O que significa a palavra ímpio?

É comum ouvirmos nos cultos e nas pregações a palavra Ímpio sendo mencionada dezenas de vezes. Mas você sabe realmente o que significa a palavra ímpio?

Mas será que isto está errado? Na verdade não!

O problema é que “engessamos” a nossa mente, apertamos o “piloto automático” e logo quando alguém cita a palavra ímpio, pensamos que nada tem a ver conosco e assim transferimos a palavra para os “incrédulos” que não creem em Deus.

Portanto hoje quero te mostrar que a palavra Ímpio na verdade possui um significado um pouco mais amplo do que simplesmente “aquele que não vai para a igreja”.

O que significa a palavra ímpio?

O que significa a palavra ímpio

Bom, para sabermos o que significa a palavra ímpio, a palavra ímpio possui um outro significado interessante: Aquele que não pratica a piedade.

Ou seja, qualquer pessoa que não pratica a piedade em seu dia-a-dia, pode sim ser considerado um ímpio. Agora, será que as vezes nós não podemos ser considerados ímpios em relação aquilo que fazemos ao nosso próximo?

O salmista diz: “Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios…”, acredito que antes de ler este texto, o ímpio para você era o cara lá fora, a moça de minissaia e o homossexual; mas e agora?

Pense melhor sobre os ímpios e agora interprete a frase do salmista.

Considere ler também:

Sobre Ezequiel 18 – 20 e 21

Além do que nós já falamos sobre o que significa a palavra ímpio, existe um texto muito interessante na Bíblia sobre esse tema. Trata-se de Ezequiel 18, veja:

” Mas alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.
Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto.”

Ezequiel 18:20,21

Certamente esse texto nos ensina uma lição importantíssima: a única forma de reverter a perversidade e a iniquidade é se arrepender verdadeiramente dos nossos pecados!

Somente dessa forma deixaremos de ser ímpios e passaremos a ser justos.

Ou seja, enquanto nós não nos arrependermos de verdade das nossas iniquidades, seremos só mais um na igreja que participa ativamente mas não entendeu nada do que a Graça de Deus.

Um exercício bíblico para você

Uma das formas de aprendermos sobre a Graça de Deus é fazer um exercício simples:

Toda passagem bíblica que se refere a iniquidade, pecados, e afins, você aplica na sua própria realidade, dessa forma você verá o quanto é pecador e o quanto ainda precisa melhorar, no entanto ficará feliz por saber que mesmo cheio de pecados a Graça de Deus está com você!

Por exemplo:

” Mas que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
Marcos 8:36

Normalmente pegamos essa frase de Jesus e atribuímos aquelas pessoas que não conhecem a Deus, que estão frenéticas por dinheiro e não estão ligando para a Salvação. E isso não é um erro…

No entanto nos esquecemos que muitas vezes nós estamos perdendo a nossa alma (não no sentido da salvação, mas no sentido da sensibilidade).

Estamos deixando a crueldade do mundo tomar conta do nosso coração, estamos nos tornando seres sem alma!

Isso vale para entender o que significa a palavra Ímpio de verdade, pois se nós somente atribuirmos aos outros as coisas ruins como se nós fossemos santos, onde fica a graça de Deus para conosco?

Conclusão

Portanto eu espero de verdade que você possa entender que a graça de Jesus é para todos, pois todos nós pecamos.

Não somos mais santos que os outros, nós somente estamos reconhecendo os nossos erros e crendo que Jesus é poderoso para nos purificar.

Eu espero que você tenha entendido a mensagem 🙂

Até Já!

79 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      • Ímpio na verdade é toda aquela pessoa que conhece a verdade mas, por um ou outro motivo diante das tentações despreza a palavra de Deus para cometer um pecado. Ref. Salmos 50:16 à 19. Então, é preciso mantermos muita calma e serenidade na hora de querermos ajudar os outros a entenderem alguma coisa em especial quando se tratar de assunto Biblico. Portanto, ímpio é aquela pessoa que está instruida na palavra de Deus, ao mesmo tempo ele/ela é covarde, incrédula e participa naquilo que o Senhor Deus condena e depois mete-se a orar a Deus para pedir o socorro dos altos, infelizmente é que este tipo de pessoa não pode contar com a intervenção do Senhor por ele/ela ser um desobediente a palavra de Deus. Paz e graça em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré.

        • No meu entendimento o ímpio não quer saber de Jesus ,vai para igreja só por ir e não dá ouvidos a palavra de Deus, mas lembre se que Deus ama todos, e todos nós Samos falhas aquele que nunca errou a tira a primeira pedra ,olha as pessoas que Deus usou que descreve na Bíblia: paulo -assassino Pedro com seu nervosinho erre outros:deus pega as coisas loucas deste mundo para confuso as que não são

        • Parabens ministro de DEUS fidel.

          Li o conteudo desta pagina e achei graça e paz e verdades nas tuas ….

          É isso mesmo …este é na minha opinião tambem o Impio…Graça e Paz esteja com todos oa que crem e segue ao nosso SENHOR JESUS CRIATO …AMÉM.

        • ímpio, pecadores, escarnecedores, perversos, tem uma resposta muito simples:
          Analisemos esses versículos do salmo 1 –
          Salmo 1:1 – Bem-aventurados o homem que NÃO ANDA NO CAMINHO DOS ÍMPIOS, NÃO se detém NO CAMINHO DOS PECADORES, nem se assenta na roda dos ESCARNECEDORES.

          Salmo 1:2 – Antes, o SEU PRAZER está NA LEI DO SENHOR e na sua LEI medida de dia e de noite.
          ——
          RESPOSTA SIMPLES:- Os ímpios, pecadores,escarnecedores, perversos, só pode ser O CONTRÁRIO daquele que TEM PRAZER NA LEI DO SENHOR.
          ——
          Até por que está escrito:
          1 João 3:4 – Todo aquele que pratica o PECADO também transgride a lei, porque o PECADO, é a TRANSGRESSÃO DA LEI.
          ——
          Podemos usar qualquer sinônimo de maldade do homem como ofensiva a Deus. Da mesma forma toda maldade como sinônimo de PECADO que é a transgressão da Lei de Deus, chamada em Tiago de lei da liberdade.
          ——-
          E fica mais simples ainda quanto lemos Apocalipse 12:17 –
          “Irous-se o dragão [diabo] contra a mulher [igreja de Deus] e foi pelejar com os restantes da sua descendência OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS e tem o testemunho de Jesus.
          ——-
          Portanto qual ato ofensivo a Deus, seja lá qual for o nome que se dê, É DESOBEDECER A LEI de Deus, e fazendo assim, estará obedecendo o CRIADOR DO MAL, DO PECADO, DA MORTE, ou seja, exatamente o inverso daquele que tem prazer na Lei do Senhor.

      • Jesus não é o Pastor, mas a sua palavra diz que ele é o Sumo-pastor, você sabe o que significa “sumo pastor”?

  1. nao concordo com voce ,quando a biblia fala de pessoas impia, ta falando daqueles que comete inpiedade, pessoas mal , que comete maldade.

    • O impio é toda pessoa que ainda que conheça ou esteja ha anos dentro da igreja comete impiedade,maldades, aproveitam até mesmo a liderança p cometer tais comportamentos., porque ainda não tiveram um verdadeiro encontro com Cristo ou seja tanto no mundo ou na igreja existe impios.Se possível fiquem longe deles! se não for possível aprenda a suporta-los, porque sabemos q no grande dia haverá a separação do joio e do trigo

    • Meu caro amigo,ou amiga,impio nao significa que sao pessoas que estao fora da igreja,esta fora nao que dizer que e ser impio,ou tambem estando dentro d a igreja quer dizer que a pessoa seja impia,a diferenca esta naquele que se diz fala a verdade e nao fala,mas quem vai em um a igreja nao que dizer que estao sendo enganado por pastor,deve sim respeita-los porque e biblico,o que deus nos fala e isso e pronto,ir a igreja e cumpri com que deus fala atraves da biblia,a biblia me diz que eu tenho que segui jesus..entao o seguire,me esforcarei para anda no seu caminho,agora quem vai para segui pastor esta enganado,leve a biblia e siga-a,nosso pastor e jesus pronto,mas devamos sim respeita pessoas usadas por deus….se o dinheiro re afadt aacd e deus ai e outro caso……mas nao julgue pastor ou qualquer outro ser,caso ele esteja certo sua batalha ser a contra deus….iai vc consegue suporta…logico que nao…cuidado com a lingua…..fica com deus ……..

  2. Todos nós temos um certo grau de impiedade,sem excessão.
    Se vc faz algo que não agrada a Deus, está se comportando como os ímpios. E isso mesmo sendo cristãos, nos o fazemos…

  3. Todos nós sem excessão temos um certo grau de impiedade.
    Cansamos de fazer coisas que não agradam a Deus. Desde uma fofoca, ou palavras que não edificam ou seja pecados simples, os quais para Deus são pecados. E quando fazemos isso estamos nos comportando como os ímpios se comportam.
    Portando, ímpios todos somos. Entre estar no grau máximo de santidade (Jesus) e do outro lado grau máximo de impiedade. Estamos no meio desse ponto.

    • O impio e o incredulo sao, digo, tem o mesmo comportamento, sao peversos,nao tem f`e, porem nao confunda com os irmaos em Cristo, nao somos perfeitos mas nao temos prazer no pecado, nao fazemos do pecado uma pratica cotidiana.

    • Will son, você foi o único que usou um português correto, fora os ímpios e as impiedades, quanta gente burra a filosofar… nooossa, é de arrepiar!!!

    • No meio? Você esta sendo bonzinho. Nós não somos filhos de Deus, somos filhos do homem. Para se tornar filho de Deus tem que morrer e renascer. Morrer o ego e o psicológico.

    • por isso q a palavra de Deus nos fala q naquele grande dia o senhor falara apartai de mim q eu não vos conheço qpraticai a iniquidade

  4. O PROPRIO SALMO PRIMEIRO DIZ Q TAMBEM É BEM AVENTURADO O QUE MEDITA NA LEI DO SENHOR DE DIA DE NOITE,ENTÃO ESCUTAR O QUE O PASTOR DIZ TUDO BEM, MAIS PESQUISAR NO LIVRO DA LEI QUE É A BIBLIA TAMBEM É BOM, PARA NAO SERMOS ENGANADOS.

  5. não é preciso estar foda de uma igreja para não ter piedade, ou misericórdia ou amor…infelizmente alguns lideres tem esquecido de pregar o verdadeiro amor que Cristo quer que praticamos…e muitos tem entrado nas igrejas e continua com os maus hábitos de antes….

  6. Me ajudaime serhor, porque so nao concigo, sei que minha fé é pouca. Me encina me senhor, a te alegrar, perdo amos senhor, portanta maudade, olhai meu Deus pelos, infermos senho os prezidiarios, pelas aquelas pessoas que neste monto nao tem nem um cobertor. Amem Deus seja louvado amem

  7. A paz do Senhor Jesus meus irmãos.

    A baixo dos ceús todos somos pecadores e dentro de nós existem sinais de impiedade.

    O melhor e proveitoso é ler, meditar e obedecer a lei do Senhor ou seja a Biblía palavra de Deus revelada para nos afastar dos pecados e impiedades. Jesus disse o meu povo peca por não conhecer as minhas palavras.

    Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires!
    Salmos 81:8

    Deus seja conoso e nós possamos andar e viver com ele!

    • Graça e paz amados.Respondendo ao anônimo: A palavra de Deus diz que a nossa carne é trapo de imundice, e pra nada se aproveita, pois nascemos no pecado,mas quando temos um real encontro com Cristo somos lavados, purificados e transformados em novas criaturas, pois o espirito de Deus passa a habitar dentro de nos, e passamos a ter domínio sobre nossa carne, purificando-a também de todo pecado. Água viva e transformadora é a palavra de Deus.

  8. a diferença de quem serve a Deus e de quem não serve. E os que serve são aqueles que praticam a justiça e que agem corretamente relacionada com Deus pela fé, e por isso, procura nos seus pensamentos, motivos e ações para obedecer a Deus na sua santa palavra. Isso porque o ama e reconhecem pela fé na sua palavra que foram justificados de seus erros e pecados pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário. Deus quer ouvir nossas orações, mas para isso temos que ser justo. Deus é luz e não trevas, não tem como Ele nos ouvir se ainda compartilhamos com as obras das trevas, o primeiro passo para sermos justificado, é aceitar o convite de Jesus e renunciar toda obra infrutífera das trevas. Como pode uma pessoa crista, usar a sua boca para falar com Deus e também para falar palavrões entre outras coisas terríveis? Usar seus olhos para examinar a bíblia, e também para ver pornografia no computador, TV e revista? Tudo em nós tem que ser santificado pois Deus é santo.
    Olhe o mandamento de Deus para nós em 1ªPedro cap.1:15 e 16: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

  9. O ímpio pra mim, é aquele que rejeita JESUS CRISTO com senhor e salvador da sua vida…porque a Bíblia diz que aquele que não peca é mentiroso,1João cap. 2.vs,1;Meus filhinhos,estas coisas vos escrevo para que não pequeis;e, se alguém pecar,temos um Advogado para com o Pai,Jesus Cristo,o Justo.

  10. E por isso que meu hunico pastor é jesus cristo ele nunca me enganará,nunca me abandonará e nunca me deixará confundido e nem envergonhado.

  11. amados irmao, somos tudos pecadores estando neste mundo, quem somos nós para julgar o próximo.
    Na verdade, a palavra ìmpio significa ser impiedoso inganador, ocultar a verdade e levar as pessoas para
    a perdição. O nosso criador mandou seu filho amado o salvador, para nós erdar-mos a vida eterna, temos
    que ler as escrituras, não a biblia, porquer lá dentro da biblia está a verdade, aprenda a ler com atenção
    e disernimento que você vai saber o significado de ìmpio. Que o salvador te abençoe.

  12. A doce e bendita Palavra de Deus nos diz que todos pecaram e destituidos estão da gloria de Deus.
    Só podemos ser justos estando em Cristo Jesus. Aquele que está em Cristo nova criatura é. As coisas velhas se passaram eis que tudo se fez novo. Enquanto estivermos arraigados em Cristo, mesmo que pecarmos temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo o justo que é a propciação para os nossos pecados. Se sairmos Dele nos tornamos como qualquer outro impio.

  13. o que leva um homem a se acha portador da palavra de deus? cria palavras e a elas atribuir conseitos.
    se deus esta na mente e no coracao dos homens nas coisas boas e mas que ele pratica durante sua existencia, pois foi assim que deus o criou. e tentar mudalo atrveis de religiao ‘e como um adestrado pegar um cao e tentar transformalo num gato.

  14. Malaquias 3:18
    18 Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve

    Significado de Ímpio
    adj e s.m. Algo ou alguém que despreza a religião.
    Que é contrário à religião: discurso ímpio.
    Algo ou alguém que possui valores contrários aos que estão previamente estabelecidos pelo senso comum.
    Que ofende os pais, a moral, a justiça etc: indivíduo ímpio.
    adj. Que demonstra ou possui falta de piedade.
    (Etm. do latim: impius)

    minha análise de que quando praticamos impiedade não estamos conforme o a palavra de DEUS.

    Significado de Impiedade
    s.f. Qualidade do que é ímpio.
    Desprezo da religião ou das coisas que merecem um respeito religioso.
    Ação, palavra ímpia: cometer, dizer impiedades.
    Falta de respeito: impiedade de um filho.
    Fig. Desumanidade; crueldade.

    SENDO ASSIM, SE UM QUE SE DIZ CRISTÃO ANDAR DESTA MANEIRA, NÃO É CRISTÃO.
    SE O CRISTÃO COMETER IMPIEDADE ESTA FORA DA PALAVRA DE DEUS
    E NÃO PODE SER CHAMADO DE CRISTÃO E SIM DE IMPIO.
    NÃO EXISTE IMPIO CRISTÃO. OU É CRISTÃO OU É IMPIO, OU SERVE A DEUS OU NÃO SERVE.

  15. Resumindo; ser impio é praticar tudo que está relacionado ao pecado insaciável que separa o homem de Deus…E que alguns figurões que se titulam ser cristão,mais suas palavras,gestos e atitudes ñ condiz com a fé a qual ele condiz defender como ex; fofoqueiro,caluniador,impiedoso,olho grande,irreconciliáveis,soberbos,que causam contenda entre irmãos,desobedientes a pai e a mãe,justificadores de pecado alheios….Deus nunca foi e nunca será açougueiro pra querer só o caração como muitos em alto e bom som dizem…Pq em Romanos Cap; 12:1 está o esclarecimento do contexto acima…

  16. todos aqueles que em ti se refugiam se alegrem e se rejubilem para sempre porquanto tu os proteges e em exultam aqueles que amam teu nome.

  17. gente que confusão !!!

    diz a palavra de Deus, todos quantos os receberam que deu o poder de ser chamado filho de Deus !!
    isso quer dizer que uma vez que vc recebeu o senhor jesus cristo como salvador, agora vc e um Filho de Deus . impio não recebeu jesus cristo como salvador entendeu .
    portanto não e filho, não e herdeiro, não tem consolador por não houve um pacto.
    na passagens do filho prodigo, mesmo 0 filho tendo ido embora o pai o esperava como filho !!
    em outras passagens o senhor diz; filho meu dai o teu coração .. filho meu !! o herdeiro !!

  18. Essa palavra impio , está ardendo em meu coração alguns dias, hoje meditando na palvra e estudando, algo mexeu comigo a parábola do joio Mateus13:24a 40, e a explicação 36 a 43.Concordo com os que acreditam que há impios no meio da igreja. Só clamo por misericórdia e vigiarei para não ser joio..

  19. Amados, em Provérbios 21:7 diz “As rapinas dos ímpios virão a destruí-los, porquanto eles recusam praticar a justiça”
    Portanto ímpios são aqueles que não praticam a justiça de Deus.

  20. Ver o significado de ímpio no dicionário de português. Isto também trás crescimento espiritual. “Não sejais ignorantes”.

  21. Entre todos comentários apenas um me chamou a tenção da Fábiola Marques, que temos que vigiar pois quando o Senhor olhou de lá de cima não achou um justo se quer, todos somos sujos e pecadores se o Senhor voltar hj agora acha que estarás salvo? Reflita se esforcem e melhoremos temos e que nos humilharmos mais pedir o dom do amor pois e o unico que prevalecera e nos salvara onde resume de genisis a apocalipse,pois o Senhor vira como um ladrão.

  22. Verdade isso, as os cristãos nunca acham que podem estar no lado errado, ou seja, se acham os certos e nunca erram. Sim podemos errar, mas a bíblia pede para nos examinarmos e se fizermos isso nos tirará desta posição, de ímpios. Obrigada pelas palavras.

  23. Muito bom ler vários tipos de opinião à respeito do assunto em questão ” ímpio”, troca de informações, e tal, vimos pessoas com opiniões claras outras mais restritas, mas em geral, o melhor é quando temos a oportunidade de aprendermos mais sobre um assunto conhecido, muito falado, muito ouvido, mas pouco esclarecido…Melhor é… atentarmos em tudo e retermos o que é bom e proveitoso, buscar em Deus sabedoria para crescer em entendimento sobre situações, questões, principalmente quando se trata em caminhar com Deus e agradá-lo, em fim, buscar em primeiro lugar estar em comunhão com Ele e sua palavra
    e desviar do que não lhe agrada… Se ser ímpio é não respeitar a palavra de Deus, então o melhor é buscar enquanto há tempo e viver de acordo.
    Aquele que perseverar até o fim esse será salvo.(Mateus 24:13)
    Graça e paz a todos…

  24. A igreja está cheio. De ímpios o significado dessa palavra são para os crentes pessoas que conhecem jesus eles esquecem de ter piedade eu acredito que a Bíblia e pra nós cristão que vamos ler ela só que nois queremos pega a Bíblia e lançar fora prós outros mais tudo que tá lá e pra nós o senhor deixou a sua palavra pra nós

  25. Por conta de certos problemas familiares, comecei a pesquisar sobre alguns aspectos comportamentais e acabei caindo nesse assunto, e cheguei a uma percepção. Em muitas passagens bíblicas são utilizadas metáforas, ou coisas que precisam de um certo contexto para serem compreendidas, mas e se nesse caso lavássemos pro sentido literal da palavra. Na psicologia comportamental a falta de afeto ou falta de empatia é classificada como transtorno de personalidade, em muitas ocasiões citadas de forma errônea como o famoso “psicopata”, que no caso não possui necessariamente algum tipo de transtorno mental mas sim um desvio comportamental, sendo visto como falha de caráter.. Utilizando a palavra “ímpio” com esse significado, e utilizando ferramentas da DSM-V, conseguimos identificar padrões e encontrar os verdadeiros ímpios ao nosso redor..