Por que os judeus odiavam os samaritanos?

Muitas pessoas ainda não sabem por que os judeus odiavam os samaritanos e porque os samaritanos eram considerados impuros.

Se você é um daqueles que ainda não sabe, nos acompanhe neste Estudo Bíblico explicativo.

Por que os Judeus odiavam os Samaritanos?

Entendo a História

Após a morte de Salomão, o reino de Israel se dividiu, ou seja, as doze tribos foram partidas em dois grupos: dez ao norte e duas ao sul. As do sul tinham em Jerusalém a sua capital.

Mas as dez tribos do norte, que continuavam sendo tribos de Israel, tinham uma relação não tão amorosa com as duas tribos do sul.

Só algumas vezes eles se uniam, e sempre porque havia um inimigo em comum.

Por que os judeus não se davam com os samaritanos
Reino do Norte e Reino do Sul. Fonte: Wikipédia

Por que os samaritanos eram considerados impuros?

Essa é uma questão importante para entender o por que os judeus odiavam os samaritanos.

O problema é que Samaria se tornou a capital das dez tribos do norte de Israel, você já vai entender o porquê isso se tornou um problema, no entanto antes é importante que você entenda algumas coisas:

Ali na capital, Samaria, se praticou muita bruxaria e adoração a deuses como Moloque, Baal, e outros que foram importados das culturas babilônica e egípcia.

Isso se deu após a morte de Davi e durou por quase 300 anos.

Primordialmente, por volta de 700 A.C. o rei do norte foi levado a cativo para uma terra distante, mais precisamente na Mesopotâmia.

Como eles já possuíam uma abertura maior para o desconhecido, acabaram tendo a sua cultura miscigenada. E certamente não só a cultura mas a política, a economia, o social como um todo e principalmente a religião.

Quando Ciro assinou o decreto permitindo a volta, os samaritanos já estavam incorporados naquela cultura considerada estranha e assim que retornaram já não havia mais a divisão em tribos.

O reino do norte (agora “antiga dez tribos do norte”) passou a ser chamado de galileu e samaritano.

Mas como eles já não eram mais “puros” em suas práticas, acabaram sendo julgados como inimigos do pessoal do sul.

Isso certamente levou o restante de Israel a considerarem os samaritanos impuros.

Veja Também: Estudos Bíblicos no Telegram Gratuitamente!

Mas por que os judeus odiavam os samaritanos e aceitavam os galileus?

Certamente essa é uma pergunta interessante, veja:

As dez tribos do norte começaram a ser chamadas de Galileus ou Samaritanos, como já dissemos, no entanto a Galileia estava muito mais distante de Jerusalém que a Samaria (isso geograficamente).

Os samaritanos que haviam sido absorvidos e haviam feito absorções de culturas pagãs, voltam para a sua terra. Mas os judeus, que garantiram o retorno de todos eles, os segregaram.

Esse processo de segregação cresce, e eles se sentem indignos de serem chamados de judeus.

Diz a Bíblia que todos que se casaram com estrangeiros(as) foram deixados fora dos livros e das genealogias oficiais.

A Segregação entre Judeus e Samaritanos

Esse processo de segregação aumentou dentro deles o desejo de não perderem a sua relação com a história de Israel.
Eles também se sentiam filhos de Israel!

Mas como eles não podiam ir até Jerusalém, porque lá eles eram “crentes de 2ª categoria”, eles iniciaram seus próprios cultos, seus próprios lugares santos e os praticam até o dia de hoje!

Fazem seus sacrifícios sobre o monte Gerizim (que significa palavra de benção) e possuem seus altares.

Já para os judeus isso é um escândalo, porque para eles sacrifícios só podem ser feitos no templo em Jerusalém.

Veja também: Quem era a Mulher de Caim? – Estudo Bíblico Completo

Um “Atentado” em Jerusalém

Essa rivalidade só foi aumentando, e alguns fanatismos começaram a surgir entre os samaritanos.

Um dos piores fanatismo aconteceu quando Jesus tinha 19 anos de idade, e você pode achar isso no livro “Antiguidades” de Flavius Josefus:

Um samaritano fanático invadiu o templo em Jerusalém com ossos humanos, e jogou os ossos dentro do santo lugar, numa tentativa de profanar o templo.

Aquilo para os judeus era como se alguém jogasse uma “bomba em Deus”, era um atentado ao templo!

Esse fato só mostra o quanto os judeus e samaritanos se odiavam.

Conclusão – Por que os Judeus odiavam os samaritanos?

Um escritor inglês chamado Joachim Jeremias, especialista em costumes daqueles dias, diz que daquele tempo em diante todos os rabinos de Israel pediam que cada judeu devoto,

erguesse a mão na direção de Samaria e amaldiçoasse os samaritanos pelo Deus de Abraão.

Tamanho o ódio e a revolta dos judeus.

Então sempre que você ler sobre Jesus e os samaritanos, Jesus usando samaritano como ilustração, pode ter certeza que existiam várias repercussões negativas desses atos principalmente em Jerusalém, que era a capital da religião.

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Olha parabéns!. Mas se for possível citar livros e versos bíblicos será com certeza de melhor exclarecimento. Deus abençõe a todos!.

  2. Muito interessante os esclarecimentos, parabéns.
    Essa historia que se encontra no livro Antiguidades de Flavio Josefos eu não conhecia, pra mim é novidade.
    Deus abençoe a sua vida!

  3. Maravilhoso o artigo. Só para ajudar está em Ed 1. O reconhecimento de quem não era da Tribo de Judá e Benjamim (Ed 2: 59 – 62)

  4. achei muito interessante é realmente muito rico esse texto e as informações que estão nele,
    parabens continue divulgando a palavras de Deus, o povo necessita de conhecimento se não tiver infelismente vai padecer e é isso que estamos vendo nos dias de hoje …..

    vanderlei

  5. Faltou dizer que o território norte de Israel foi repovoado pelos assírios com o caldeamento que é a troca de povos de uma licalidade pelos de outra, fazendo assim uma mistura de povos. O norte de Israel foi invadido pela Assíria e a população foi para o cativeiro neste país (2Rs 17:5,6). Com base no requinte de crueldade que era marca da dominação assíria, outros povos dominados foram trazidos para o norte de Israel, afim de que todas as nações invadidas viessem a perder seus bens, noção de origem, religião e suas tradições. (2Rs 17:6,24).

  6. Jesus cristo esta no controle de tudo,continuen estudando e passando conhecimentos para nos,que Deus continui abençoando as vosas vidas em nome de Jesus.

  7. E essa rixa só aumentou quando os samaritanos consentiram que a mando de Antioco IV, fosse levado um porco para ser sacrificado dentro da sinagoga que havia em Samaria. O que é condenavel para um judeu, pois o porco é um animal consideravel imundo.

    • Não entendi a colocação sobre ato negativo de jesus! O Senhor é perfeito, ele esteve ali para mostrar que ele era o messas que tantos esperavam. Jesus, veio para todos os que quiserem adorar em espirito e verdade. Faltou ler João 4. A mulher de Samaria não negou a Jesus mas o reconheceu como o messias e virou a missionaria daquele lugar, anunciando o Senhor e trazendo da cidade pessoas que ansiavamem beber da fonte de água viva. Sei que este não é o tema da pesquisa,mas pofavor respeitem mais os evangélicos, e não falem mal de Jesus.

    • Em nenhum momento se falou mal de Jesus, pelo contrário, o que foi dito é que Jesus era mal visto pelo povo judeu quando usava o samaritano como exemplo, visto o processo de segregação existente neste período. O artigo apenas enfatiza a razão pela qual Jesus era reprovado pelos judeus e como ele (Jesus) aproveitou esta situação para mostrar àquele povo o quão errados estavam.

      • Boa resposta companheiro. o Anônimo ai não entendeu nada e já veio com um discurso pronto. Não é que Jesus é “negativo” ou fez algo “negativo”. Seu ato é que era reprovado pelos judeus.

  8. Essa história é muito interessante, mas interessante mesmo é saber que quando a mulher samaritana se encontrou com Jesus, e Jesus ganhou ela, ela voltou para a cidade dela cheia de Deus, e ganhou alma por alma daquela cidade.

  9. Muito bom. Sei que isso é pura verdade. Sugiro que mande referencia bíblica onde está os acontecimento, isso transmite mais confiabilidade. infelizmente muitos cristão não examinam a palavra,

  10. Gostei do texto, ficaria melhor se tivesse algumas referencias biblica, mais gostei muito achei oque eu queria saber!

  11. o reino do norte foi invadido 720 antes de cristo pela síria e a política da mesma era levar os cativeiros para outras nações e vice versas como a samaria era a capital do reino do norte os estrangeiros tambem cativeiro da siria que entraram em samaria se misturou com os samaritanos por isso eles não era considerados judeus devido a mistura de povos com outras nações. Quanto ao deus moloque não foi a babolonia e sim as mulheres de salomão que trouxeram essa cultura para isrrael onde o próprio salomão ofereceu sacrificio a moloque.
    diferentemente do reino do sul que foi invadido 520 antes de cristo pela babilõnia onde a politica da mesma era levar os melhores e mais sábios da realeza para a babilõnia com isso não ouve mistura de povos.

  12. Isso é o que dá não obedecer ao nosso Deus! Rejeitado é, e ou somos!!! Obedeçamos e seremos queridos, amados, abraçados, vigiados vinte quatro (24) horas pelo Espírito Santo!!!! Quer obedecer?

  13. Uma resposta um tanto quando confusa e sem muita base bíblica. Para quem quiser ter uma resposta mais coerente, assista a ministração do Rev. Hernandes Dias Lopes, sobre a mulher samaritana no link abaixo. Aqui o Rev. Hernandes explica numa resposta curta, mas com maior clareza e objetividade sobre os motivos que levaram os samaritanos a serem odiados pelos judeus. Mas o site acima é bom, pois ajuda o povo de Deus a aprender mais sobre a palavra de Deus. Que Deus abençoe à todos no doce nome de Jesus.

  14. Jesus veio salvar a todos indistitamente. Porém exije quebra de barreiras dentre elas, a racial, a política e da tradição religiosa.

  15. Bom dia amados, saudações cristãs a todos.

    Existe também um outro fator, muito embora ainda que não comprovado, porém todas as dez tribos do norte, foram quase todos dizimados por ocasião de uma invasão dos assírios que invadiu este reino muito antes dos babilônicos, sob o comando do rei Salmanecer, os sobreviventes foram levados cativos para Hala, junto a Habor (2 Reis 18:11) e também Nínive, capital da Assíria, e lá absolveram os costumes dos assírios, ocasionando assim quase a extinção da identidade política e religiosa da nação do reino do norte. tudo isto aproximadamente entre 740 a 721 a.C. e este relato vocês podem conferir em 2 Reis 17:1-8 e 2 Reis 18:1-12. E meio a esse período o rei da Assíria já sendo Senaqueribe, ele sitia Judá e a toma Jerusalém que era a capital do reino do sul, porém Ezequias que foi o rei de Judá nessa época, fez um acordo com Senaqueribe em lhe pagar tributo de todo o ouro e toda a prata da casa do Senhor (2 Reis 18:13-18), para que não exilasse também o seu povo. No entanto a maioria do povo de Judá não aceitava a dominação. Nessa época o profeta Isaias, apesar do pecado de Ezequias em dar todo o tesouro do Senhor ao inimigo, conforta Ezequias lhe ele procurasse o Senhor, assim o fazendo Deus atende a oração de Ezequias e fere os assírios, (2 Reis 19:35). Senaqueribe retira suas tropas de Jerusalém que volta para Nínive, porém os assírios ainda ficaram com o domínio do reino do norte.

    Por volta do ano 612 a.C, Nabopolassar, rei da babilônia e pai de Nabucodonosor, invade a Assíria e toma Nínive, sua capital, e já tinha tomado todas as terras que estavam sob o domínio dos assírios, incluindo o reino do norte, essa história não está na bíblia, porém comprovada cientificamente Aproximadamente entre os anos 598 a 586 a.C., Nabucodonosor já rei da babilônia invade Jerusalém a arrasa, levando cativos todos os sobreviventes para a babilônia.(2 Reis 25:1-22).

    Aproximadamente entre 549 a 539 a.C. Ciro, o persa, invade a Babilônia, e conquista todo o território babilônico incluindo Assíria, Reino de Norte de Israel e Reino do Sul de Judá, adotando uma política divergente dos assírios e babilônicos permitindo assim que os cativos tivessem pelo menos liberdade religiosa e em 538 a.C, Ciro permite o retorno dos judeus a Jerusalém sob o comando de Zorobabel (Esdras cap. 1-6), uma segunda volta dos judeus aproximadamente em 458 a.C. sob o comando do próprio Esdras (Esdras cap. 7-10), tendo como rei Persa Artarxerxes (Assueiro), e uma terceira volta, aproximadamente em 444 a.C tendo no comando dos judeus Neemias (Neemias cap. 1-13) e rei persa ainda Artaxerxes.

    Ora, Irmão Jorge, o que essa história toda tem a haver com o ódio dos Judeus com os samaritanos ??? Assim vocês devem me perguntar, tem tudo a haver, apenas quero lhe mostrar que diante de todo esses eventos seculares, podemos perceber que depois que o povo saiu do exílio, não encontrou mais nenhum remanescente das tribos do norte em Samaria, e lá já habitava um povo miscigenado na maioria assírios, babilônicos e persas, e se houvessem algum israelita, esse já tinha sangue misturado desses povos todos, razão pela qual, se a rixa já existia em face do reino do norte ter cometido apostasia contra o Senhor para adorar baal, moloque e até dagon (deus dos filisteus), (2 Reis 17:29), acirrou ainda mais com toda essa miscigenação, fazendo os samaritanos serem excluídos da herança de Israel, e porque também não dizer totalmente extintos,

    Irmãos, se vocês querem comparar a história científica com a história Bíblica de Israel, é só ler os livros de 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas e 2 Crônicas, que ali está registrado, se não toda, mas praticamente a história de Israel.

    Valendo lembrar que a bíblia não narra esses eventos cronologicamente, e se todos os eventos seculares, e por que não dizer também eventos milenares fosse colocados na Bíblia Sagrada, teríamos um livro de quase dois mil metros de altura.

    A paz do Senhor Jesus

    Jorge

    • Olá sou eu de novo. Esqueci de mencionar os livros de Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, Esdras, Neemias e Ester, além dos já mencionados 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas e 2 Crônicas, no meu primeiro post, também como livros históricos de Israel, são histórias interessantes porque você pode notar Deus agindo em toda essas histórias do seu povo escolhido, e também o livro do profeta Miqueias que fala em seu livro a punição que Israel e Judá receberiam de Deus por parte da Assíria e Naum fala da punição que Deus aplicará a Assíria, porém Miqueias e Naum já são livros mais proféticos do que histórico.

  16. Eu estou maravilhado com esses estudos desse site e o esclarecimento de Jorge Deus seja louvado sempre na vida de vcs

    • Que bom Weverton!

      Eu fico super feliz com o seu comentário e tenho certeza que o irmão Jorge também, pois o comentário dele enriqueceu ainda mais o conteúdo.

      Deus te abençoe meu irmão!

      • Amém Luíz estou sendo abençoado só de participar desse site e sabe que tem pessoas umild e companheiros em emsinar sem querer ser mas sol os outros vcs são nota dez o sate e o Jorge pq Deus agrada disso. eu aprendi muito vou ser seguido desse sate agora !!

  17. Amei o texto, muito bem explicado, agora entendo melhor a passagem do bom samaritano, mesmo um sacerdote e um levita que eram todos como “puros” não foram capaz de ajudar uma pessoa, agora o samaritano que era “indigno” e amaldiçoado polos judeus fez isso sem hesitar.