Jesus disse que o caminho é apertado e a porta é estreita, mas você sabe o que realmente Jesus quis dizer com isso? O que significa porta estreita?

É recomendado que antes de ler esse , você leia Mateus 5,6 e 7.

Nos acompanhe e saiba mais sobre a Porta Estreita e a Porta Larga Estudo Bíblico:

O que significa porta estreita segundo a igreja (instituição)?

As congregações evangélicas dizem por aí que, como a porta é estreita, a sua bagagem não consegue passar com você.

Mas vamos definir, aos olhos de algumas congregações o que a “bagagem”:
“Brinco, batom, futebol, maquiagem, salão de beleza”,  e tantas outras coisas que em nada alteram o caminho.

O que precisamos entender é que a igreja como instituição é falida, visto que Jesus não veio fundar o cristianismo. Jesus veio para mostrar a nós o seu amor incondicional.

Portanto esqueça as doutrinas impostas pela igreja (instituição) e se agarre as palavras de Jesus.

Com isso, quero dizer para você tirar da mente todas as pré-interpretações impostas pela igreja (instituição) e manter a mente aberta para o Evangelho. Só assim você poderá me entender!

O que significa porta estreita segundo o Evangelho?

Portanto voltando a questão da porta estreita, ao dizer isto Jesus se referiu aos seus ensinamentos de vida. Isto mesmo de vida, pois as palavras de Jesus não foram ditas só para serem lidas nos púlpitos, mas para melhorar a nossa vida.

Na igreja (instituição), todos nós somos sorrisos e abraços, mas só você sabe para qual vida você volta na segunda-feira!

Só você sabe para qual emprego, para qual escola, para qual marido, para qual esposa, enfim, só você sabe aonde o seu “calo aperta” e é para está vida “real” que Jesus disse que obedecer as suas palavras é entrar pela porta estreita.

Bem-aventurado os misericordiosos, os pacificadores, os limpos de coração, os mansos, os que choram, os que sofrem perseguição por causa da justiça… Esta é a porta estreita!

Veja também: Estudo Bíblico de Mateus 5 (versículo por versículo)

Nela não entra a vaidade, o orgulho, a justiça própria, a cobiça, a inveja, a falsidade, a luxúria, o engano, a traição, e todos os sentimentos e ações que vão contra as palavras de Jesus.

Quem escolhe o caminho estreito não anda segundo o “curso deste mundo”, mas anda com os pés firmes no chão da realidade.

Entendendo a Porta Estreita

É importante que você entenda que a porta não é estreita porque é apertada, mas é estreita porque por ela só passam você e a sua fé.

O justo anda pela fé! É por isso que Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” Lucas 9:23-24.

Quando ele disse: “…qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.”, ele não está só se referindo ao mártires da fé, mas ao nosso processo diário de “martirização”.

Os frutos da porta estreita são vida e paz!

O seu guarda-roupa mude se você quiser. As suas músicas mude se você quiser, mas lembre-se que antes de fazer qualquer mudança física, tenha certeza que a mudança de mente (metanoia) o alcançou de tal modo que você passe a ser misericordioso, pacífico, limpo de coração, manso e justo, mesmo quando não há recompensas dos homens, porque a recompensa vocês terão em Deus!

Essa é a porta estreita que Jesus se referiu! Mas no mundo de hoje é praticamente impossível seguir os ensinamentos de Jesus.

O mundo de hoje é competitivo, ansioso, enganoso e perverso. Tanto que os discípulos de Jesus o questionaram em Mateus 19: “Quem poderá pois salvar-se?”. A resposta de Jesus é graça! Veja:

“E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.” Mateus 19:26

Resumindo…

É pela graça, é tudo pela graça! Paulo diz que pela graça sois salvos mediante a fé, e completa dizendo que isto não vem de nós, é dom de Deus!

Entrar pela porta estreita é antes de tudo é crer que você só vai até ele (Jesus), mas é ele quem vai te aliviar, porque assim ele disse que faria!

Paz e Graça!

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. ESTA REFLEXÃO É OQUE EU CONSIDERO COMO VERDADE DA FÉ.MUITO BEM LEMBRADO NA EXPESÃO IGRAJA”INSTITUIÇÕ” POIS VEJO ISSO MESMO,PESSOAS QUE NOS ULTOS DE DOMNGO E TERÇA FEIRA PSSOAS QUE LA ATÉ PARECE QUE JA RECEBERAM A COROA DA SALVAÇÃO MAS, QUANDO CHEGAM EM CASA OU NA RUA…….COMO DISSE PAULO É ATÉ VERGONHOSO FALAR O QUE ELES FAZEM…..PAZ E GRAÇA IRMÃO.

  2. Paz do Senhor a todos,
    Bons comentários, mas existem algumas colocações que muitas vezes não entendemos, quando falamos igreja como instituição não podemos dizer que está falida, pois certamente fazemos parte de uma delas, se ela está falida estamos também, dai precisamos rever os nosso conceitos de igreja.
    Quando muitos falam de usos e costumes geralmente se confundem com doutrina Cristã, mas tudo bem pois Jesus deixou para todos nos os seus ensinos, se vamos obedece-lós ou não cabe a cada um que medita em sua palavra e não pega textos isolados e fazendo dai uma doutrina de desejos humanos, porque não podemos ouvir musicas que ofendem a moral e os bons costumes e dizer que estamos adorando a Deus, pois Ele disse não divide a sua glória com ninguém.
    Que Deus Abençoe.

    • Olá Parode! A alguns pontos que você precisa entender:
      1º Igreja não é ajuntamento, não é clube! Quando digo que estão falidas é porque o modelo adotado é institucionalizado: somente quem faz parte do grupo que frequenta um salão em determinados dias da semana é que são chamados de Igreja. Mas Igreja (com I maiúsculo) se refere a Igreja de Cristo, esta somente ele sabe quem é, sendo assim, não necessariamente quem está fora do “clube igreja” está fora também da Igreja de Cristo.
      2º Usos e costumes, isto está se tornando desculpa para o entendimento errado da Palavra de Jesus! O Ensino de Jesus é universal e não denominacional. É por isso que eu nunca li Jesus falando algo para uns e mudando o assunto conforme o “costume” do individuo. A graça do Amor é para todos!
      3º Adorar a Deus com músicas? Eu adoro a Deus quando faço o que ele disse para fazer: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, ajudar que está no meu caminho, enfim… A verdadeira adoração não é cantar “hinos” mas sim lavar os pés uns dos outros!
      Paz e Graça!

    • A IGREJA somos nós, o “Salão” é só uma localização onde vamos prestar culto, a Salvação é individual, portanto, no meu entendimento, a falência ou a sonolência , também é individual, pois aquele que ,mesmo que faça parte de uma Religião, e o Espírito não habita nele, ele ainda não tem parte com Deus. Conclusão, muitos podem viver em uma instituição, e poucos talvez conheçam CRISTO, por razões inúmeras, assim como muitos virão do ocidente e Oriente e sentarão na mesa com Abraão, Isaque e Jacó. Religião segundo a Palavra é visitar o pobre, a viúva, o enfermo,o órfã na necessidade, através do Amor de Deus é permanecer inabalável, diferente de muitas instituições religiosas que temos por aí, apesar de ser Cristão ,jamais serei “CORPORATIVISTA” ,ISSO O MUNDO JA FAZ MUITO BEM!!!

  3. Em resumo, na minha opinião só podemos adorar a Deus, praticando a caridade e amando o nosso proximo como a nós mesmo. disse:

    Foi muito esclarecedor tudo o que foi descrito acima, eu também concordo que a igreja infelizmente é uma instituição falida, é pena, pois ela deveria servir sempre como uma Universidade dos Ensinamentos de Jesus, essa é a minha opinião

  4. É devemos meditar na bíblia e ver se tudo que nos lemos se encaixa numa só palavra ou entra em contradição, pois a palavra de Deus não pode entrar em contradição. Pence nisso!

  5. Também vejo desta maneira, que a porta é estreita porque só entra Cristo e você, pq Ele sim é perfeito e nosso advogado , não é o que eu faço ou deixo de fazer porque isso na velha aliança não foi perfeito a ponto de Deus enviar por amor seu Filho de maneira que Ele sim foi perfeito saciando a ira de Deus contra o homem, aliás contra aqueles que confiam verdadeiramente na obra consumada de Cristo Jesus na cruz e não vive tentando se salvar pelas suas obras mas pela obra perfeita e completa de Jesus. Por isso a porta é estreita, porque o mundo jaz no maligno, ou seja, é do maligno e hoje infelizmente se vê nas instituições o apelo á tentar convencer a Deus a te dar algo ( coisas desse mundo ou uma cura) através do sacrifício de algo sendo q o único perfeito sacrifício é o de Jesus. Em Gálatas Paulo se irrita devido os irmãos voltarem as práticas que nada tinham a ver com o Senhor, exigindo sacrifícios e circundação. Mas graças a Deus que nos deixou seu Espírito em nós e Ele nos ensina a verdade. O único digno é Jesus por isso àquele q confia em Cristo jamais passará pela segunda morte!!

  6. MUITO BOM O POST ,VERDADEIRAMENTE PRECISAMOS A CADA DIA APRENDER MAIS COM O SENHOR JESUS,QUE É MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO.

  7. Evangelho não é aquilo que você quer ouvir, mas aquilo que você precisa ouvir. A palavra de Deus nos mostra que a porta estreita não é uma brincadeira, mas é reservada para os escolhidos de Deus, os filhos de Deus, os herdeiros do seu Reino, raça eleita, propriedade de Deus. “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros(que praticam imoralidades sexuais), os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira”(Ap 22.15).

  8. A igreja do Senhor, jamais será falida afinal Ele virá buscar uma igreja viva, quando nos reunimos o fazemos com a finalidade de obedecermos, afinal foi Ele quem disse, quando houve a descida do Espírito Santo, houve porque cerca de 120 decidiram obedecer, o apóstolo diz que não devemos deixar de congregar, e quando formos participar da ceia devemos esperar uns pelos outros, indicando assim que há um ajuntamento de irmãos, Deus não quer que vivamos isolados mas em comunidade, cuidando uns dos outros, isso é a igreja, a igreja não é egoísta, ela é amável e gentil, somos membros uns dos outros meu querido irmão, e o que nos une é o amor de Cristo.

  9. Quem convence do pecado é o Espírito Santo e o evangelho mundano de nossos dias nada mais é pecado, tudo é lícito, logo não ouvem nem obedecem a voz do Espírito Santo e não se santificam no corpo, na alma e no espírito.

  10. Parabéns, Parabéns, estudo maravilhoso, que o grande amor de Deus seja sobre a vossa vida, irmãos. Paz de Cristo Jesus, para sua VIDA.

  11. Queridos e amados, há um ponto que deve ser esclarecido.
    A Igreja são pessoas, um Corpo vivo, Organico e NÃO uma Organizaçao, pois o Senhor Jesus conhece os que são Seus.
    Infelizmente a igreja tem fracassado em ver esse importante assunto, que o nosso Deus abra os olhos do coração ❤ do Seu povo.

  12. Estou um pouco confuso, pode me ajudar?
    Mas onde esta escrito na bíblia que somos a igreja?

    Por que eu sempre ouvi que somos membros de um corpo, o qual o cabeça é Cristo.