"O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum." Elbert Hubbard
21/11/2011

Entrevista com um Maçom

o-olho-que-tudo-vê Com o intuito de esclarecer aos leitores do blog sobre a Maçonaria, entramos em contato com um blogueiro Maçom, James Couto e ele aceitou nos responder dez perguntas. Antes de você pensar que ele é só mais um que “se acha maçom”, peço que visite seu blog. Estava lendo alguns textos dele, percebi que ele realmente sabe do que está escrevendo e por isto entramos em contato com ele. Seu blog o BLOG DA MAÇONARIA é recheado de conteúdos sobre essa área, quem quiser visitar o endereço é: http://blogdamaconaria.blogspot.com/.

Vamos as perguntas:

1- O que realmente é a maçonaria?

R: Ao contrário do que muitos pensam maçonaria não é religião. Ela é uma entidade puramente filosófica e filantrópica que procura agregar em seus quadros homens de bem e de várias denominações religiosas que procuram sempre se melhorar e consequentemente melhorar a comunidade onde vivem.

2- A maçonaria prega sobre...

R: A maçonaria prega o amor a Deus ao qual denominamos Grande Arquiteto do universo (GADU); o amor à família; o amor à pátria e o amor ao nosso semelhante.

3- Como surgiu a maçonaria?

R: Em sentido amplo, a história da Maçonaria pode ser dividida em três períodos: o antigo ou lendário; o medieval ou operativo e o moderno ou especulativo.
Segundo alguns historiadores, do período antigo ou lendário, não se tem conhecimento sobre a sua origem, alcança, mais ou menos, o século V antes de Cristo, com a construção do TEMPLO DE SALOMÃO.
No primeiro quartel do período medieval, os " Collegias Fabrorum " do Império Romano deram origem às associações de artífices de mesmas profissões, e na Alemanha, tais entidades foram denominadas de "GUILDAS" de operários. As associações tinham por escopo guardar os segredos das profissões, e o faziam de modo a serem confiados a poucos, após um demorado tempo de aprendizado.
Naquela época, os trabalhadores, reunidos em associações ou Guildas, tinham seus serviços contratados para construção de palácios, catedrais, mausoléus, pontes, etc.
Os maçons da idade lendária e medieval são tidos pelos historiadores como maçons operativos, designação oriunda do trabalho manual de muitos, enquanto o trabalho intelectual era privilégio de poucos.
O período moderno ou especulativo surgiu durante o século XVII, quando a construção de catedrais estava em declínio, o que levou muitas GUILDAS de talhadores de pedra a aceitar, como membros, pessoas de letras eruditas, que deram outro rumo à Maçonaria, tornando-a especulativa.
Como não eram profissionais da arte da construção, foram rotulados de "maçons aceitos".
Como resultado dessa evolução importante, teve início a MAÇONARIA, tal como é hoje conhecida. Em 1717, quatro Lojas Maçônicas, que se reuniam em Londres - Inglaterra, formaram a primeira Grande Loja do Mundo, a qual passou a credenciar outras Lojas e Grandes Lojas em muitos países.
O erro da maior parte dos escritores maçônicos consiste na tentativa de basear a história da Instituição em seu simbolismo. No entanto, a história da Maçonaria, como a história do mundo, tem a sua base na tradição.
Com freqüência, os maçons classificam a Maçonaria de "Instituição Milenar", porque fazem remontar suas origens a tempos que se perdem na curva enevoada do passado. Contudo, os primórdios da Maçonaria são obscuros, bem como parte de sua história.

4- Porque você acha que os evangélicos se assustam com a maçonaria?

R: Eu digo que não só os evangélicos mais pessoas de outras denominações religiosas também. Ora! É da natureza do ser humano temer aquilo que não conhece, consequentemente surgem bobagens como: grandes conspirações para dominar o mundo, bode preto, capeta jogando dinheiro de dentro de um buraco, entregar o primogênito para o diabo e etc...

Pelo que estudei e constatei, esse medo surgiu na idade média com a “santa” inquisição da igreja católica que procurava desmoralizar difamando não só a maçonaria mais qualquer indivíduo ou instituição que ela achasse que era um perigo eminente.

5- E os iluminatis o que você pensa sobre eles? Eles realmente existem?

R: Francamente não dou credito para história de iluminatis. Sim eles existem, mais somente em livros e filmes de ficção cientifica. Sou bastante pé no chão sobre esses assuntos. E sempre falo aos amigos que me perguntam sobre iluminatis e outras coisas do gênero que é melhor gastar seu tempo em assuntos mais proveitosos (posso citar um que é pesquisar sobre maçonaria, pois ela sim existe e é atuante) Amigos não se procura chifres em cabeça de cavalo!

6- Quais são os cinco mandamentos da maçonaria Universal?

R: A maçonaria não tem apenas cinco mandamentos. Ela tem trinta e três, são eles:

01) Adora o Grande Arquiteto do Universo.

02) O verdadeiro culto que se pode tributar ao Grande Arquiteto do Universo consiste nas boas obras.

03) Tem sempre a tua alma em estado de pureza, para que possas aparecer de um momento para outro na presença do Grande Arquiteto do Universo.

04) Não sejas fácil em te encolerizar, a ira é sinal de fraqueza.

05) Escuta sempre a voz de tua consciência.

06) Detesta a avareza, porque quem ama demasiado as riquezas nenhum fruto tirará delas, consistindo isso em egoísmo.
07) Na senda da honra e da justiça está a vida; o caminho extraviado conduz à morte espiritual.
08) Faz o bem pelo próprio bem.
09) Evita as questões, previne os insultos e procura sempre ter a razão do teu lado.
10) Não te envergonhes do teu destino, pensa que este não te desonra nem te degrada; o modo como desempenhas a tua missão é que te enaltece ou amesquinha perante os homens.
11) Lê e medita, observa e imita o que for bom, reflexiona e trabalha, ocupa-te do bem-estar dos teus irmãos e trabalharás para ti mesmo.
12) Contenta-te com tudo e com todos.
13) Não julgues superficialmente as ações de teus irmãos e não censures aereamente. O julgamento pertence ao Grande Arquiteto do Universo, porque só Ele pode sondar o coração das criaturas.

14) Sê entre os profanos, sem rudeza, superior sem orgulho, humilde sem baixeza, e, entre os irmãos, firme sem obstinação, severo sem inflexibilidade e submisso sem servilismo.
15) Justo e valoroso, defende o oprimido e protege a inocência, não exaltando jamais os serviços prestados.
16) Exato observador dos homens e das coisas, atende unicamente ao mérito pessoal de cada um, seja qual for a camada social, posição e fortuna a que pertença.
17) Se o Grande Arquiteto do Universo te der um filho, agradece, mas cuida sempre do depósito que te confiou. Sê, para essa criança, a imagem da providência. Faz com que até aos 12 anos tenha temor de ti, até aos 20 te ame e até a morte te respeite. Até aos 12 anos sê o seu mestre, até aos 20 seu pai espiritual e até a morte seu amigo. Pensa mais em dar-lhe bons princípios do que belas maneiras, que te deva retidão esclarecida e não frívola elegância. Esforça-te para que seja um homem honesto, avesso a qualquer astúcia.
18) Ama o teu próximo como a ti mesmo.
19) Não faças o mal, embora não esperes o bem.
20) Estima os bons, ama os fracos, atende aos maus e não ofendas a ninguém.
21) Sê o amparo dos aflitos. Cada lamento que tua dureza provocar são outras tantas maldições que cairão sobre a tua cabeça.
22) Com o faminto reparte o teu pão, aos pobres e forasteiros dá hospitalidade.
23) Dá de vestir aos nus, mesmo em prejuízo do teu conforto.
24) Respeita o peregrino nacional ou estrangeiro e auxilia-o sempre.
25) Não lisonjeies nunca teu irmão, isso corresponde a uma traição; se te lisonjearem, receia que te corrompam.
26) Respeita a mulher, não abuses jamais de sua debilidade, defende-a sempre, antes queira morrer do que desonrá-la.
27) Fala moderadamente com os pequenos, prudentemente com os grandes, sinceramente com os teus iguais e os teus amigos, docemente com os que sofrem, mas sempre de acordo com a tua consciência e princípios de sã moral.
28) O coração dos justos está onde se pratica a virtude e o dos tolos onde se festeja a vaidade.
29) Não prometas nunca sem a intenção de cumprir. Ninguém é obrigado a prometer, mas, prometendo, é responsável.
30) Dá sempre com satisfação, porque mais vale uma negativa delicada do que uma esmola que humilhe.
31) Suporta tudo com resignação e tem sempre confiança no futuro.
32) Faz do teu corpo um templo, do teu coração um altar, e do teu espírito um apóstolo do amor, da verdade e da justiça.
33) Concentra, ao menos uma vez por dia, todas as vibrações da tua alma no sentido de estares em contato com o Grande Arquiteto do Universo.

7- É realmente verdade que a maioria de nossos governantes são maçons?

R: Sim, é verdade, e desde os primórdios de nossa história a maçonaria está presente nos governos e desempenhando papeis importantes para o progresso de nossa nação. Tais como:

· Leis como a do Ventre Livre (1871);

· Dos Sexagenários (1885);

· E finalmente a Lei Áurea (1888);

· Através de várias Lojas como a Vigilância e Fé, de São Borja – RS, Loja Independência e Regeneração III, ambas de Campinas - SP, aprovaram um manifesto contrário ao advento do Terceiro Reinado e enviaram a todas as Lojas Maçônicas do Brasil, para que tomassem conhecimento e que apoiassem esta causa. Mais uma vez a Maçonaria estava à frente para liderar um Movimento Democrático;

· Em 10 de novembro de 1889, em uma reunião na casa do Irmão Maçom Benjamin Constant, onde compareceram os Irmãos Maçons Francisco Glicério e Campos Salles, que decidiram pela queda do Império. Benjamin Constant foi incumbido de persuadir o Marechal Deodoro da Fonseca, já que este era muito afeiçoado ao Imperador. Por fim, Deodoro assumiu o comando do movimento e Proclamou a 15 de Novembro de 1889, a República no Brasil;

· E para encerrar, tivemos participação na Proclamação da República.

8- Você conhece pastores evangélicos que são maçons?

R: Ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente mais tenho contatos com maçons evangélicos dentre eles pastores de várias igrejas. Gostaria de mais uma vez deixar claro que maçonaria não é religião, ela aceita em seus quadros homens de boa índole. A maçonaria jamais proibiu ou proibirá ninguém de ser iniciado por credo religioso, pois todos somos filhos de Deus.

9- O que a maçonaria pensa sobre os homossexuais, sobre a bíblia e sobre Deus?

R: Sobre os homossexuais a maçonaria universal não tem uma opinião formada. Cada maçom tem a sua opinião sobre esse tema. A minha opinião é a seguinte (a minha opinião não a da maçonaria), Tenho vários amigos e amigas homossexuais, porém, não acho normal a homossexualidade. Qual pai ou mãe vai educar seu filho com o intuito do mesmo ser homossexual no futuro? Posso até ser interpretado de forma errada e muitos podem até me chamar de radical, mais essa questão para mim vai contra a lei de Deus ou a lei da natureza. Homem foi feito para a mulher e a mulher para o homem. Como dois homens ou como duas mulheres irão dá continuidade à espécie humana?

Quero deixar bem claro que eu não avalio nenhum ser humano por opção sexual, cor da pele, religião, nacionalidade e etc... Todos somos filhos do mesmo Deus, e o valor de uma pessoa se mede pelo seu caráter.

Sobre a bíblia ou Livro da Lei como chamamos é obrigatória a presença dela em loja. E sua leitura é feita durante a abertura de nossos trabalhos.

E sobre Deus criador dos céus e da terra o nosso Grande Arquiteto do Universo a crença nele é indiscutível. A única pessoa que não inicia na maçonaria de forma alguma é o ateu. O primeiro requisito para iniciar na maçonaria no Brasil e em qualquer parte do mundo é a crença em Deus.

10- Deixe uma mensagem a nossos leitores...

Caros amigos e irmãos em Cristo, hoje o que mais precisamos é nos voltar para Deus. O homem da atualidade não reserva em seu coração lugar para o Grande Arquiteto do Universo, deixando apenas lugar para violência, intolerância, cobiça e corrupção.

Temos que procurar nos melhorar seja na religião de cada um como também nas lojas maçônicas procurado evoluir espiritual, moral e socialmente. Sempre tendo como base o amor de Deus norteando nossos pensamentos e ações.

Temos que nos lembrar também de que só a Deus cabe o julgamento justo, pois somente ele tem a infinita capacidade de analisar e medir a alma humana.

Então deixe seu coração sensível a Deus e procure fazer o bem dentro de suas possibilidades. Só assim teremos um mundo mais harmonioso e justo.

E para finalizar quero agradecer ao Portal Você para Deus pela oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a maçonaria. E estarei sempre disposto em colaborar. Vocês estão de parabéns! MUITO OBRIGADO!

 

 

Aproveitamos ainda a oportunidade para agradecer ao James Couto pela colaboração!

Como o nosso objetivo em alguns textos, (e nesse não é diferente) é fazer com que você pense, não vou comentar sobre a Maçonaria!

Vou deixar para vocês pensarem sobre isso!  Pensem sobre o assunto e…

 

Até Já!

37 comentários :

  1. Sinceramente não consigo acreditar em tudo o que o James Couto falou. Creio que um praticante atual da maçonaria jamais falaria algo que fosse usado contra os maçons. Há muitos ex-maçons, que contam o que faziam dentro desta seita, e está muito longe de amar ao próximo e adorar a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK, então cite um... Jogar as coisas no ar qualquer um joga.

      Excluir
  2. Absurdo! Gosdtaria de saber em que ela esclarece e acrescenta? Qual o objetivo ral dessa entrevistaa?

    ResponderExcluir
  3. Nenhum deles housa dizer a verdade, são proibidos ele não são um club do bolinha tem muita coisa que não pode ser dita por quem está lá.

    ResponderExcluir
  4. Uhm... Sinceramente, eu acho que não é bem isso que existe na maçonaria...

    ResponderExcluir
  5. @Pastor Ramos se você leu realmente o texto, deve ter visto o objetivo! Queríamos uma pessoa da maçonaria para esclarecer algumas duvidas dos próprios leitores. Mas será que é pecado saber sobre um assunto como este?

    ResponderExcluir
  6. @Ana Paula SometesQuerida Ana Paula Sometes, em primeiro lugar gostaria de deixar bem claro que não existe ex-maçom e que maçonaria não é seita. A maçonaria é uma ordem iniciática, não recebemos batismo, somo iniciados e uma vez passando por isso, seremos maçons para o resto de nossas vidas mesmo deixando de frequentar uma loja.
    O que mais me admira é ver em “testemunhos” dos que se dizem “ex-maçons” é que eles não revelam os nossos únicos segredos que são os sinais, toques (aperto de mãos) e palavras. Eles preferem relatar histórias absurdas e fantasiosas que em suma só tem uma finalidade, a de enganar e vender a fé às pessoas desenformadas e supersticiosas.
    Respeito muito os verdadeiros evangélicos, porém abomino aqueles que sem base nenhuma difamam instituições como a maçonaria fazendo do evangelho um grande e lucrativo comércio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É seita sim. E quem define isso não é você. Você não quer quer a maçonaria seja vista como uma seita, mas é.

      Excluir
  7. Sinceramente, eu não consigo compreender o por quê dar ibope a outras religiões uma vez conhecendo a verdade do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

    E Ele tem nos chamado para facilitar a pregação do Seu Evangelho e não de religiões, aglomerações, seitas, heresias, ....

    Fazemos parte da grande comissão de ganhadores de almas para o Reino de Deus.

    Fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo, o Rei da glória, para sempre, Amém.

    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  8. @Pastor Giovani claro que nosso objetivo não foi "divulgar a maçonaria", mas sim esclarecer duvidas! Paz e Graça Missionária!!

    ResponderExcluir
  9. Entendo que foi muito bom e esclarecedor "em termos" este artigo. Como servos e servas do Reino de Deus precisamos aprender sim, seja de outras religiões ou mesmo de entidade puramente filosófica e filantrópica como se autodenomina a maçonaria.

    Os filhos de Deus precisam estar sempre revestidos da armadura do cristão que significa estar sempre preparado para o combate e conhecer tudo o mais que for necessário para trabalhar a serviço do Reino de Deus.

    Só uma coisa me deixou intrigada: se eles crêem em Deus, porque ao invés de chamá-lo de Deus o denominam GADU? Eles realmente usam a Bíblia devidamente ou só a lêem para iniciar os trabalhos? Também fiquei sem entender sobre os trabalhos. Vou conhecer o blog já.

    Abraços e a paz do Senhor a todos!

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, não acredito no que esse maçom diz. Eu pergunto : Por que uma vez o homem que inicia na maçonaria, e será sempre maçom ? Então a pessoa é coagida a permanecer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou então é perseguida? Muita ignorância afirmar que uma pessoa não pode sair da maçonaria. Isso é ridículo. Típico dessa seita de fanáticos.

      Excluir
  11. @RosangelaCom todo respeito, a Senhora deveria estudar mais... A maçonaria é uma ordem iniciática, ou seja, o candidato passa por uma iniciação para se tornar maçom. Depois ele pode até deixar de frequentar a maçonaria e passar a difamá-la como muitos o fazem, porém nunca deixará de ser maçom. É como ser pai ou mãe... Me responda, existe ex-pai ou ex-mãe?
    O iniciado recebe instruções sobre nossos sinais, toques e palavras com as quais nos identificamos como maçons. E agora eu pergunto mais uma vez... Porque os que se dizem ex-maçons nunca revelam essas instruções? Será que eles realmente iniciaram na maçonaria ou estão tentando vender a ideia de salvação difamando a maçonaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a pessoa não tem a opção de deixar de ser maçom.
      Seria como fazer um pacto? Fica claro que ninguém é realmente livre
      Se você não é escravo de Deus é escravo do mundo.
      Faça sua escolha.

      Excluir
    2. Que papo ruim. Nessa seita se faz um pacto. Só que esquecem que isso não vale nada pra quem não quer compactuar com essa lorota. E não importa se a pessoa passou por lá. Saindo, acabou. Pode sair sim e isso não depende de maçom nenhum. A pessoa sai e é livre e desimpedida. E desde quando os segredinhos não são revelados? Tá chio de gente falando sobre esses códigos que tem como objetivo obter vantagens. Por exemplo, um maçom é flagrado cometendo uma infração de trânsito e o policial é maçom. Então o infrator faz o código. Se o policial não for maçom, será multado. Se for maçom, então o policial deixará de multar. É um exemplo. Acho isso ridículo. Um clubinho. Porém são fanáticos pois a maçonaria tem o lado de seita também, além de homofóbicos. Entrem em uma loja maçônica pra ver quantos pobres, negros, homossexuais, deficientes existem lá... Ridículo.

      Excluir
  12. @James Couto Entendo o seu ponto de vista. Agora por curiosidade, por que nestes trailers de cantores da música pop, estão repletos de símbolos usados na maçonaria? Vocês têm alguma ligação com eles?

    ResponderExcluir
  13. @Ana Paula SometesJá assisti não só em clips mais também no cinema... Existem vários filmes que implantam simbologia maçônica dentre elas a mais conhecida que é o esquadro e compasso. Mais te garanto que esses artistas só querem pegar carona com o nome da maçonaria e a polêmica que ela causa.
    Eles não tem nada haver com a maçonaria e desconhecem por total nossa filosofia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você desconhece a língua portuguesa. O correto é "nada a ver" e não "nada haver".

      Excluir
  14. Perfeito como um admirador da maçonaria me esclareceu muito o texto, e espero chegar um dia a ser iniciado..

    Rubio Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia dizer o que faz você admirar uma seita que não tolera homossexuais, odeia ateus e é feito por brancos ricos? Negros, pobres, deficientes e mulheres... onde estão?

      Excluir
  15. James parabéns, estou cada vez mais convencido que quero sim ser um maçom.. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você odeia homossexuais, não quer que mulheres tenham o mesmo direito que o seu, não quer conversar com pessoas pobres, negras e deficientes... então você tem tudo pra fazer parte dessa seita maçônica.

      Excluir
  16. Sempre admirei a maçonaria mas infelizmente ela parece ter perdido em parte o caráter progressista que outrora contribuiu para tantas revoluções em prol da liberdade, igualdade e fraternidade. O obvio preconceito da ordem em relação aos homossexuais é lamentável e me entristesse muito. Logo uma organização que sempre incentivou seus membros a buscarem o conhecimento e não se prenderem a dogmas agora parece ter se engessado.

    Eu já fui convidado por um amigo próximo para entrar na ordem maçonica, na época ele não sabia que eu era gay, mas sabia que eu tinha interesse. Ele se baseou em meu comportamento como homem, como pessoa, em meu carater para me indicar. Angustiado por não falar a verdade e por querer muito entrar para a ordem eu continuei o processo de candidatura e cheguei a falar com o venerável mestre que me indagou sobre minha sexualidade, na época eu menti dizendo que gostava de mulheres, mas dias depois confessei ao meu amigo que era gay e retirei minha candidatura.

    Pelo visto a questão não mereceu sequer ser discutida em loja, ele simplesmente disse que eu havia desistido e pronto. Conclui então que a maçonaria é tão preconceituosa quanto a igreja e que mesmo tendo uma conduta honesta e sendo uma pessoa de caráter e de um comportamento não esteotipado(geralmente atribuido aos gays) eu fui sumariamento excluido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aceitam gays, nem ateus, nem pobres, nem negros, embora existam algumas 'variações' maçônicas ditas mistas e até femininas que aceitam tais 'categorias', elas não são consideradas a verdadeira maçonaria. Mentem sistematicamente com o discurso que bem viu aqui: pasteurizado demais, 'bonzinho' demais... A maçonaria não é uma sociedade secreta, posto que gostam bem de se identificar até para se sentirem melhores do que os outros. Mas é uma sociedade com segredos. Já começa aí falsidade da tal 'humildade'. Condenam uma série de coisas como a curiosidade, então como pode um jornalista, um cientista, um pesquisador por natureza curiosos serem maçons, castrando parte daquilo que arrotam da boca pra fora que é a 'liberdade'. Existe, sim, rituarituais que profanos consideram 'satânicos'. Os ambientes das lojas têm um layout e uma 'decoração' que são de propósito para parecerem sinistras e assustarem os tontos, até caveira. A lenda do bode não é lenda, há um ritual em que usam sim, foi nesse ponto da iniciação que eu pai caiu fora. A barra é pesada, sim.
      Um ser humano não precisa de tais sociedades para ser bom, íntegro e com caráter, um exemplar cidadão. Maçonaria não é como ser sócio de Rotary ou Lyons Club, embora em ambos haja muitos maçons. Um fraternidade que obriga a pessoa a mentir ou ocultar segredos até da família, coisa boa nunca pode ser.
      Um ser humano só será um livre pensador quando não precisar de tais muletas esotéricas, não se filia e não se escraviza a clubes e instituições, nem mesmo partidos políticos, sindicatos, religiões, nada...Não precisa de muletas mentais. Por isso livres pensadores são raros, já maçons há em pencas. Pense nisso. Não se iluda com o fascínio de ritos e rituais, eles são apenas a minhoca no anzol com que pescam mentes crédulas. Não é sem razão que de todos os indesejáveis na maçonaria, os ateus são os que mais rejeita. Já gays, e há enrustidos na maçonaria, se souber manter a 'condição' muito bem escondida, em segredo, como fazem muitos deles, até consegue passar e ficar. Mas até que é crente demais, católicos fervorosos, por exemplo, nunca chegam ou chegarão aos altos graus e saber mesmo dos verdadeiros segredos. Serão sempre os figurantes, uma espécie de lumpemproletariado que serve às obras da fraternidade, pagam os deveres [contribuições financeiras] e só. são como o baixo clero dos congressistas. O primeiro dever de um maçom e ser um hipócrita tão perfeito que ninguém note a falsidade que são..
      Não

      Excluir
    2. Essa mensagem é tão boa que precisa ser lida duas vezes:

      (Redigido por Lia/Fpolis em 4 de julho de 2013 02:37)

      Não aceitam gays, nem ateus, nem pobres, nem negros, embora existam algumas 'variações' maçônicas ditas mistas e até femininas que aceitam tais 'categorias', elas não são consideradas a verdadeira maçonaria. Mentem sistematicamente com o discurso que bem viu aqui: pasteurizado demais, 'bonzinho' demais... A maçonaria não é uma sociedade secreta, posto que gostam bem de se identificar até para se sentirem melhores do que os outros. Mas é uma sociedade com segredos. Já começa aí falsidade da tal 'humildade'. Condenam uma série de coisas como a curiosidade, então como pode um jornalista, um cientista, um pesquisador por natureza curiosos serem maçons, castrando parte daquilo que arrotam da boca pra fora que é a 'liberdade'. Existe, sim, rituarituais que profanos consideram 'satânicos'. Os ambientes das lojas têm um layout e uma 'decoração' que são de propósito para parecerem sinistras e assustarem os tontos, até caveira. A lenda do bode não é lenda, há um ritual em que usam sim, foi nesse ponto da iniciação que eu pai caiu fora. A barra é pesada, sim.
      Um ser humano não precisa de tais sociedades para ser bom, íntegro e com caráter, um exemplar cidadão. Maçonaria não é como ser sócio de Rotary ou Lyons Club, embora em ambos haja muitos maçons. Um fraternidade que obriga a pessoa a mentir ou ocultar segredos até da família, coisa boa nunca pode ser.
      Um ser humano só será um livre pensador quando não precisar de tais muletas esotéricas, não se filia e não se escraviza a clubes e instituições, nem mesmo partidos políticos, sindicatos, religiões, nada...Não precisa de muletas mentais. Por isso livres pensadores são raros, já maçons há em pencas. Pense nisso. Não se iluda com o fascínio de ritos e rituais, eles são apenas a minhoca no anzol com que pescam mentes crédulas. Não é sem razão que de todos os indesejáveis na maçonaria, os ateus são os que mais rejeita. Já gays, e há enrustidos na maçonaria, se souber manter a 'condição' muito bem escondida, em segredo, como fazem muitos deles, até consegue passar e ficar. Mas até que é crente demais, católicos fervorosos, por exemplo, nunca chegam ou chegarão aos altos graus e saber mesmo dos verdadeiros segredos. Serão sempre os figurantes, uma espécie de lumpemproletariado que serve às obras da fraternidade, pagam os deveres [contribuições financeiras] e só. são como o baixo clero dos congressistas. O primeiro dever de um maçom e ser um hipócrita tão perfeito que ninguém note a falsidade que são..
      Não

      Excluir
  17. Realmente foi explicado é muito bem o que é maçonaria. Porém a verdadeira pergunta que tem que ser feita é: Quem é JESUS CRISTO para a ordem maçonica.

    Com essa resposta saberão que ordem maçonica e cristianismo são completamente incompatíveis.

    Que a paz de cristo esteja com todos vc's.
    JR. Católico e grande servo de Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  18. Ola... tenho 18 anos, desde criança digo a todos que conheço que um dia serei maçom, nao paro de pesquisar, e tentar intender cada vez mais... porem quanto mais estudo, mais tenho duvidas... um assunto muito polemico porem pouco esclarecido... morro de vontade de chegar numa loja maçonica, mas nao sei o que dizer, a que horas ir, e a quem procurar... fico esperando um dia encontrar um maçom que me convide ... mas tenho total certeza, antes de morrer, serei maçom... sou envangelico de berço, e vivo cada dia pedindo a Deus para guiar meus passos... e absolutamente nada afasta de mim a convicsao em ser maçom .


    ResponderExcluir
  19. Faltou você perguntar a ele, o que ele pensa do sacrifício de JESUS CRISTO na cruz. Pois sem CRISTO toda e qualquer filosofia, pensamento,ou doutrina é diabólica. O mundo tem que entender que JESUS é o mais importante, a paz de CRISTO pra todos.

    ResponderExcluir
  20. Maçonaria, assim como todas as filosofias, sofismas, sincretismo, ou ideologias religiosas são atalhos; e o final sera um só...a morte eterna. JESUS CRISTO é o caminho, o único para a vida eterna, fiquem na paz de CRISTO.

    ResponderExcluir
  21. Eu não sabia e nem me importava nada sobre a maçonaria, até que comecei a trabalhar com um maçon, pessoa incrível e respeitadora dos valores éticos da vida, não acredito que a maçonaria seja tudo isso que falem, falamos em Deus a todo momento, sem restrições a isso, se um dia for chamado seria uma honra.

    ResponderExcluir
  22. O artigo é bom e esclarecedor!
    As pessoas deveriam refletir mais antes de debaterem o que não conhece. Se vc não conhece, não emita opinião, apenas pergunte e ouça.
    Todos nós devemos ter a humildade de entender que o caminho e a fé que escolhemos é algo de foro íntimo, é o TEU caminho.
    Maçonaria não é religião, é uma escola filosófica.
    Assim como também o Cristianismo não é o único caminho ao Criador, pois se pensarmos assim estaremos condenando nossos irmãos Budistas e Muçulmanos que tem bom coração, e o Criador, com certeza não pensa assim, pois Ele é puro Amor.
    Jesus é um caminho, mas não o Único. Deus é absoluto e universal e Ele não tem religião.
    Antes de criticar, reflita no mais profundo amor.
    MM RC

    ResponderExcluir
  23. "A maçonaria prega sobre... o amor ao diabo" Esqueceu de mencionar essa.....
    Eles são proibidos de dizer a verdade, por isso as pessoas que vão ler o que ele escreveu vão achar que é assim mesmo, e não é. É tudo bem secreto pra ninguém descobrir
    E sim! Os "Illuminati" existem, não é fantasia... E você deve saber isso...
    Vejam o testemunho de um homem (William Schnoebelen) que saiu da Maçonaria, e saibam toda a verdade (que não é essa que o James Couto diz), no YouTube.

    Afastem-se dessas coisas e leiam a Bíblia (Ela que é verdadeira e não uma farsa. Ela, só ela, é a nossa bússola para o Céu , só nela está escrito o caminho para a nossa Salvação), só assim conhecemos verdadeiramente o nosso Pai.
    O mundo aqui, essa terra, não tem nada para te oferecer.. Tudo é momentâneo e passageiro. Jesus é a nossa única fonte de satisfação!!
    O inferno é só destinado para o diabo, mas, ele não quer ir para lá sozinho por isso, faz de tudo para que a gente caia em suas ciladas. Atenção!!! Não se deixe enganar por tudo o que dizem por aí. Não seja influenciado. Siga a verdade. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" O ÚNICO CAMINHO, A ÚNICA VERDADE: JESUS!!!

    Ainda há tempo de seguir a Jesus! Vá ao encontro dEle hoje! Só você pode dar o primeiro passo

    ResponderExcluir
  24. Eu sou maçom atingi o grau dezenove, Grande pontifice e também conhecido como sublime escoçes,eu sou um Satanista,quando os Profanos ingressam na Maçonaria, pensam que estão prestando um serviço á Deus e ao próxímo, pois a nossa sublime ordem dá muita enfase a Filantropia,eu tenho a plena certeza que este pseudo Maçom, se for regular e ativo na loja esta no primeiro grau,o de Aprendiz Maçom, um aprendiz Maçom ou no segundo grau, o de de companheiro Maçom.quando o maçom atinge o niveis mais alto como eu que estou no grau 19 denominado de o grande pontifice, aprende que a Maçonaria é realmente uma religião Satanica e o DEUS que cultuamos é o verdadeiro DEUS denominado como Jahbulon o Grande Arquiteto do Universo. Jahbulon é uma misturéba ou uma corruptela de Jeová Baal e On o ( Deus Sol ) e o espirito é o arauto do Deus Jahbulon que incorpora no presidente da loja, ou Venerável Mestre e lhedá as suas instruções o nome deste espirito e Bafométh o filho de Jahbulon o Deus Satiro que é meio homem meio bode meio mulher.É ele que ordena as orgias homossexuais entre nós e com meninas virgens nos cemitérios,hoje em dia estas orgias estão cada vez mais raras por causa da falta de virgens,assim nós nos contentamos em sacrificar galinhas pretas e gatos pretos em louvor a Jahbulon e a seu filho o Deus androgino Bafometh, a Maçonaria exige que todos os Maçons sejam gays ou no minimo bi sexual todos os maçons, quando fazemos nosso juramento secreto a JAHBULON E A BAFOME prometemos mentir sempre que interrogandos sobre os verdadeiros objetivos de nossa augusta e sacrosanta ordem etemos que mentir,que é preparar o caminho para a dominação total do mundo tendo como o nosso amado e terrivel LIDER O ANTICRISTO.

    ResponderExcluir
  25. O Diabo não é tão feio como se pinta, ele é profundo e frio mas tabém bonito porque é luminado.

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação a pessoas ou a religiões!
- Não publicamos criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!
- Para saber mais sobre como aprovamos os comentários, leia nossa Política de Comentários ou veja nossa Política de Privacidade. E sinta-se seguro em nosso blog!

Deus abençoe!!

  © Portal Você para Deus - Todos os direitos reservados.

Template original por Dicas Blogger

| Topo