Como morreu o Apóstolo Paulo?

O Apostolo Paulo foi uma das pessoas mais importantes da Igreja. Vejamos agora detalhes de como morreu o Apóstolo Paulo.

A sua conversão, narrada em Atos 9, nos dá ideia da dimensão do plano de Deus para ele. “E eu te mostrarei o quanto deverá sofrer por amor do meu Nome…”.

Mas infelizmente a morte deste homem não foi das mais calmas. Vejamos mais detalhes sobre como morreu o Apóstolo Paulo.

Como morreu o Apóstolo Paulo?

Como morreu o Apóstolo Paulo
Reconstituição facial de Paulo feita por especialistas.

A Bíblia não narra exatamente como morreu o Apóstolo Paulo. O livro que narra as suas aventuras para levar o Evangelho até os limites do mundo conhecido, termina com ele em prisão domiciliar em Roma.

De fato, a maioria dos historiadores deduzem que Paulo não morreu nesta época e sim no ano 64 D.C. por ordem de Nero, (Sugiro que leia o livro “A vida nos tempos do Apostolo Paulo”). A maioria acredita que ele tenha levado o Evangelho até a Espanha.

Manuscritos do Século II como as Atas de Pedro e o Cânon de Muratori, afirmam que Paulo esteve de fato pregando na Espanha. Outra prova histórica é a Primeira carta de Clemente, a mais antiga a revelar uma viagem de Paulo a Espanha.

Veja mais sobre a história do Apóstolo Paulo:

Como Morreu o Apostolo Paulo, conheça os detalhes!

Mas voltando a questão da sua morte, no ano de 64 D.C. o Imperador Nero mandou incendiar um bairro romano para que, ao visualizar a cena, pudesse se inspirar e escrever um poema épico.

Mas as coisas sairão erradas e o incêndio destruiu 10 das 14 zonas da cidade.

Devido a irresponsabilidade de seus atos, Nero precisava de um bode expiatório e para isso utilizou os cristãos.

Não se sabe o motivo dele ter creditado o incêndio aos cristão, mas a crueldade com a qual os cristãos passaram a ser tratados era impressionante.

Muitos foram jogados nas arenas, outros foram utilizados como “tochas humanas” para iluminar o jardim de Nero.

Paulo no entanto é preso no rio Tibre, perto da ilha Tiberina.

Ao contrário do seu primeiro julgamento em Roma no qual ele é absolvido das acusações, neste segundo ele tem direito só a dois interrogatórios, sendo que o primeiro termina sem nenhuma decisão.

Paulo não nutria esperanças de ser absolvido neste segundo julgamento (ler 2º Timóteo 4:6 e 7), e estava certo: foi condenado a morte!

Devido a sua cidadania romana, ele acaba tendo um tratamento mais “humano” do que Pedro, por exemplo, (crucificado de cabeça para baixo, por se declarar indigno de morrer como Cristo morreu.)

Paulo por sua vez, tem sua cabeça separada do corpo por um único golpe de espada.

Mas se engana tem acredita que os seus lábios se fecharam para sempre. Suas palavras e histórias falam até hoje, nos inspirando a sermos como ele: Fiel até o fim!

Até Já!

Fonte: Livro A Vida e os Tempos do Apóstolo Paulo

36 Comentários


  1. Muito bom! Ap Paulo foi 1 dos maiores pregadores, e suas mensagens nunca deixaram de ser pregadas. Quanto a Nero, vive no inferno em sofrimento p sempre.

      • Por este motivo que João Batista foi morto antes de Jesus …para ninguém o reverenciar ..vejo que todos fala de Paulo de Tarso ,mas ninguém fala de Jesus ..tanto João Batista e Paulo de Tarso era homens de pecado ..por mais que eles foi fiel a o senhor não podemos os adorar e nem se apegar a eles ..e sim somente em Cristo …eu sou contra estudar a biblía .e sim consultar a palavra do senhor ..pois quem tem o espírito santo já tem tudo em seu ser …estudar é na escola e não na igreja do senhor ..a bíblia não é livro de estudo e sim e sim consultar o senhor atravéz da sagrada escritura, pois quem tem o espírito do senhor já tem toda a palavra de Deus dentro de seu ser .faça como o profeta, coma este livro.

        • Caro Luis Donizete.
          Meus cumprimentos.
          Primeiro, a Bíblia é a Palavra de Deus, devemos conhecer sim. Logo, temos que estudar a Bíblia. O “estudar” aqui é no sentido teológico. Os apóstolos escolhidos por Jesus; Paulo que foi chamado em Damasco, porque perseguia Jesus, por meio dos cristãos; João Batista, Maria Madalena, Nossa Senhora, Sano Agostinho, São Bento, São Francisco, etc, etc,, buscamos estudar suas vidas porque são exemplos de fé. Nossa Senhora disse “Sim: a Deus e concebeu Jesus pelo Espírito Santo. João Batista, o filho de Izabel, precursor de Jesus, também têm sua história de amor a Jesus. Fomos livres do pecado a partir do batismo em Jesus.
          Você diz “quem tem o Espírito Santo em seu ser, tem tudo”. O Espírito Santo nos guia para fazer maldades? Vc dirá que não. Eu também direi, mas nos herdamos o pecado original e pecamos, mesmo o Espírito Santo estando em nós. Sendo assim, precisamos sim conhecer e estudar mesmo as Escrituras, as Sagradas Tradições, o Magistério da Igreja, o Catecismo da Igreja. Quem não estuda a Bíblia fica distante de Deus. Portanto, minha opinião é essa. Precisamos buscar a santidade: “Sede santo como, Eu, o Senhor vosso Deis é Santo” (Lv 19,2). A Palavra de Deus nos edifica na fé.

        • contar a história de Paulo ou reconhecer o quando foi usado por Deus não é idolatria, por favor, precisamos de mais sabedoria. Ler a bíblia e desconsiderar os fatos históricos que existem nela é tratá-la como um livro de fábulas… a bíblia é um livro histórico, além de muitas outras coisas, e é isso que o faz tão crível, além da fé que temos, do Espírito Santo, até mesmo aqueles que não querem admitir podem ver as evidências históricas, a riqueza de detalhes… e estudá-la é obrigação de todo cristão! O apóstolo Paulo é um exemplo para nós cristãos, e não deve ser idolatrado, mas pode sim, servir de inspiração, e a sua história mostra o quão culto e estudioso das escrituras ele foi, só por isso pode falar com ousadia tanto a simples, como aos mais importantes da comunidade judaica, porque ele sabia do que estava falando, conhecia a lei e os profetas o suficiente para provar que Jesus é o Messias esperado, o Espírito Santo vai te dar sabedoria e te usar, mas ele não vai colocar o conhecimento dentro da sua cabeça, mas sim, te dar sabedoria para usar este conhecimento, não podemos ter preguiça de estudar a bíblia, nem usar o fanatismo religioso como argumento..

        • A questão não é acreditar neles,mas sim,ter muita admiração por eles. Eu amo todos os santos de deus e sei não consigo ser um 1/3 do eles foram para Cristo. Se eu pudesse dar um abraço em cada um e dizer parabéns pela fé e coragem e muito amor que vcs tiveram para Cristo. Amo vcs de todo meu coração.

        • Gostaria de expressar minha opinião, se nós não estarmos a palavra de Deus que e seguramente uma fonte inesgotável de sabedoria, como podemos aprender para ensinar, como podemos fazer o ide, se não ler e estudar para aprender e possamos ensinar, vejo que essa história que não devemos estudar a Bíblia só e uma desculpa, para quem não quer um compromisso com Deus, E veja só uma coisa se eu ficar no conhecimento superficial de Deus logo me transformo em mero religioso e corro sim o risco de patriarca idolatria com o próprio Senhor, assim faziam os fariseus porém o próprio Jesus os jantou de víboras, Se vc para e pensar o próprio Moisés que escreveu os primeiros livros da Bíblia segundo os estudiosos foi ouvindo dos seu antepassados,
          Como vc acha que ele escreveu o livro da criação (Genesis).
          Certa vez Deus disse que povo perece por falta de conhecimento, Jesus disse que aquele ouve as tuas palavras e as guardas esse e o que me ama.talvez vc agora passe a estudar a Bíblia porque quanto mais estudamos a Bíblia mais nos conhecemos e vemos o quanto somos pecadores, e somos transformados e nos parecemos com Jesus e entendemos o propósito da cruz.
          Serta vez Paulo disse imite a minha por eu imito a Cristo.
          Lembre-se não dá pra comparar Jesus com ninguém, porque ele e incomparável, porque ele e único, podemos e devemos imitalo ser igual a ele já mais, ele não tem pecado.

      • Deus é maravilhoso porque colocou paulo para que os gentios que são pessoas que não eram israelitas para ter direito a herdar e também da entendimentos nao se engane deus quem dá entendimento a todos pois estamos na graça que é o favor imerecido somos salmos mediante a fé que Deus nos Deus.

  2. Fico muito feliz por terem criado Voce para DEUS tem me ensentivado mais a ler e entender melhor a bíblia e poder passar melhor conhecimento para as pessoas muito obrigado DEUS abençoe a todos

  3. eu agradeço. a DEUS pôr ter vocês como servos dele por sempre nos supreender com ess esses presentes agora sei como era o rosto de meu irmão. PAULO. DEUS continue vos abençoando

  4. Muito obrigado por nos esclarece algumas coisas que nos ajuda muito nos nossos sermões, obrigado

  5. Boa noite,verdade não devemos nos atentar a isso. É sim em deus ressurreto.

  6. É muito importante, (eu acho) o conhecimento da vida de Paulo de Tarso; mas fico também curioso em saber o que as igrejas pensam de Chico Xavier, é abençoado ou não?

  7. obrigado por esclarecimento do apostolo paulo .se tiver mas sobre paulo pode mandar. ok

  8. Sempre é gratificante e edificante termos irmãos com o coração quebrantado para poder compartilhar os ensinos do nosso amado Mestre que o nosso Deus continue abençoando suas vidas 🙏

  9. Graça e Paz, amado no senhor Jesus Cristo. Gostei muito de saber sobre o tema em questão. Fortificou-me, no sentido de que, não devemos TEMER os homens que matam apenas o corpo, mas sim, a Deus que além de matar o corpo, também pode matar a alma. Obrigada pela explicação. Peço sempre a Deus meu criador, que me mantenha firme na fé até ao último momento de minha vida, como o apóstolo Paulo. Que DEUS continue a vos abençoar rica e poderosamente dando-vos sabedoria sem igual. 🙏🏽🙏🏽🙏🏽 (AMÉM).

  10. Bom dia Luiz Henrique. Gostei muito do texto. Amo as cartas de Paulo e toda sua vida dedicada ao evangelho. Porém, porque você afirma que Paulo morreu decapitado se não há evidências que possam provar isso? Mesmo que acreditemos que haja fortes indícios para isso, se há uma possibilidade de uma morte diferente não seria melhor deixar isso mais claro? Abs

    • Bom dia Simone! Fico muito feliz que você tenha gostado. Sobre a afirmação de que Paulo morreu decapitado, afirmo porque existem relatos antigos de fontes confiáveis como de Eusébio de Cesareia (conhecido como o “pai da história da Igreja” porque nos seus escritos estão os primeiros relatos quanto à história do cristianismo primitivo) e também de Clemente de Roma. Mas realmente nunca será possível ter 100% de certeza.

      Obrigado pelo Comentário Simone, Abs 🙂

      • O importante sobre Paulo, não é como ele morreu, o importante é observarmos, todo o poder, e toda glória, que só a Jesus pertence.
        Se não examinarmos a Bíblia, não poderemos enxergar, que Saulo de Tarso afirmou que acima do rei, não havia ninguém, e que abaixo do rei, a autoridade era ele Saulo, que até anel para selar cartas ele tinha.
        Indo Saulo para Damasco, com autorização para matar os cristãos, Jesus lhe apareceu, e lhe mostrou que ali estava um que era maior que ele Saulo. A Jesus pertence todo o poder nos céus, na terra, e transformou Saulo (perseguidor), em Paulo (perseguido), a Jesus glórias, enquanto vivemos.

  11. Jesus Cristo é o senhor. A nenhum outro é dado o poder, Deus não divide sua glória, são homens e mulheres de Deus, honraram sua fé, estão no céu. Fizeram milagres, curaram doentes tudo em nome do senhor Jesus Cristo ,Mas não são dignos de adoração.a Deus somente toda adoração.

  12. Não,o pai diz:vai este é para mim ;um vaso escolhido pra levar o meu nome diante dos gentis.

  13. Por favor, há documentos que registrem a morte de Paulo, fora da Biblia?

    Preciso desta pesquisa.
    Obrigado.