ela saber que isto não era necessariamente uma vantagem. Depois, para cura-la “desembranqueceu-a”. Ai talvez ela, Miriã, tenha entendido melhor do que aqueles tentam depois de milênios por panos quentes.

    • a bíblia é um livro cheio de lendas,crenças e mitos pagãos, o d-us que acreditamos não fez nada pela metade,tudo q ele fez ele fez perfeito e se ele não permitisse a união de pessoas estrangeiras ele teria criado uma só raça humano, esse preconceito vei dos judeus pq eles não queria se misturar com pessoas de crenças pagãs, eu por exemplo,a minha mulher era católica roxa e de cor morena descendente de negros e eu d cor bem mais clara e frequentava o judaísmo, pois bem hoje ela não é mais católica e nem venera os ídolos católicos,nós se entendemos muito bem tanto em religião ou em cor de pessoas,se eu fosse acreditar no deus da bíblia eu tinha q adulterar em nome dele,matar,roubar,e até crias uma serpente de ouro pra mim, o deus da bíblia é lunático e contraditório eu não dou credito nesse deus q a maioria das pessoas seguem, o meu deus é inerrante e amoroso ele ama o órfão,a viúva e até os estrangeiros ele escreve certo em linhas tortas,se vc é a meu favor e quer conhecer esse deus maravilhoso vem comigo

    • Vc criou na sua cabeça um deus interessante e só serve pra suas ideias bestas. Pois o Verdadeiro Deus vc não conhece mas pode conhece-lo, mas não pode concebe-lo, mas vc concebeu um deus, com d minúsculo .

  7. Pessoal ! Não se trata de preconceito social, mas sim de jugo desigual, ou seja o cônjuge dominante, que muita das vezes nem sempre é o marido, sempre tentará induzir o outro a seguir a sua religião, e temos muitos exemplos disso na Bíblia, como Salomão, que no final de sua vida, resolveu adorar os deuses de suas mulheres (1ª Reis 11.1-5), outro exemplo foi Acabe, o sétimo rei do reino do Norte depois de nação de Israel dividida, deixou de adorar O verdadeiro Deus, para adorar a baal (1ª Reis 16.30-31), ou seja, resumindo, o problema não é casar com mulher negra, branca ou amarela, como é o caso da mulher cusita ou cuxita, mais sim porque ela era uma estrangeira das tribos de Israel, que apesar da Bíblia não revelar qual era sua religião, provavelmente deva ter seguido e adorado o Deus de Moisés. Temos um exemplo de uma mulher estrangeira moabita que deixou de adorar o deus dos moabitas (moloque) para adorar o Deus de Israel, e esta mulher foi Rute (Rute 1.16), prometendo isso a sua sogra israelita Noemi, após a morte do seu marido. Por esta razão, Deus proibiu o casamento com estrangeiro ou estrangeira das tribos de Israel (Deuteronômio 7.1-6), não por preconceito social, mas por julgo desigual religioso, principalmente no versículo 4 que diz: “Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria”(Deuteronômio 7:4), e foi exatamente o que aconteceu com Salomão e Acabe, e muitos outros reis de Israel. Isso acontece também hoje dia, pois raramente casamentos realizados entre religiões miscigenadas dão certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *