O que é Apologética?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A palavra deriva do grego apologia (απολογία), que significa dar uma defesa; uma resposta. Apologética cristã significa basicamente a defesa da fé em Cristo. A apologética clássica apresenta provas e evidências de que a Bíblia é o verdadeiro relato sobre a humanidade. Já a apologética presuposiocional, contrapõe-se a ideias pré concebidas e afirmações anticristãs.

A princípio, você pode se perguntar: “Qual a relevância disso?” ou “Para quê preciso defender a minha fé?” Veja que em Mateus 28.18-20, recebemos uma ordem de Jesus que nos envia a fazer “discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.”

Mas, se ao falar de Jesus, você fosse questionado no porquê de sua fé, o que você diria? Saberia explica-la? Ou, saberia refutar as premissas de seitas que se apresentam como religiões verdadeiras, caso uma delas estivesse tentando “convencer” alguém? Veja o que diz Pedro em sua Primeira Epístola:

Estude Teologia hoje mesmo!

Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. (c. 3 v. 14-16)

Ter boa consciência significa conhecer, neste caso, a Palavra de Deus. Para mostrar com convicção suas Verdades, pois só a autoridade que vem de Deus, nos capacita a pregar suas Boas Novas e mostrar as falsas doutrinas espalhadas pelo mundo.

Seja qual for a ocasião, jamais devemos nos apresentar rudes, furiosos, irônicos, enfim, sempre devemos respeitar a opinião alheia. Devemos agir com precaução, sempre levando em conta o tipo e a necessidade da pessoa para a qual estamos falando. Procuremos sempre edificar, dando o melhor testemunho que temos de Jesus em nossa vida.

O cristão deve aprender a defender a sua fé e explicar pontos da Bíblia considerados contraditórios. Para que jamais sejamos confundidos; e para que possamos ajudar os menos instruídos a jamais se deixarem enganar.

Que o Senhor nosso Deus a todos venha abençoar!

Emilce Pereira
Educadora Religiosa e Estudante de Teologia
Contato: icespereira@gmail.com